Pois é... Aí que está o furo da bala! Não tem barra Panhard! Eu li a matéria do Bill, mas como usamos 2 braços ligados à uma peça giratória no centro do eixo (na Stock não é assim???), o eixo não desloca lateralmente, fazendo um arco junto com a Panhard. Ele fica exatamente no meio do chassi, independente do lado da curva. Por isso, pensei eu, que tanto faz pra que lado vai o braço da direção, desde que seja longo. Só que o eixo sobe reto e a direção formava um arco, puxando as rodas para um lado. Mas isso só fui ver quando andamos com o Jeep...
[]'s
[]'s
Eu não vi direito nas fotos do seu albun, achei que este sistema com duas panhard fosse na traseira ja que nas fotos da dianteira a segunda barra esta meio escondida. De qualquer forma eles descrevem arcos diferentes ja que um sobe e desce reto e o outro em arco como voce ja disse.
O Stock Car usa suspensão independente nas 4 rodas e portanto não tem eixo.
Só que nem mesmo este sistema, que é usado pelo TJ de hoje elimina o shimmy.
Isso é característico de cada sistema.
Isso é característico de cada sistema.
Meu Wrangler não tem nenhum shimmy mesmo com pneus Super Swamper 36" montados em rodas Bead Locks que eu nem tentei balancear, e olha que eu uso o amortecedor de direção original.
Mas nem sempre foi assim, ja tive shimmy de ter que parar o Jeep e andar de novo porque parecia que ia desmontar o Jeep todo, tinha montado uma Bead Lock dianteira com o pneu um pouco fora de centro.
Abraços e FELIZ ANO NOVO,