x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 37

Beleza Leopoldo

ÉÉÉÉ, você tem toda a razão , ainda não trincou mas pela lógica é mais fácil acontecer, o Mauro também me alertou sobre os Jumelos altos, Mas Leopoldo o que você acha ser uma das melhores e mais baratas soluções para melhorar a suspenção SPOA

ps: Não vale dizer que é a original

Abraços

Quem acha que é fera e sabe tudo, dá uma olhada nessas Fotos deste acidente e me digam se o problema é na suspenção ou não

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1571

Abraços Chocados

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

SPOA?

Caro Ian,

Também não conheço esse kit. (spoa)

Me descreva-o e mande fotos ou indique onde tem fotos na internet.

Talvez dê para dizer só de olhar as fotos do kit.

Visitante
    Citação Postado originalmente por Ian Moreira
    Quem acha que é fera e sabe tudo, dá uma olhada nessas Fotos deste acidente e me digam se o problema é na suspenção ou não

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1571

Abraços Chocados
    Po Ian! Mas ai não foi culpa da suspensão, o capotamento se deu devido ao meu bração, na descida eu acabei puxando o volante por reflexo para o lado contrário que o carro tava tombando, e ele acabou tombando...

Mas agora irei fazer umas modificações no meu jipinho, vejam a foto de como vou fazer (Jumelo maior e barra de direção Hiper-Super-Show-de-bola):
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Alinhamento de rodas-jumelinho_856.jpg  

Eu acho que quem fez esse serviço(se é que se pode chamar de serviço) foi o pessoal da EXTREME

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Caro Ian,

Também não conheço esse kit. (spoa)

Me descreva-o e mande fotos ou indique onde tem fotos na internet.

Talvez dê para dizer só de olhar as fotos do kit.
    Leopoldo,

SPOA quer dizer SPring Over Axle que em portugues significa mola em cima do eixo.
    E a melhor maneira de se levantar um 4x4 com feixes, porem levanta umas 5" no minimo e com a bitola dos CJs brasileiros (48,5") fica com uma tendencia a tombar.
    Quando se coloca as molas por cima a ação das molas diminue pela nova alavanca então funciona como uma mola mais macia.
    IMO não se deve fazer SPOA sem aumentar a bitola, eu ja fiz um CJ para um amigo com eixos de F75 que deu mais de 1300 de RTI sem tirar nenhuma lamina do feixe.

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O sistema original do jeep faz com que quando ele levanta, as rodas se fecham, quando ele abaixa, as rodas se abrem.....acho que o engenheiro que projetou esse sistema tinha só sexo na cabeça.
    Grande Leopoldo!!!

Sexo é bom, assim como esse sistema! Já pensei assim e até já escrevi sobre isso aqui no fórum, mas após algumas lições práticas, mudei de idéia! Discordando de vc... Se vc tem um sistema de direção onde uma barra liga o setor à uma roda e outra ligando as duas rodas, o que acontece quando a suspesão de move, pra cima e pra baixo??? O volante gira! E bastante! Se a direção é hidráulica, vc segura firme, e aí o que acontece?? As rodas giram para um lado quando sobe e para o outro quando desce! Com pouco curso de suspensão vc quase não percebe isso, mas quando a variação é de 20cm pra mais...
    No T-Rex (veja no meu álbum), tínhamos feito dessa forma, e agora alteramos, fazendo uma barra para cada roda. A mudança foi brutal! Nas aceleradas fortes o Jeep puxava para a direita! Nas freadas ia para a esquerda! Alterado o sistema, podemos fazer qualquer coisa com ele! Controle total! Mas veja bem, não é um "V" invertido! As barras ficam na horizontal com o jeep parado. A variação de abertura e fechamento das rodas é mínima! O volante não se move! E não há o menor problema com desgaste de pneus.
    Em breve vou abrir um tópico aqui sobre o T-Rex, só estou esperando as fotos...

Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Coloquei o Kit Fess, todos que me aconselharam a coloca-lo nunca mencionaram nada disso,,, Inclusive muita gente aki do forum.
    Grande Márcio!!!

Quem foram os sacanas???? Eu não fui!!!! 8)
    []'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

de suspensão para a direção

Obrigado por dizerem o que era SPOA.
    O meu CJ já foi assim também, só não tinha associado o nome à sigla.

Sobre o sobe e desce e direção vai pra direita ou esquerda, eu sei, o meu tem esse problema.
    Na verdade, o sistema original do jeep é muito bom para o projeto dêle mesmo e com pouco curso de supensão, apesar de não ser o melhor sistema. Eu particularmente não gosto da convergência dinâmica, mas cura alguns reflexos na direção.

Caramba, mas ainda não entendí onde o Giovani discordou comigo. Eu não tinha tomado partido nem de um nem de outro sistema de direção!

Interessante que ainda existem publicações, mesmo nos EUA que dizem que a barra de roda a roda cura o problema do shimmy. Golpe publicitário para vender kits. Para mim, a única vantagem deste sistema é possibilitar maiores alturas de suspensão.

É por isso que sou fan da caixa de direção presa ao eixo.

Já fiz assim no eixo traseiro e logo logo, coloco no eixo dianteiro.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Re: de suspensão para a direção

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Caramba, mas ainda não entendí onde o Giovani discordou comigo. Eu não tinha tomado partido nem de um nem de outro sistema de direção!

Interessante que ainda existem publicações, mesmo nos EUA que dizem que a barra de roda a roda cura o problema do shimmy. Golpe publicitário para vender kits. Para mim, a única vantagem deste sistema é possibilitar maiores alturas de suspensão.
    Grande Leopoldo!!!

Ah bão... Achei que vc tinha "condenado" o sistema... Essa do Shimmy, é baboseira mesmo... Um amigo meu "curou" o shimmy da Rural, justamente fazendo o inverso!
    []'s com direção firme...

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Discordando de vc... Se vc tem um sistema de direção onde uma barra liga o setor à uma roda e outra ligando as duas rodas, o que acontece quando a suspesão de move, pra cima e pra baixo??? O volante gira! E bastante!
    Giovanni,

O Jeep do seu irmão teve este problema por que voces colocaram a barra que liga o setor a roda cruzada com a panhard, então quando a suspensão trabalha a panhard descreve um arco oposto ao da barra de direção fazendo que o eixo se desloque para um lado e a direção para o outro.
    O correto seria que elas ficassem paralelas para descreverem o mesmo arco e portanto gerando nenhuma variação no volante. Acho que agora voce descobriu por que os Jeeps modernos tem a bola do eixo do lado oposto aos antigos, voce montou cruzado porque a bola atrapalharia a panhard se estivesse no lado certo.
    Todos os Jeeps modernos usam este sistema e sem duvida é o melhor para a direção pois não existe variação na geometria da direção durante o ciclo da suspensão, alias isso ja foi abordado aqui pelo Bill e chama-se bumpsteer.
    Ja que falamos nisso os links da direção neste caso tem que ser o mais compridos possivel para ficar o mais horizontal possivel, por isso as barras que ligam o pitman a roda atravessam de um lado ao outro do veiculo.
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    O Jeep do seu irmão teve este problema por que voces colocaram a barra que liga o setor a roda cruzada com a panhard, então quando a suspensão trabalha a panhard descreve um arco oposto ao da barra de direção fazendo que o eixo se desloque para um lado e a direção para o outro.
    Grande Sandro!!!

Pois é... Aí que está o furo da bala! Não tem barra Panhard! Eu li a matéria do Bill, mas como usamos 2 braços ligados à uma peça giratória no centro do eixo (na Stock não é assim???), o eixo não desloca lateralmente, fazendo um arco junto com a Panhard. Ele fica exatamente no meio do chassi, independente do lado da curva. Por isso, pensei eu, que tanto faz pra que lado vai o braço da direção, desde que seja longo. Só que o eixo sobe reto e a direção formava um arco, puxando as rodas para um lado. Mas isso só fui ver quando andamos com o Jeep... :P
    []'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

shimmy

Só que nem mesmo este sistema, que é usado pelo TJ de hoje elimina o shimmy.
    Isso é característico de cada sistema. Aliás, o CJ não é o único abençoado com esta praga.
    Como eu falei, teve avião para 100 pessoas que quebrou os 2 trens principais e se arrastou por uns 100 mts por causa de shimmy nas rodas.
    e lá não tem sistema de direção!
    Agora, se houvesse um sistema de direção em um CJ com a direção do percurso entrecortado com o da panhard, duvido que ficasse por inteiro por um dia. Haja caixa de direção para aguetar isso!

Para mim, o segredo á caixa no eixo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 362
      Última resposta: 20/07/2010, 16:49

Permissões de Postagem