Flávio e LeopoldoCitação:
Postado originalmente por flaviovs
Se não me falhe a memória, esse bujão misterioso é óleo da canaleta que abastece a flauta de comando. É um furo de usinagem que é tampado depois com esse bujão.
Abraços
Versão Imprimível
Flávio e LeopoldoCitação:
Postado originalmente por flaviovs
Se não me falhe a memória, esse bujão misterioso é óleo da canaleta que abastece a flauta de comando. É um furo de usinagem que é tampado depois com esse bujão.
Abraços
Valeu Mauricio, mas não entendi uma coisa... então ele é pra ficar tampado mesmo ou é pra eu encaixar alguma magueira (óleo) alí? Se for pra conectar, aonde fica a outra ponta? :putz:
Pior que logo que o Leopoldo falou que não sabia pra que servia aquele bujão, surgiu na oficina um CJ com BF161, fui lá olhar e tinha lá, também, o mesmo raio do furo... tampado com o mesmo bujão "originalzinho de fábrica", igual meu motor!
Olá Flávio.Citação:
Postado originalmente por flaviovs
Esta abertura fica tampado mesmo. Ele existe em função da necessidade de se fazer um canal que leva o óleo desde o "cotovelo" onde entra aquele tubinho de lubrificação que você deveria trocar :D, até o pé do suporte da flauta dos balancins de válvula. Como não dá para fazer furo "em curva" abre-se este buraco e usina-se o furo, tapando o início da abertura com o bujão... Carburadores normalmente possuem várias dessas aberturas de usinagem que são depois tapadas com um pequeno tampão, geralmente de chumbo ou uma de suas ligas.
Acho que esse bujão é da água...quando esse motor era instalado no Aero Willys, tinha uma tomada de água quente para o sistema de aquecimento do interior do carro.
É apenas uma possibilidade, não tenho certesa...já faz muito tempo...
Bom, pode e dá muito mais trabalho, mas fiz a regulagem com um rologio comparador. Primeiro colocamos o relogio sobre o parafuso (ao lado da fenda) para achar a abertura maxima da válvula (digamos no cilindro 6)
Depois transferimos o relogio para a "corcunda" do balancim da válvula 1 bem em cima do pé da válvula, escolhemos uma partezinha mais reta, do detalhe da fundição do balancim. Neste momento utilizei o relogio para encontrar o ponto em que a valvula esta sem regulagem alguma, ou seja não chega-se a deixa um pouquinho solta nem apertar a mola da válvula.
Pronto, agora começo a soltar o parafuso de regulagem sempre apertando a chave de fenda para baixo, assim ia aumentando a folga entre a valvula e o balancim até marcar exatamente 0,458mm. Dificil é apertar a porca depois do ajuste...qualquer mexidinha desrregula tudo...tambem o 0,008mm é um pouco no olho ja que ai tem que ser no olhometro.
Assim escapo de possivei calos e desgastes
Ai na primeira foto é minha ajudante de mecanico (minha filha)
Veja bem embaico o relogio apalpando :shock: a corvoca do balancim
Neste ponto (na cabeça do parafuso) que apoiei o relogio para ajustar o zero (regulagem nenhuma) etambem a altura maxima do parafuso, consequentemente a abertura maxima da válvula.
Bom fica fazendo telec telec até o motor esquentar, uns 5 minutos depois baixa bastante, mas não para.
Antes não fazia barulho, mas verifiquei que o ajuste original era em torno de 0,15mm
Salve Edgar.
Obrigado por compartilhar suas experiências.
Realmente com o relógio não tem erro, mas você tocou em um ponto que eu também notei... difícil mesmo é apertar a porca-trava sem mover uns míseros centésimos para lá ou para cá (mesmo com o relógio).
Agora, só pra atualizar o tópico: estava lembrando do momento que regulei e me lembrei que tinha dado umas voltas com o carro cedo, dado umas aceleradas (afinal ele tava falhando) etc. Ou seja, o motor devia estar quente na hora, e pelo que sei, a regulagem deve ser com o motor totalmente frio. Talvez por isso eu tenha deixado com folga demais, daí o tléc-tléc.
Estou para refazer o serviço mas tou com a tcase desmontada, caixa sem óleo etc. e a viatura está encostada. Assim que refizer mando aqui como ficou.
Boa noite, aproveitando a deixa: no meu jeep o mecânico regulou em 0,30 as válvulas superiores, notei pelo texto que foi regulado com mais aperto do que devria, isso pode afetar? ele está falhando um pouco em baixa, parece que o quarto e o quainto cilindro estão falhando, o que pode estar ocorrendo? o que posso colocar no tanque para fazer uma limpeza das válvulas "na marra"?? e continua esquentando, troquei a junta de cabeçote pois tinha queimado e a temperatura continua subindo. Agradeço desde já a colaboração dos amigos, abraços a todos
Claro que a regulagem que seu mecânico fez pode afetar o funcionamento do motor. Afinal, está fora do especificado... :putz:
Agora, Rodrigo, não sei se é isso ou não. Mas a No.2 ficava também falhando antes da regulagem. Aliás, falhando é apelido... o 2o. cilindro nem queimava...
Depois da regulagem grosseira, ficou show. Neste fds pretendo refazer a regulagem as válvulas de admissão e regular as de escape. Vamos ver como vai ficar.
Esta regulagem não tem nada a ver com limpeza das válvulas. Assim, acho que não há nada que você possa botar no tanque que vá resolver o problema (claro, se for de regulagem).
Para seu problema de aquecimento, como "mexânico semi-amador" comecaria verificando se há água :dance:, se ela está circulando (bomba d'agua morta? válvula termostática travada?), se o radiador está bom... Depois verificaria o ajuste de mistura no carburador (mistura muito pobre aquece e também causa falha).
Se não conseguisse resolver, voltaria no fórum pra pesquisar onde mais futucar, porque esta assunto já foi muito tratado por aqui... :mrgreen:
Galera,
a uma semana fui conferir a regulagem das valvulas de admissão do BFão!!
O Jeep não tá falhando nem nada, só fui conferir de curiosidade!! :mrgreen:
Pois bem, elas estavam tudo na casa dos 0,30!! Como tenho cálibre de laminas em casa, passei tudo pra 0,45, de acordo com o manual!! Mas agora tá uma bateção de valvulas do carai, igual o flaviovs disse que tava acontecendo com o dele!!
Antes de regular, ela dava umas batidinhas na marcha lenta, mas em alta rotação parava! Agora bate em qualquer rotação, tec tec tec adoidado!!
Lembro que na ultima vez q troquei a junta do caabeçote (7 meses atras), o balancim estava com aquele calo, mas o meca passou tudo no esmeril e ficou zero..sem calos!
Mas mesmo assim ainda tem os batidinhos! Será que deixo como está ou volto tudo pra 0,3???
Regulo pelo barulho ou pelo manual??
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Abrs...
Ilustres moderadores ! Tem como achar as fotos ? perdi ela e como tem uma forto da ilustre filha.....
obrigado