Powered by vBulletin

Caixa de transferência que explodiu!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/10/2009, 11:42
    Pablo.pinto2007
    Pessoal, vamos voltar ao princípio, na hora que vi as fotos me veio direto a cabeça a idéia de ter sido uma pedra impactante na carcaça fazendo a mesma quebrar, o que é bem provável já que o amigo estava andando sobre estrada carroçal. Porém quando vi as demais fotos, vi que quebrou exatamente a partir do olhal (buraco) de onde peça o pino chorão, assim, tem outra variante aí, a pressão que o eixo fez na carcaça pode ter, com certeza, tricado e levado a quebra da carcaça, pois de dentro pra fora sabemos que não foi, pois as engrenagens e eixos estavam íntegros.
    Isso pode ter acontecido de duas formas, o eixo estar na medida errada, ou seja, na intensão de evitar o vazamento de óleo por ali (e é por ali que, senão todas, mas a maioria das reduzidas vaza óleo), o torneiro, ou o mecânico pediu um ajuste mais fino, ou seja, mais próximo, o que na maioria das vezes, não se fabrica um eixo desses, mas sim uma bucha para pegar na parte da carcaça, o que seria a outra possibilidade, ou seja, de qualquer forma o eixo exerceu uma pressão suficiente para trincar a carcaça pelo olhal e aí levar todo o resto a partir.
    Não sou engenheiro, mas estudei por algum tempo engenharia, contudo entendo um pouco sobre esforços, e outra coisa o material não ajuda ou seja, não aguenta nem estiramento e nem pancada, ou seja, a carcaça de qualquer caixa de engrenagens, sendo fabricada em ferro fundido, é um perigo para pancadas (por isso o uso dos protetores), e como é tudo bem dimensionado de fábrica... não correria esse risco de tricar por estiramento.
    Peço ao amigo, dono do bagulho, que se comprar outra carcaça que tire as medidas do eixo (pino chorão) e do orifício (olhal) onde o mesmo encaixa e veja a diferença, de preferência com um micrômetro, assim verá que, se as medidas estão muito próximas, poderá sim ter sido isso o que ocorreu, agora, como você não tem mais como tirar a medida da que quebrou, quando conseguir a nova (geralmente usada), confere lá.
    Pelo amor de Deus se você ver que as medidas estão muito próximas, não monte com o mesmo eixo, ou se for fazer uma bucha não deixe muito próximo, pois senão vai quebrar denovo.

Abraços e espero não ter falado muita besteira.
  • 30/10/2009, 19:33
    leopoldo
    Perceba que a caixa partiu o mancal do lado engrenado como observado acima.

A força exercida na carcaça rompeu porque excedeu o limite estrutural da mesma, ou porque entrou alguma coisa entre os dentes do par engrenado.

Não pode ter sido por fadiga.

MAs pode ter sido sim por ajuste da bucha na carcaça, mas eu não estou vendo a bucha do outro lado e isso me conduz a suspeitar de erro na montagem;

Lembre que o eixo original SEMPRE é montado do lado de trás para frente. Se vc tentar colocar ou remover pelo lado errado, a caixa rompe. O furo de trás é diferente em Diametro.

NUNCA teria a ver com pressão de mola, seja ESPIRAL ou LAMINAS. Minha nossa !
  • 31/10/2009, 09:01
    fabiano caxias
    Os dois ultimos comentarios são exelentes...
    acredito q muitos ,não todos os mecanicos ,ainda não sabem montar uma tcase exatamente como tem q ser,por isso acontece muito esse tipo de quebra.
    Se não foi por orelha de casco trincada q pode torcer a tcase ou folgas em calços como ja dito,acredito tambem na montagem errada pra esse tipo de quebra.
    Tem muita gente q monta motor e acha q cx é mais facil,na minha opinião é mais dificil ,uma tcase mal montada é quebra serta,uma folga a mais ou um ponto justo demais ,tchau p ela.
    Quando peguei minha tcase p por no jeep ,comprei recem revizada,oq aconteceu?meu mecanico não deixou nem colocar em cima,desmontou e me mostrou o quanto estava errada as folgas deixadas anteriormente por um esperto .
    É como diferencial,tive q ouvir outro dia q p trocar coroa e pinão é so manter as aroelas de regulagem q estavam anteriormente caso estivesse bem regulado,ficaria igual...CADA UM LOCO hehe

33’’ recapados
    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano[/ame][/URL]
    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=rRLP6xwG1s8&feature=related"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=rRLP6xwG1s8&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano parte 02[/ame][/URL]
    http://www.carrosnaserra.com.br/?con...nda=supremacar
  • 31/10/2009, 09:59
    leopoldo
    Sim. A orelha da carcaça quando trinca, leva ao rompimento, mas não nesse caso.

Não há propagação de trinca desde a orelha.
  • 02/11/2009, 22:11
    Pablo.pinto2007
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Sim. A orelha da carcaça quando trinca, leva ao rompimento, mas não nesse caso.

Não há propagação de trinca desde a orelha.

Leopoldo, agora quem precisa de ajuda sou eu e como não consegui te enviar mensagem por MP, estou por aqui.
    Troquei as engrenagens da reduzida, aquelas que soltam colocando a caixa de transferencia no neutro, pois bem, ficou funcionando, mas infelizemente ficou muito zuadenta, o que pode ser? engrenagens não casadas?
    Então gostaria de uma luz e se tiverem por aí um esquema da caixa de transferência explodida, ou seja, o esquema da caixa, em desenho técnico é claro.
    Obrigado e desculpe ai ao dono do topico!
  • 03/11/2009, 00:01
    leopoldo
    Na seção de downloads há o manual de manutenção do jeep.
    Na parte referente a caixa de transferencia tem o que vc necessita.
    Por enquanto, seu relato não indica coisa alguma, por falta de detalhes.
    A caixa está ruidosa com as engrenagens em ponto morto do cambio?
    Em que condição há ruido ?
    Vc contou o nº de dentes das engrenagens ?
  • 03/11/2009, 14:25
    Pablo.pinto2007
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Na seção de downloads há o manual de manutenção do jeep.
    Na parte referente a caixa de transferencia tem o que vc necessita.
    Por enquanto, seu relato não indica coisa alguma, por falta de detalhes.
    A caixa está ruidosa com as engrenagens em ponto morto do cambio?
    Em que condição há ruido ?
    Vc contou o nº de dentes das engrenagens ?

Leopoldo, sobre as engrenagens eu não tive a oportunidade de vê-las, confiei no mecânico, pois o horário ao qual estou trabalhando não me dá a liberdade de sair na hora em que a oficina está aberta...
    Enfim, o mecânico foi me deixar o jeep em casa, andando normal não tem barulho, e até tem quando eu tiro o pé do acelerador, esse barulho ela já tinha, mas agora quando eu engato a reduzida ele não ronca, canta, mas canta muito alto, não me parece engrenagem errada (com dentes de quantidade diferentes), me parece casamento de engrenagens ou mau ajuste, e é exatamente isso que preciso saber, com qual engrenagem estou usando quando engato a reduzida, ou seja, assim saberei exatamente qual engrenagem está com problemas, ou mau ajustada.
    Obrigado e vou tentar baixar o tal manual...

VALEU!
  • 04/11/2009, 09:40
    carasuja4x4
    realmente a montagem ou retirada do "pino-chorao"pelo lado errado e por pancada ou prensa deve causar este tipo de problema.

travamento de cruzetas acho dificil a menos que o erro esteja gritante pois o carro vibraria um absurdo antes,entregando as cruzetas ruins e o dono perceberia isto antes de explodir algo mais serio(pelo menos deveria perceber.....):)

coxins soltos ou quebrados no motor poderiam forçar o suficiente pra isto tambem mas o dono tambem perceberia isto antes.

acho mais provavel que algo tenha sido esquecido dentro da cx ou montagem errada mesmo ,sem falar em "engrenagens tabajaras"completamente feitas a facao de hoje em dia........

fui montar um cambio outro dia destes e simplesmente nao consegui pois a nova engrenagem (microgear)estava tao fora de medida que o rolamento nao entrava,tive que ir a um desmanche e comprar uma usada (ficou perfeito)e to brigando ate hoje pra pegar meu dinheiro com o lojista que me vendeu a "ingrenagi".

PS:a GOODZILA aq do forum usa reduzida dana 18 em balanço (divorsed)com pneus 40"recapados, motor turbo 6cc, em relaçoes de diferencial 5.38(8x43 um pouco longo ainda pro tamanho dos pneus)e mesmo apos 3 anos de uso nao quebrou a DANAZINHA,ou seja acho muitissimo forte esta carcaça.

sem falar que ainda da pra criar reforços estruturais em volta dela que nem de bloco de motor pra corrida.
  • 04/11/2009, 10:11
    fabiano caxias
    0 pessoal usa em jeep cross com motores 2.0 16v turbo(vectra),ap turbo,opala 6cc turbo,4.9 e tantos outros e não é pela reduzida willys q ficam enpenhado em uma prova.mas aqui no forum uns ao inves de dizer q acham melhor uma ou outra,preferem dizer q não presta a de willys.Ai quando se fala q tem so meia duzia q sabe montar decentemente uma caixa ,ninguem acredita.
    Alem de ter aqui em caxias os kit corpas de engrenagens q são mais grossas e extremamente rezistentes.
    t case willys
    33'' recapados
  • 04/11/2009, 17:07
    Varela
    5 Anexo(s)
    Esse tipo de quebra já aconteceu comigo, duas vezes.
    Uma com uma tcase toyota vejam fotos. Aqui era tudo orix.
    E uma com uma tcase wyllys. chegamos a conclusão na época que a roda travou na caixa de rodas, forçando a tcase.
  • 04/11/2009, 17:10
    Varela
    Citação:

Postado originalmente por Varela Ver Post
    Esse tipo de quebra já aconteceu comigo, duas vezes.
    Uma com uma tcase toyota vejam fotos. Aqui era tudo orix.
    E uma com uma tcase wyllys. chegamos a conclusão na época que a roda travou na caixa de rodas, forçando a tcase.

E na semana passada (essa é pra voce Regisvaldo), começou a fazer uma barulho na tcase do Vida Bandida...
    Hoje foi pra oficina, e conforme o mecânico, quebrou tudo por dentro, ele tem quase certeza que foi o rolamento do eixo chorão que quebrou, ou seja, se ele quebrou foi com certeza erro de montagem, já que ele entra um pouco apertado e já vi nego dando até marretada pra passar o pino...
    Estou indo lá agora e vou analisar melhor e tirar fotos.

[]s
  • 04/11/2009, 19:26
    leopoldo
    Essas fotos ai de cima nunca poderiam ser por causa da roda.

Se assim o fosse, todos os parafusos que seguram a Tcase teriam cizalhado.

De novo, ou houve erro de montagem, ou a carcaça já estava trincada por mau manuseio, impactos, etc....

Eu já abri uma caixa dessas e a carcaça é um absurdo de ressitente para um jeep.

Numa avalaição inicial, é orelhada
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:21.