:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:: mrgreen::concordo:
Versão Imprimível
Se não for falha estrural da caixa pôr fadiga, eu arriscaria engrenamento da reduzida acidental por falta das travas na haste de acionamento, ou até mesmo um pedaço de metal entre os dentes. :pipoca:
Luca, a caixa quebrou porque não tem resistência na estrutura pra tracionar um engesa, aconteceu com um cliente meu que veio de BH com um engesa F1 motor opala 4cil todo original pneu 750x16 argentino com reduzida de CJ, quebrou da mesma forma, não tinha nenhuma fissura na estrutura, rolamentos ok. Analisando o porque da quebra, cheguei a conclusão de que o esforço que a t-case faz no Engesa para transferir o torque do motor para as rodas é muito maior que se fosse num CJ ou Rural. Por que? Porque um carro com suspensão por feixe de molas a roda "derrapa" mais fácil que um carro com suspensão com mola aspiral, então a t-case explodiu pelo esforço entre o carretel e a engrenagem que liga o câmbio à t-case forçando uma contra a outra e "empurrando" a carcaça até ela explodir.
Acho que foi isso, espero ter ajudado.
Desculpe :mrgreen:, mas não consigo entender o que tem a vêr, quebra da tcase com mola helicoidal ou feixes de molas! :pensativo:
A quebra estaria mais relacionada com o peso do veículo ou relação muito longa, aumentando o esfôrço entre os dentes.
A tcase do JEEP não é lá essas maravilhas, mas não tracionar um engesa...
Essa mesma caixa, traciona a Rural, a F75 e jipes com tôdo tipo de suspeção bem mais pesados que um engesa.E como os jipes usam relações curtas o esfôrço é ainda menor. :discordo:
já que é p/ contar causo de tcase quebrada...heheh
essa tcase de samurai partiu a carcaça, sai quebrando dentes, moendo tudo..
situacao..
o samurai em questao estava subindo um degrau de pedra, comecou a kicar e voltou de ré.. quando a traseira chegou ao chao a mola mestra do feixe quebrou, o eixo foi deslocado p/ frete, chegou no final de curso da espiga do cardã, a mesma empurrou a tcase p/ frente e saiu quebrando a carcaça no ponto de fixacao do suporte...
foi só um CCRRRRRAAAAAKKKKKKKKKK tlec..telc..telc..telc...tlec..
adivinha quem foi o culpado??? o feixe de mola... entao a afirmacao do amigo ae sobre o feixe quebrar tcases faz sentido..hehehehhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.gif
Bill e Zé Renato, penso que mola aspiral tem a ver pelo ocorrido, porque imagina a suspensão trabalhando, o eixo preso com feixe de molas tem uma certa tendência a ficar "suspenso" fazendo com que a roda destracione mais facilmente e o eixo com mola aspiral fica sendo "empurrado" em direção ao solo e por consequência com maior poder de tração. Em tempo, o engesa que citei anteriormente, quebrou a t-case de willys duas vezes usando caixas novas e a relação de diferencial usada era 9x44.
O que acham? Não sei se me expressei bem. Pelo que vi no Engesa daqui e pelas fotos a quebra foi igual. Mas, sei lá entende?
posso me intrometer?
Arthut, nao consegui imaginar o carro no solo plano o fato de estar usando feixe de mola existir essa tendencia da roda ficar sem tracao por culpa da mola.
mas mesmo que ficasse, o que o fato de uma roda ter ou na tracao iria influenciar na quebra da carcaça da tcase? se fosse por esse lado a tcase quebraria tb num frenagem brusca onde uma das rodas travassem..
T+
O que você está dizendo tem a ver com o curso de suspensão e não do tipo de suspensão que é.
Compare a suspensão feixe de mola do antigo Devasso com QUALQUER Engesa que quiser e depois me fale qual carro ficou com pneu no ar.........
Abraços,
Bill
Bill e Fabil, acho que me expressei mal, não tem a ver com curso de suspensão e sim com a pressão que a mola exerce sobre o eixo, não sei explicar como, só acho que a mola aspiral exerce uma pressão maior sobre o eixo (vou consultar um amigo engenheiro pra me explicar melhor) e por isso quebrou a t-case ao meio, reparem bem e observem que a forma que a carcaça abriu e já que não tinha rolamentos ruins pra travar alguma coisa, foi por forçar uma engrenagem a outra até romper a caixa.
Acho que foi isso, mas veja o que acham, porque isso é uma suposição minha o que acham?
Abraços
eu acho que a unica maneira de mola exercer mais pressao sobre o eixo é se aumentar o peso do carro.. mas isso valeria p/ qualquer tipo de mola ou até mesmo sem mola nenhuma..
T+
Bom, eu estou falando de quebra em situação normal de uso, não de acidente :parede: !
Se isso que vc falou valer como argumento, eu também podería dizer que a causa de quebra da tcase pode sêr a cebolinha do frêio pôr exemplo, sabe como? :mrgreen: O cara pisou no frêio e a luz não acendeu, o cara que vinha atraz destruíu a trazeira do Jipe e a tcase foi junto, quem é o culpado? A cebolinha do frêio! :pensativo: Tudo depende da forma de argumentar ! :palmas: