Pessoal, vamos voltar ao princípio, na hora que vi as fotos me veio direto a cabeça a idéia de ter sido uma pedra impactante na carcaça fazendo a mesma quebrar, o que é bem provável já que o amigo estava andando sobre estrada carroçal. Porém quando vi as demais fotos, vi que quebrou exatamente a partir do olhal (buraco) de onde peça o pino chorão, assim, tem outra variante aí, a pressão que o eixo fez na carcaça pode ter, com certeza, tricado e levado a quebra da carcaça, pois de dentro pra fora sabemos que não foi, pois as engrenagens e eixos estavam íntegros.
Isso pode ter acontecido de duas formas, o eixo estar na medida errada, ou seja, na intensão de evitar o vazamento de óleo por ali (e é por ali que, senão todas, mas a maioria das reduzidas vaza óleo), o torneiro, ou o mecânico pediu um ajuste mais fino, ou seja, mais próximo, o que na maioria das vezes, não se fabrica um eixo desses, mas sim uma bucha para pegar na parte da carcaça, o que seria a outra possibilidade, ou seja, de qualquer forma o eixo exerceu uma pressão suficiente para trincar a carcaça pelo olhal e aí levar todo o resto a partir.
Não sou engenheiro, mas estudei por algum tempo engenharia, contudo entendo um pouco sobre esforços, e outra coisa o material não ajuda ou seja, não aguenta nem estiramento e nem pancada, ou seja, a carcaça de qualquer caixa de engrenagens, sendo fabricada em ferro fundido, é um perigo para pancadas (por isso o uso dos protetores), e como é tudo bem dimensionado de fábrica... não correria esse risco de tricar por estiramento.
Peço ao amigo, dono do bagulho, que se comprar outra carcaça que tire as medidas do eixo (pino chorão) e do orifício (olhal) onde o mesmo encaixa e veja a diferença, de preferência com um micrômetro, assim verá que, se as medidas estão muito próximas, poderá sim ter sido isso o que ocorreu, agora, como você não tem mais como tirar a medida da que quebrou, quando conseguir a nova (geralmente usada), confere lá.
Pelo amor de Deus se você ver que as medidas estão muito próximas, não monte com o mesmo eixo, ou se for fazer uma bucha não deixe muito próximo, pois senão vai quebrar denovo.
Abraços e espero não ter falado muita besteira.