x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Agradecimento: 1

Alinhamento de rodas

ALL

Depois de colocar o Fess o Porcão ficou muito alto, muito mais do que eu esperava,,,, Tendo em vista que tenho o sistema de direção original, akele com duas barras partindo do centro do chassis em dirção a cada roda, no momento em que aumentei a autura do chassis em relação ao eixo estas barras tb subiram e levaram com elas as rodas!!! Resultado as rodas da frente estão absurdamente fechadas, quase impossivel de dirigir,,, Quero saber do ALL como eu faço para abri-las? Dicas, Fotos, Esquemas... Tudo sera bem vindo e bem aproeitado!!!!

[]'s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Alinhamento

O sistema original do jeep faz com que quando ele levanta, as rodas se fecham, quando ele abaixa, as rodas se abrem.....acho que o engenheiro que projetou esse sistema tinha só sexo na cabeça.

Bom, voltando ao assunto, voce tem 2 problemas, um é fácil de resolver , o outro......depende.

A relação de convergência da suspensão do jeep é de 3/64" até 3/32", 1,19 a 2,38 mm medido na parte externa da borda de cada pneu, mas para isso é considerado o pneu original em diâmetro. Essa relação muda com o diâmetro, proporcionalmente maior quanto maior o pneu.

Assim teria de usar a referência angular, mas eu não posso fornecer o Angulo pois não sei a medida do diâmetro do pneu original.....e não é o diâmetro externo, é na largura máxima do talão.

De qualquer forma voce pode perceber que é bem pequeno, 2mm para cada lado, voltado para dentro.

Agora a parte difícil:

Como voce menciona que alterou a altura, precisa verificar batimento superior e inferior de amortecedores, limite de batimento do batente de suspensão, comprimento máximo dos flexíveis de freio, ângulo de trabalho máximo dos cardãns e ângulo limite de trabalho dos pivôs do sistema de direção, OU

alguma coisa vai para o espaço, e vai mesmo.

Caramba, não disseram pra voce que muda tudo isso e você tem de re-avaliar para não quebrar o CJ inteiro??????????????????

Que droga de kit é esse????????

Voce pode estar com uma(s) peça(s) perto do limite de resistência ou trabalho, sem saber.

Para ajustar a convergência é muito fácil, afrouxe as porcas/parafusos
    na extremidade de cada barra.
    É só girar a barra, pois os terminais teem rosca esquerda/ direita, assim dependendo se gira a barra horário ou anti-horário, abre-se ou fecha-se a convergência de cada roda, separadamente. Só que não se esqueça que isso deve ser feito com alinhamento de direção, travando a direção no meio, senão você acerta a convergência e a direção fica torta.

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Cara!!!

Não entendi nada do que vc falow, desculpe

Coloquei o Kit Fess, todos que me aconselharam a coloca-lo nunca mencionaram nada disso,,, Inclusive muita gente aki do forum.

Não entendi muito bem esse negocio de convergencia,

Batimento do amortecedor ( Se entendi bem é pra ver se o amortecedor continua trabalhando direito,,, bem se é isso ele continua sim)

Batente da suspenção ( Bom,, eles foram tiirados pois em seu lugar vai o suporte do kit)

Comprimento dos flexiveis ( Não entendi?? O que tem a ver com a altura do jeep? Eles continuam como antes... Tudo OK )

Angulos de trabalho dos cardãs.. ( Eheh esse eu sei,,, esse tá legal, a mudança deixou eles dentro dos limites toleraveis para o trabalho,,,)

Quanto a todo resto que vc falow eu não entendi,,,
    A unica coisa que mudou mesmo foi as rodas que fecharam, dae quando passa em alguma ondulação da estrada elas começam a tremer muito... Isso acho que pode quebrar cruzetas do munhão, rolamentos e muita coisa...

Na minha ignorancia me parece que apenas alinhando novamente as rodas fika bom,,, só não sei como alinhar elas... Claro, sei que tem que deixar todos os angulos e medidas certos. Acontece que o pessoal quer 100 latinhas pra alinhar, e se eu alinhar no olhometro, com uma trena em casa mesmo, na hora que eu levar fazer geometria o cara acerta a pequena diferença que vai ter.

Mas se tem tanta coisa pra cuidar vou me obrigar a levar em um mecanico!!!

Valew os conselhos, apesar do susto

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Kit fees

Não conheço o kit...

Mas as regras valem para todos so kits.

Não é porque todo mundo coloca que está certo !!!!!

e já que voce colocou a pergunta no ar.........

Esse kit está em alguma página de internet para eu ver as fotos ?
    Ou será que você tem algumas?

Quando falo dos flexíveis, você tem de levantar o chassis do CJ e deixar a suspensão dependurada (eixos no ar) e ver se os flexíveis não estão se esticando até estourar....aí voce fica sem freio.

O mesmo com os pivôs da direção, êles trabalham num certo limite, se passar, pode quebrar o terminal, ou entortar a barra.....aí voce fica sem direção. Não dá para ver a olho. Tem de soltar a porca castelada ou parlock e ver se esticada a suspensão você consegue colocar no furo.
    Se só entra na marra, já passou do ângulo de trabalho.
    e não se esqueça que o CJ pode variar ainda mais a suspensão subindo um lado e descendo o outro.

Por falar em quebrar.....aonde foram parar os batentes da suspensão???
    Não pode ficar sem.

Os amortecedores:
    Com o chassis ainda no macaco e os eixos dependurados, o amortecedor não pode dar batente, senão estoura ele por dentro ou entorta os suportes, eles não podem dar fim de curso antes da suspensão.
    Não dá para ver no olho não, tem de soltar a parte de baixo, por exemplo e ver se quando está esticada a suspensão, voce ainda consegue colocar a outra ponta do amortecedor. Tem de ter ainda uma polegada de folga.
    Se não, já passou do batente interno.

O mesmo acontece se a suspensão sobe ao máximo, senão, voce entorta os suportes dos amortecedores além de estourá-los por dentro.

Os cardãns/cruzetas....ainda com o CJ no macaco e com os eixos dependurados, solte a flange junto ao diferencial e veja se a cruzeta ainda tem folga para o cardãn mirar mais em baixo, só que não se esqueça de girar o cardãn para ver as 2 posições críticas da cruzeta.
    Há casos em que o eixo ainda quer descer, mas a cruzeta tenta segurar o eixo....é demais pra menina.

Ou ainda, o cardãn desacopla o entalhado, se ficar curto demais para este kit.

__________________________________________________ __________

Agora, para abrir a convergência:

Coloque o CJ num plano na sua garagem, pode ser na rua mesmo, mas no plano.

As rodas traseiras serão sua referência.

Solte aquelas porcas que eu te falei.

Para garantir que o raio da coluna de direção não fique torto:

esterçe para a esquerda e para a direita .

conte quantas voltas tem de batente a batente.

coloque o raio exatamente no meio do nº de voltas.

Peça para alguém ficar dentro do CJ e segurar a coluna, para voce não perder a referência.

Agora, gire a barra até que você consiga tangenciar a lateral de um pneu da frente com a lateral do de tras, do mesmo lado, lógico.

Fazendo isso, os pneus estariam alinhados, agora só falta fechar a convergência.....

Gire uma barra de cada vez, 1/2 volta, no sentido em que as roscas dos terminais "entrem" nas barras......voce está fechando a convergência.

Torqueie as porcas. É só rodar.

Se voce tiver sorte, está alinhado e com a convergência correta.

Melhorou????

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Opa!!!

Tendi... Sou muito leigo em materias mais especificas de macanica.

Bom, vou ter que checar o amortecedor e as cruzetas, isso realmente não tenho certeza de como fikou. O flexivel EU ACHO que não tera problema pois ele esta com bastante folga,, mas mesmo assim vou erguer o chassi ate abrir todo curso pra confirmar. Os batentes foram pro lixo, no seu lugar entrou o suporte das molas elicoidais,,,, nesse link tem as fotos do kit, http://www.garra4x4.com.br/Helicoidal.htm , As fotos da istalação no meu CJ ainda vou ter que escanear.

Valeu a dica de como abrir as rodas, vou fazer isso hj mesmo, e amanha, como não vou trabalhar a tarde, levo para fazer a geometria. Obrigado mesmo pela paciencia em me explicar,,, pode ter certeza que vou ir atras destes itens criticos que vc me colocou!!!!

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Batente

Caro colega, acabo de ver as drogas de fotos deformadas que colocaram na internet.

Aparentemente são molas do monza adaptadas, SÓ que::::::::

Você vai ter que arrumar um jeito de colocar os batentes de mola.

Porque?????

Quando você passa numa valeta com CJ, e ele é jogado para cima, e acumula uma imensa energia; Quando retorna, toda ou quase toda a energia é dissipada na mola, só que se for demais, nem a mola absorve.......

Aí, é impacto direto eixo/ longarina.

O batente de borracha da suspenção é que vai salvar o seu eixo e chassis do empenamento ou quebra. É o último recurso.

Dê um jeito, fale com seu mecanico, mas coloque um batente lá, ou você poderá lamentar mais tarde.

Se outors não colocaram, problema dêles, na verdade, problema do fabricante de kit barbante.

E não aceite alegação de que se fica mais alto não dá batente.

Peça para assinarem uma declaração.

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Opa!!

Mais uma vez obrigado pelas dicas e conselhos

Estava aki pensando depois de ler tua ultima menssagem....

Os suportes são formados por uma chapinha retangular, nela é soldado um tubo redando de diametro menor que o ultimo elo da mola, de forma que a mola encaixe no tubo, este por sua vez fica dentro da mola, tanto em cima como em baixo. Essa chapinha em cima é parafusada no lugar do batente e em baixo vai presa nos grampos do feixe. Eu pensei em na ponta deste tubo do suporte de alguma forma fixar uma especie de batente, em cima e em baixo, e quando ocorrer a descarga de energia e as molas não derem conta essas borrachas irão se chocar, e não ferro com ferro, desta forma amortecendo o impacto.

No meu ver é a unica forma de colocar um batente ali...

Mais uma coisa para minha lista de coisas a fazer... E eu que achava que era só colocar o kit e sair andando...

Valew a ajuda!!!

[]'s

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Opa!!!

Ontem fiz o elinhamento em casa seguindo as valiosas dicas do coloega Leopoldo. Ficou muito bom,,, Aproveitei e retirei akelas duas barras que partem em direção as rodas para fazer uma limpeza, estavam com muita graxa velha e seca... Coloquei de volta já dando mais abertura,,, Primeiro foi no olho, depois foi na trena,,, ficaram com a mesma medida, no teste de rodagem o shimi (?) sumio por completo. Queria levar em uma oficina para fazer os outros testes indicados pelo Leopoldo, mas aki na minha cidade o unico cara que mexe só com jeep's que eu confio saio de ferias,,, vou ter que esperar... Mas olhando com mais atenção em todas as partes indicadas me pareceu que não tem nada forçando... Aproveitei e troquei os flexiveis centrais dianteiro e traseiro por um mais comprido que comprei novo,,, eles tinham ficado muito esticados!!!

Valew pelas dicas!!!!

[]'s

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Galera!!!!!!!

Sabemos que o sonho de todos nós é ter aquele jeepque possa fazer trilhas, andar na cidade e demais....... porém, temos sempre que nos lembrar de uma coisa que na minha opinião é a coisa mais importante para todos nós:

"A VIDA DE UM SER HUMANO"

Digo isso, pelo seguinte:

Não foi por besteira que um engenheiro mecânico dedicou tantos anos de sua vida aos estudos. Não é por besteira que uma montadora testa seus veículos antes deles irem ao mercado. Por mais que essas coisas sejam feitas, mesmo assim aparecem defeitos de fabricação ou até mesmo defeitos de engenharia.

Não seremos nós que vamos deixar de lado esses fatores.........

Na minha opinião, sempre que vc for efetuar qualquer tipo de alteração/adaptação em seu veículo, vc deverá no mínimo escutar a umas dez a quinze pessoas sejam esperientes no ramo ou não, mas deve escutá-las... Além disso, voce deverá, se possível, verificar em loco esse tipo de adaptação am algum veículo e por último tomar as suas conclusões do que fazer.......

Não tenha pressa, não seja afobado em fazer o trabalho, pense, discuta, reflita , pense novamente e repense novamente. Afinal é a sua VIDA E A DE OUTRAS PESSOAS que estão em jogo!!!!!

Não podemos nos esquecer que um carro por menor que seja não passa de uma arma dependendo da forma que será utilizado. Se podemos dizer isso de um veículo de passeio, quem dirá de um Jeep com todo o seu peso ! ! ! ! ! !

Não é porque vc está adaptando um motor mais/menos potente que vc não deverá se atentar ao sistema de freio, por exemplo.

Pessoal, no mercado o que mais existe, são empresas oportunistas e donos de empresas oportunistas sem o menor escrúpulo, que só pensam em vender peças e se possível receber à vista!!!!!!

É por isso que devemos sempre que formos efetuar qualquer tipo de serviço, EXIGIR A NOTA FISCAL ! ! ! ! !

Fica aí meu alerta e desabafo a todos vcs, pois não gostaria jamais de ler/escutar que algum colega aqui do fórum sofreu um acidente com seu veículo, por um descuido, sub dimensionamento oiu qualquer motivo que seja, na hora de efetuar um reparo/adaptação em alguma ofichina ou até mesmo em casa.

Um forte anraço a todos vcs e que Deus os ilumine.

Desejo a todos um excelente ANO NOVO, COM MUITA PAZ E MUITO AMOR NO CORAÇÃO!!!!!!!!!!

SDS

EDUARDO

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Opa!!!

Só queria deixar claro a todos que não coloquei este kit do nada,,, Foram meses pensando, colhendo informaçoes e pinioes neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...light=kit+fess vc's podem ver que já estou perguntando e pesquisando sobre ele a muito tempo. Alem deste link troquei muita MP com o pessoal que possue o Kit e istalou em casa!!! Tb troquei muito mail e fotos na jipenet, por fim consultei um mecanico de jeep's antes de por a mão na masa... só para obter as ultimas dicas!!!! Elem deste link que passei tem muitos outros aki no forum que trato deste assunto, li todos. Como o Walter, o Sidnei bem sabem desde agosto estou com essa ideia na cabeça, e só coloquei ele agora, todo este tempo só indo atraz de informações,,, ALem de informações sobre a istalação, pesquisei bastante sobre a loja e o vendedor, pedois de falar por TELEFONE com alguns conhecidos de SP e todos me garantiram que a loja é seria, que o cara é correto é que efetuei a compra. Falei tb com quem já colocou o mesmo KIT.

Amigos!!! Minha irma de 12 anos faz trilha comigo, o jeep é meu unico auto, ando direto com ele, trabalho, facul, sair com a patroa. A ultima coisa que eu faria é colocar alguem em risco, principalmente minha irma!!! O unico problema que aconteceu na istalação foi o fechamento das rodas. E isto é normal visto que tenho o sistema original de direção, quando se ergue o chassi em relação ou eixo as rodas fecham. Todo o resto que o Leopoldo comentou eu já tinha revisado apos a istalação, e pedois que ele falow vou revisar de novo!!! As rodas como mencionei em uma menssagem acima foram abertas em casa e o jeep vai para a geometria para garantir exatidão na abertura, fiz em casa apenas pq era uma facada pro pessoal da geometria fazer uma coisa que é tão simples!!! Afrouxar umas braçadeiras e girar a barra... Se a geometria estiver um poukinho fora, eles acertam o poukinho e não cobram a mais!!! Podem me chamar de sovina, mas eu não vou pagar os olhos da cara por uma coisa que fiz em meia hora em casa,, mesmo pq eu vou levar lá para conferirem!!!

Agradeço mais uma vez as dicas e principalmente a preocupação com a minha segurança e a segurança dos meus... É por essas e outras que é tão bom ser jipeiro, e podem ficar tranquilos. Fiz tudo como manda o figurino!!

[]'s

Re: Batente

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Caro colega, acabo de ver as drogas de fotos deformadas que colocaram na internet.
    Você vai ter que arrumar um jeito de colocar os batentes de mola.
    Porque?????
    Quando você passa numa valeta com CJ, e ele é jogado para cima, e acumula uma imensa energia; Quando retorna, toda ou quase toda a energia é dissipada na mola, só que se for demais, nem a mola absorve.......
    Aí, é impacto direto eixo/ longarina.
    O batente de borracha da suspenção é que vai salvar o seu eixo e chassis do empenamento ou quebra. É o último recurso.
    .
    Leopoldo, não chego nem em 5 % de seu conhecimento técnico e prático de mecânica, mas o KIT FEES que muitos odeiam, eu tenho instalado no meu Jeep, e confesso que não é tão bom como o SPOA, que aqui em minha região quase não se vê, eu faço muitas estripulias com meu Jeep , pois considero que um Jeep é um carro para se fazer tudo aquilo que não pode ser feito com um carro normal, saltos, subidas, atoleiros, erosões, barrancos, e etc... Leopoldo todos os Jeeps que vejo aqui que tem KIT FEES, e jumelos altos(que o pessoal daqui tem pavor) e reiterando; sem o batente de borracha nunca quebraram o chassi, eis uma foto que não chega a ser incrível (pois as incríveis sempre ficam sem serem tiradas ) mas dá para ver que não quebra tão fácil assim

[]' Abelhudos...

Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Alinhamento de rodas-jeep_laranj_o_pulo_125.jpg  

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

batente

Caro colega.

Quem disse que tem que quebrar na hora????????????

O batente tem 2 funções:

1º - amortecer o choque proveniente de estripulias como a foto, em que dependendo da energia o dano é na hora e, talvez algo que nem todos percebam:

2º - evitar que a mola "estique o chassis",????????

Quando a mola chega no fim de curso, no batente, ela já está esticada no máximo permitido de projeto, a partir deste ponto, sem o batente, ela vai além do comprimento máximo permitido (o comprimento retificado do arco na posição do batente afundado ou deformado é o máximo permitido), só que a mola força por exemplo o suporte dianteiro para frente enquanto que quer esticar para trás o jumelo.

Com o tempo, você percebe que o chassis , no ponto de ancoragem dos suportes da mola começam a parecer tortos para a frente; antes disso, uma série de buchas do jumelo inexplicavelmente foram achadas detonadas.

O constante movimento de flexão da mola aliada aos "não impactos", ou seja tensionamento dos suportes e jumelos formam com o seu devido tempo as famosas trincas no chassis, que muitos não sabem de onde vêm. (lógico que não nascem só disso)
    Tem também o caso do olhal da mola que "cava" o chassis.

Nunca viram trincas nos suportes das molas no chassis, ou chassis torto no suporte sem explicação aparente?????

Deite atras do jeep e olhe para cima, na travessa traseira , junção com as longarinas, voce verá um alargamento trapezoidal da aba inferior do chassis onde está rebitado o suporte do jumelo..... como racha o chassis onde o suporte do jumelo traseiro fica ancorado (soldado).

É trinca para todo lado.

Olhe na frente do jeep, na posição de solda da travessa dianteira junção com a longarina , por baixo e por cima.

Nunca viram chassis com lindas trincas de fora a fora???????

De onde elas vêm?????????

Uma das causas é falta de batente, o que alías é motivo dos fantásticos empenamentos e arrancamento dos suportes dos amortecedores.
    Antes disso o amortecedor já está quebrado por dentro e você nem sabe.

Bom, como o colega mencionou antes, se está lá, foi porque um engenheiro gastou um par de horas quebrando a cabeça, para voce não quebrar o seu CJ.

Como eu sempre falo:

Em adaptações, qualquer que seja, o resultado é por sua conta e risco.

É por isso que tem esse show de jumelos gigantes e kits de todo tipo sem instruções corretas de montagem e o que fazer junto com a instalação da adaptação. Cada um que se cuide.

Nosso colega, que iniciou este bate papo achou os flexíveis centrais muito esticados, como já era esperado.

Imagina se o flexível se rompe???????

Num jeep com sistema original quer dizer sem freio.

E normalmente os Jeeps estão por aí sem freio de mão.

Muito cuidado, voces que tem dúvidas, que muitas vezes nem engenherios são, muito cuidado mesmo com esses kits, pois 1 ton a 40 km/h pode fazer muito estrago.

A alguns anos atras, alertei para a gravidade da trinca de chassis no CJ de um colega jiperio e ele não levou a sério, pois estava mais preocupado em equipar o jeep.

Resultado: passando por uma lombada na av. augusta, sp, a trinca causou uma fratura completa da longarina, muito parecida com a da foto abaixo. Ele perdeu o controle e o freio pois o chassis pousou sobre as barras de direção e rompeu as tubulações e ele capotou sobre uns carros parados.

Fora os cortes, fraturas e o susto, o CJ foi perda total.

Um outro colega, dono de oficina foi testar um jeep com suspensão de engesa na marginal pinheiros e a supensão simplesmente se soltou.
    Fora a perda total do CJ de um cliente, foram os 2 braços quebrados e muita explicação para a polícia.

Quer entrar na lista?

Volto a dizer: não é porque todos fazem assim que voce também vai.

A ausência de um componente original teria de ter o abono do especialista que bolou este kit.

Voce tem o abono por escrito?????????????????????????????????????????
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Alinhamento de rodas-rachado1_684.jpg   Alinhamento de rodas-rachado_2.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 362
      Última resposta: 20/07/2010, 16:49

Permissões de Postagem