Boa tarde prezados ! tenho um amigo que diz “ na expectativa de fazer o ótimo, deixamos de fazer o bom “ e é verdade ! minha intenção com relação ao filtro de ar é instalar um filtro cilíndrico como o da Kombi, Pampa ou D-20 para poder instalar um snorkel . . . mas isso depende, no meu caso, da retirada da bateria do lugar original e liberação de espaço, e assim passam-se os meses e o filtro de ar a óleo está lá, após pesquisar bastante nos catálogos dos fabricantes de filtro achei um que permitiu fazer a adaptação que se segue :
- Cortei com uma retífica Dremel a lateral da bacia do filtro de ar original, a Dremel é boa para isso porque permite um corte fino e preciso, com poucas rebarbas.
- Lixei com a Dremel também as rebarbas que ficaram para evitar cortes quando de alguma manutenção, após isso lavei bem o suporte para que não ficasse limalha ou poeira do processo de corte e lixamento.
- Instalei o filtro de ar de papel, a borracha dele vedou perfeitamente, inclusive onde há a nervura do parafuso de fixação, como o filtro tem um orifício de fixação maior que o elemento a óleo, usei uma arruela de borracha para vedar o filtro.
- Rearranjei, com uma marretinha, o manípulo de fixação do suporte do filtro porque ele deu interferência com o corpo do filtro de papel, ficou até bonito, parecendo com um rabo de porco.
Não ficou ótimo, mas ficou bom ! acho que para quem como eu, ainda tem o filtro original é uma boa alternativa, qualquer dúvida ou sugestão é só falar, abraço à todos !
Vou tentar colocar as fotos, vamos ver . . .