x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 54
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

TESTE

Boa tarde Mauro,

Para mim, com mola para fora ou para dentro, vaí rolar com o mesmo ângulo, mantidas as outras condições (bitola, pneu, nº de pessoas e assentos, etcc)

A diferença entre os posicionamentos é desprezível.

Para mim é mais que certeza.

E e isso é tudo que importa......

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Quanto mais próximos os feixes da rodas menor a alavanca, quanto mais longe maior a alavanca.

Sem dúvida q os feixes próximos das rodas darão mais estabilidade, pois o chassi ficara mais paralelo ao solo nas curvas.

Conhecem aquela frase: "Me de uma alavanca e moverei o mundo"?

Pois é, pra tombar um jeep é bem mais fácil.

Espero ter ajudado, se não ajudei tb é só pegar o carro e fazer o teste prático....hehehehehe, brincadeira gente, não façam isso.

Abraço

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

estabilidade???

Scacca,
    Voltamos ao velho problema, não é a estabilidade da carroceria, é a do CJ, são coisas diferentes.

Oi Mauro e Pessoal,

A pedidos que espero que não se repitam.
    Se quiserem participem da Jipenet.

Sou Engenheiro Mecânico Automobilístico.
    Dei uma lida lá e estão fazendo uma confusão desgraçada.
    Está quase tudo errado... 99% errado.
    Estabilidade para todos os efeitos é algo dinâmico e não estacionário.
    Para o Leopoldo: seus gráficos da pagina 1 só tem algum sentido para o caso estático e neste caso o vetor que importa é só o do peso atuando no C.G. Que deve ser sempre orientado para o centro da terra. Então neste caso o que influi é basicamente a inclinação do terreno. Ou seja, nem precisa pensar onde vão estar colocadas as molas. Isso era a resposta que vocês precisavam certo!
    Qualquer gráfico de estabilidade é feito vendo o veiculo e as forças de cima e não de frente como os dele.
    Frase do Leopoldo (não estou pegando no pé dele não, mas como foi ele que escreveu mais acabou escrevendo os maiores absurdos...
    “Só sei que o limite é por volta de 1g”

Ficou doido de vez né o Corvette 1984 com um kit opcional especial de suspensão era o veiculo de rua que mais fazia curva na época é o g máximo era algo como 0,86.
    Teoricamente (e na prática) g 1 ou superior só com ajuda de cargas aerodinâmicas, ou seja, aerofólios, asas ou com a carroceria fazendo tal efeito .... ou seja, algo como um veiculo de corrida tipo formula e não um jipe.
    Um veiculo médio deve ter um g de 0,6... um CJ se tiver 0,4 – 0,5 é muiiiito.

Para colocar formulas e falar seriamente sobre estabilidade temos antes que falar de noções básicas de rolamento que acho que ninguém do fórum vai estar capacitado para este básico. Quanto mais para o resto.
    Alguém será que sabe o que é coeficiente de aderência!
    E que grosseiramente o asfalto tem cerca de 0,8 a 0,9 (só aqui já não pode ter g 1) quando seco e 0,5 a 0,7 quando úmido!
    E isso quando não temos escorregamento!
    Com escorregamento temos cerca de 0,75 para o seco e 0,45 a 0,6 para o úmido!
    Talvez nem saibam o que este escorregamento!
    E a diferença entre escorregamento e deslizamento!
    Ai temos que pensar na resistência de rolamento e calculo do diâmetro real do pneu para cada condição de movimento uniforme para calculo da carga radial uniforme!
    Isso para começar a pensar na dinâmica do rolamento numa situação de movimento uniforme (ou seja, entre outras coisas; em linha reta)!
    Já que o esforço resistivo de rolamento é algo primordial para conseguirmos calcular o ângulo de escorregamento (agora sim vamos começar a pensar em virar o volante)!
    Claro que tudo isso pode ser simplificado de algumas formas como:
    - Formula de Heldt Von Dorr
    - Tabela Dunlop
    - Formula do Instituto de Tecnologia de Stuttgart
    E vai... complicando... e com um detalhe... só cheguei ao ponto em que começamos a girar a direção! Continuamos ainda em linha reta!
    Em seguida começa tudo a ficar mais complicado e sofisticado, pois teremos que acrescentar acelerações, movimentos não lineares, etc. Ou seja, todas as equações ficam no mínimo um grau maior. A começamos a lidar com calculo diferencial integral e coisas do gênero!

No fundo você falaram muito mais de rolagem de carroceria que de estabilidade. E a rolagem de carroceria não afeta em praticamente nada na estabilidade que vocês estão discutindo.
    Afeta sim o conforto ao rodar.
    Afeta sim a suspensão pela alteração da geometria da suspensão.
    Mas nada que seja considerado na situação que vocês estão preocupados que é a de rolagem lateral.

Abraços,

Wallace

--- Mauro Bonilha <mauro.ctbm@bol.com.br> escreveu:
    > Oi Wallace !!!
    >
    > Eu estou escrevendo para vc, pois sei que vc é Engenheiro Mecânico,
    > e acho que vc poderá ajudar. É o seguinte: lá no Forum 4x4Brasil,
    > mais precisamente no tópico
    > http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1391 , nós estamos
    > discutindo se aquela modificação feita em cj's, de se colocar os
    > feixes traseiros para o lado de fora do chassis (uns 12,5cm cada)
    > traria ou não mais estabilidade para o jipe. O certo é que essa
    > modificação tras mais estabilidade para a CARROCERIA, pois ela
    > "deita" menos, devido a redução da alavanca. Porém, a discussão se
    > focou na estabilidade do jipe como um todo, inteiro. Nós queremos
    > saber se essa modificação afatará o limíte para o capotamento, seja
    > em uma inclinação lateral, seja em uma curva feita velozmente.
    >
    > Eu possuo no meu cj5 os feixes para fora, e afirmo que na carroceria
    > a diferença é grande. Porém, não sei se a estabilidade final foi
    > alterada. Isso é de grande interesse para mim e para outros que já
    > fizeram isso, e tbm para aqueles que pensam em fazer.
    >
    > Bom, o pessoal está meio dividido lá: uns dizem que melhora outros
    > que não...enfim, nada conclusivo. Por seus estudos e exeriência,
    > gostaria que vc pudesse contribuir para essa discussão. Se vc não
    > quiser escrever lá, poder escrever para mim mesmo, que eu repasso
    > para o forum.
    >
    > Wallace, a discussão lá está meio longa e meio chata pois não se
    > acha uma resposta definitiva, e acho que vc poderá ajudar muito
    > nisso!
    >
    > Acho que já estou me alongando demais!
    > Resumindo: espero anciosamente sua resposta!!!
    >
    > []'s
    > Mauro Bonilha
    > Porto Alegre_RS
    > mauro.ctbm@bol.com.br

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Caro Wallace....

Talvez tenha sido ingenuidade minha achar que contribuir com seu conhecimento fosse alguma satisfação para vc. Achei que quanto mais pessoas especializadas dessem uma força, mais interessante ficaria. Eu não queria ficar insistindo num monte de bobagens que eu poderia estar falando sobre esse assunto, e por isso, enviei um e-mail para vc para saber o que vc achava disso. Eu quis me mexer! Eu nao pensei que o fato de participares de outro lugar de encontro virtual de jipeiros fosse tão duro de superar. Somos todos jipeiros, e pensei que vc ficaria satisfeito de poder contribuir sobre esse assunto, pois é de interesse de JIPEIROS, e tbm estaria mostrando o que vc sabe, já que vc é Eng. Mecânico Automobilístico.

Acho que vc foi grosseiro em sua resposta. Fui EU que fiz o convite a vc, a acho que é pra mim que deverias falar "vc não sabe nada"!
    O engraçado é que nosso amigo Leopoldo, que contribuiu muito aqui e em outros tópicos (mas nunca menosprezando), já havia chegado á mesma conclusão que vc!

Eu sou leigo no assunto. Sou apenas estudante de eng. mecânica. Convidei vc a participar porque sabia sua profissão. Vc é da área, a achei que sua contribuição seria de grande valia. E realmente foi, em termos técnicos. Só não a foi em termos HUMANOS, pela agressão pessoal, que acho que foi gratuita e sem razão.

Meus pedidos e convites não se repetirão! Ah, já estou cadastrado na jipenet a mais de 5 anos...e lá tbm já foi falado sobre os feixes para fora trazerem mais estabilidade, porém, até onde eu li, jamais havia sido negada essa afirmação...mesmo na "jipenet"!

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Capotados?????

Bom, da minha parte considero que foi um exercício toda essa discussão, mesmo não tendo tido um final feliz, afinal tenho meus conceitos e tudo bem se alguém discorda, seja lá como for. Estou sempre pronto a decobrir mais.
    De tudo isso, espero que não se iludam em ficar movendo feixe para cá ou para lá, pois provávelmente trará mais problema a um veículo que tem todas as restrições como o CJ, inclusive agora com essa história de inspeção.

E finalmente, para terminar mesmo essa discussão,

Depois de ler a explanação do ilustríssimo colega, dei uma espiada no site do National Highway Traffic Safety Administration, onde o nosso problema está sintetizado em uma simples fórmula.
    Para quem quiser dar uma espiada:

http://www.nhtsa.gov/:

Tem muita coisa sobre capotamento por lá.

Não vou traduzir porque parece obvio:

What is a Static Stability Factor (SSF) and how is it computed?
    The Static Stability Factor (SSF) of a vehicle is an at-rest calculation of its rollover resistance based on its most important geometric properties. SSF is a measure of how top-heavy a vehicle is.

A vehicle SSF is calculated using the formula SSF=T/2H, where T is the "track width" of the vehicle and H is the "height of the center of gravity" of the vehicle. The track width is the distance between the centers of the right and left tires along the axle. The location of the center of gravity is measured in a laboratory to determine the height above the ground of the vehicle's mass. The lower the SSF number, the more likely the vehicle is to roll over in a single-vehicle crash.

What is a good Static Stability Factor (SSF)?
    A higher SSF value equates to a more stable, less top-heavy vehicle.
    SSF values across all vehicle types can range from around 1.00 to 1.50. Most passenger cars have values in the 1.30 to 1.50 range.
    Higher-riding SUVs, pick-up trucks, and vans usually have values in the 1.00 to 1.30 range.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -illustration3_139.jpg  

Caro Mauro,

Eu atendi o seu pedido, ou não!
    Eu contribui, ou não!
    Você pediu minha opinião e eu escrevi a mesma!
    Se no meu entender estava quase tudo errado o que posso fazer!
    O que falei sobre o Leopoldo! Falei que estava falando besteira e coloquei o sinal se você não sabe para o que o sinal serve não me culpe pela seu desconhecimento.
    Se alguém certamente agrediu alguém, este foi você.
    Pedi que as perguntas fossem na Jipenet e não aqui. O que tem isso de errado!
    O pior de tudo é que não teve a coragem de responder diretamente. Ou seja, estaria falando pelas costas se eu não tivesse tido a preocupação de confirma que a mensagem tinha sido corretamente postada.
    No mais o Leopoldo acabou de informar o que eu falei. É numa situação estática em que nada muda com a alteração dos feixes etc e tal.
    Se você ficou chateado que numa situação dinâmica é muito complicada a explicação se baseando em formulas como estava sendo discutido sinto muito, mas tive que estudar alguns anos para ter algum conhecimento. Assim é meio impossível explicar isso em algumas poucas linhas.

Wallace

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Wallace, não queira inverter as coisas. Teu histórico te condena. Tá parecendo as novelas que de vez enquando vc participa na Jipenet. Vamos parar com isso que aqui não é lugar para esse tipo de coisa. Deve ser a primeira vez que isso acontece aqui no forum, e espero que não se repita. O negócio é jipes e alto-astral. Confusão a gente deixa pra fazer com o pessoal da inspeção veicular!

Mudando de assunto...

Sobre os feixes: talvez em breve recolocarei eles em sua posição original! Toda aquela trabalheira... mas não dá nada! Serviu como experiência!!! 8)

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Pedi que as perguntas fossem na Jipenet e não aqui. O que tem isso de errado!
    Grande Wallace!!!

Seja Bem-vindo ao Fórum 4x4 Brasil!
    Certamente não há nada de errado preferir este ou aquele... Gosto não se discute. Mas sinta-se à vontade, para navegar e participar no nosso Fórum, que agora também é seu! Eu já participava de outros fóruns, antes de conhecer este. Fazia menos de uma semana que havia sido criado quando entrei por aqui... Estranhei de cara, mas fuçando um pouco vc vai descobrir como é dinâmico! O formato é o mesmo do Pirate4x4, lá dos gringos, que vc já deve conhecer... Vc pode ter seu álbum de fotos pessoal, pode postar fotos, desenhos... E não paramos de crescer! Confira nas "Estatísticas". Temos que manter a mente aberta para as novas idéias...
    []'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Capotados

Mauro,

Após todo o tumulto, ficou faltado resumir aos ouvintes o final da história, que afinal é o mais importante. Mas antes, uma retificação minha sobre os seus diagramas na pag 1:
    Você tem razão quando diz que após a linha do CG passar para o lado de fora da linha do pneu o bicho já está indo de lado.
    Não importa muito se é na borda externa ou próximo, nem se o CJ está quase parado ou a 50 km/h, afinal, para quem está virando de lado ou ficando invertido, que se dane onde esta o CG ou o pneu. É só prejuízo e estrago.

Veja fig abaixo, ajustada para o caso real, que era o desenho que eu deveria ter postado desde o começo para comparar com os seus.

Vamos esquecer o termo estabilidade, pois entraria uma série de fatores que não compete a nós discutirmos no momento.

Na próxima vez que alguém perguntar algo correlato, vou tomar o cuidado de mencionar equilíbrio, balanceamento ou distribuição de peso e não a palavra estabilidade, nem de carroceria, visto a confusão que gerou.

E sobre aquele material, se o colega realmente fornecer uma cópia, lhe aviso pois se tiver interesse, dá um toque que eu providencio.

Ao seu colega apressadinho no mau humor, êle tem razão do 1 G, eu peguei a informação errada numa tabela. Só recomendo a êle ler 2 vêzes as páginas antes de cutucar, afinal o meu diagrama está na pag 2 e ainda não ví nada errado nêle, corrigindo a altura r que eu não tinha digitado.
    Imagens Anexas -capotado_148.jpg 

Oi Mauro e Pessoal,

A pedidos que espero que não se repitam.
    Se quiserem participem da Jipenet.

Sou Engenheiro Mecânico Automobilístico.
    Dei uma lida lá e estão fazendo uma confusão desgraçada.
    Esse cidadão aí, é o quê algum REI , só podia ser engenheiro,
    e que história é essa de A pedidos que espero que não se repitam.
    Se quiserem participem da Jipenet. E BLÁBLÁBLÁ
    não entendi prá que tamanha prepotência, pois duvido que o Sr. não tenha se deparado com algo em sua profissão, que tivesse que pedir ajuda a outras pessoas sejam elas engenheiros, torneiros, mecânicos ou até a um simples curioso

Se quiser participar do 4x4Brasil como colaborador, aprendiz e amigo seja bem vindo :P ,

Agora senão, Fique com a sua Arrogância e sua individualidade na Jipenet, pois aqui não faz falta nenhuma , o que nos precisamos aqui é de companheiros para somar e não para subtrair

deculpem-me mas só agora vi esse "diálogo" e fiquei muito decepcionado com o tratamento dado a nós todos

Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Pessoal,

Não tinha lido isso antes, mas acho que o Sr. Wallace está fazendo alguns comentários indevidos, afinal:
    ...acho que ninguém do fórum vai estar capacitado para este básico. Quanto mais para o resto.
    Alguém será que sabe o que é coeficiente de aderência!
    Por acaso ele é jipeiro? Se for, por favor, não comente com ninguém para não sujar nossa imagem.

Se alguém tem um conhecimento maior num determinado assunto, não quer dizer que precisa ser arrogante. Limite-se apenas a contribuir tecnicamente com o fórum, ao invés de agredir com palavras de desdém a todos.

Desculpem, mas me senti na mesma posição que o Ian.
    [s] não querendo mais ver isso no fórum,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem