Citação:
Postado originalmente por mcoimbra
Versão Imprimível
Citação:
Postado originalmente por mcoimbra
Este câmbio, de C10 com 3 marchas, acho que é o Clark 240T, acho que por ter menos marchas e mais espaço interno, saiu com as engrenagens mais grossas e, teoricamente, estas engrenagens aguentam mais torque do que as ouitras dos outros câmbio com mai marchas. Os experts que me corrigam, caso esteja equivocado. Opinião própria é que o único inconveniente deste câmbio é que a alavanca, originalmente, era na coluna de direção e, caso adaptado no Jeep, deverá ser necessário uma alavanca saindo da tampa lateral esquerda, ficando muito em cima do pé do condutor (choffeur), da viatura. Tem um amigo, se não me engano é o Élcio, que tem um adaptado e conhece quem faz esta adpatação com a alavanca do próprio câmbio de Jeep, neste cambio de C10, saindo pela parte de cima da caixa. É uma adaptação arriscada e complexa, mas parece que tem funcionado na viatura dele. Dê uma pesquisada, pois não me lembro mais em qual tópico havíamos conversado sobre isto. Estava pensando em colocar um deste, mas estou pensando, ainda, uma vez que já consegui um para estudos. Arranje um câmbio destes que poderemos tentar fazer dois assim lá no Paraná, para baratear os custos. PS: Se houver algum amigo com o esquema ou manual deste câmbio, por favor, se puder, os passe para que nos outros passamos apreciar, também. Saudações tracionadas.
Amigos,
Coloquei no meu Jeep um CJ5 este cambio da C10 3 marchas, o que o colega relata acima é verdade qto a posição da alavanda de marchas, porém no meu caso eu desloquei o acelerador um pouco para a esquerda e os pedais de freio e embreagem do lado esquerdo da coluna de direção.
De inicio achei que iria ficar esquisito mas ao contrário ficou muito bom. qto ao desempenho do cambio não tenho o que reclamar, ficou muito bom, o cambio é robusto, engates macios e tem uma terceira longa que você nem sente que está em terceira.
A mudança compensa em relação ao cambio original
Abraços.
Estou com essa configuração no meu KAISER M-606, mas me arrependi de não instalar o de 4 ou 5 marchas, justamente devido a adaptação da alavanca. Experimentei uma tampa adaptada com a alavanca, e ficava no calcanhar. Hoje uso um trambulador, com varetas ligando na saída da tampa original. Ainda assim faço contorcionismo para freiar em 1ª.
Realmente o câmbio é robusto, mas o custo das adaptações não creio que seja tão menor que o 4 marchas mais kit DEEP TEC. O câmbio é barato, mas tem tanta coisa para fazer, que é um barato que sai caro.
Faz as contas: capa sêca de C-20, adaptação do garfo de embreagem na capa sêca, disco de S10, colar de opala, platô de opala, cabo de embreagem de F1000, pedaleira suspensa de opala, câmbio de C-10, ponta do entalhado do jipe com torneamento do entalhado da C20 (vende pronto acho que na GARRA 4X4), flange câmbio/cx de transferência (também vende pronto, adaptação da alavanca na tampa (vende tampa já pronta a base de troca), redimensionar cardãs, revisão de câmbio, rolamentos novos, adaptação de carter sêco (aquela tampa na carcaça de embreagem) e mais alguma besteirinha.
Se pudesse voltar atrás, colocava DEEP TEC com 4 ou 5m.
Quem gasta rios de dinheiro com gasolina num jipe, não deve fazer economia de migalha.
Mas as melhores vantagens desse câmbio de 3m é a indestrutibilidade, e a facilidade de engatar a ré.Para quem faz trilha, pode ser a diferença entre capotar ou não, numa subida que o jipe não dá conta, e tem que voltar de ré numa fração de segundo.
Cuidado na compra desses câmbios em ferro-velho, que estão parados a anos, jogados no chão. Se as engrenagens ou eixo oxidarem, vai ter que trocar. Mesmo a cx com óleo, a parte da engrenagem que não está mergulhada geralmente oxida, e então só uma nova.
Mas se conselho fosse bom, ninguém comprava jipe.
Boa sorte.
Lula
mcoimbra
Instala um 4 marchas logo, é muito melhor, escalonado... fica muito melhor q o 3 marchas. Ainda melhor com esse motor do Opala. Vc não precisa ficar trocando marchas direto.
Isso é minha humilde opnião...
[s]de 5m 8)
mcoimbra,
Caso vc faça esta modificação no seu jeep. vc pretende vender a sua caixa???
Estou com a minha quebrada e procuro uma caixa do jeep.
Valeu!!!
mcoimbra
se você tiver a opção de adiquiri o cambio de 4 marchas 260F é melhor, uza o kit deep-tec que deva ta saindo em media de R$600 à 700
[/b]
Bom dia
Tenho um cambio 3 marchas de C10 ja adaptado para capa seca de opala, e reduzida de willys , quero dele pronto R$ 1000,00 sem trocas.
E tenho tambem um 4 marchas da F1000 original, revisado, sem adaptações quero R$1350,00(ainda vai ter de gastar com as adaptações)
Se tiver interesse entre em contato.
Eu estou querendo colocar uma de C10 na minha viatura, e consequentemente irei vender a minha original de 3 marchas. Quanto vc paga?Citação:
Postado originalmente por Sérgio Góz
Pessoal,
Estou terminando a adaptação de um cambio Clark 3m com motor de Opala, ontem quando fomos montar o motor de arranque percebemos que ele não cabe na capa-seca da C-10.
Gostaria de saber se devo utilizar também o arranque da C-10 ou da pra fazer um "Corte" na capa-seca pra ele caber.
E quanto ao garfo de embreagem como e essa adaptação na capa-seca.
Leonardo.
Quanto ao arranque e só comprar o "focinho" da c-10, o arranque é o mesmo tanto para Opala como para c-10, mas atenção existe 2 modelos de "focinho" com 3 e 2 furos, é só conferir na capa seca, custa cerca de R$ 100,00. Ah... o suporte que vai no motor proximo a vareta de oleo tambem é diferente.
Turma, Rs, Estou Nessa Novela Do Sbt Tipo " A Usurpadora" Só Que Se Chama "o Clark 3 Marchas"...ô Novela Comprida! Bom, Estou Em Vias De Desmontar, de Novo o Bendito Para Cortar E Soldar O Entalhado Do Eixo De Saída E Fazer A Flange De Conexão Entre O Câmbio E A Reduzida. Qualquer Novidade, Posto Fotos Aqui...
Boa Sorte Para Que Está Na Mesma Novela Que Eu....