
Postado originalmente por
Paulo Limão
Então, deve ser por isso mesmo que não tá rodando. O esquema realmente é muito bom, mas os créditos fica pra o criador, nosso colega do fórum Douglas J. Paula.
PPBarroso, as cores dos fios são mais pra não confundir muito na hora das ligações, no meu usei fio com 1mm verde para as lanternas dianteiras e traseiras, 1mm amarelo para setas, 1mm vermelho para freio, 2,5mm azul para farol baixo, alto e milhas. Só tem cuidado com a espessura do fio, e sua capacidade de condução, que é mais importante do que a cor.
Corrente máxima de amperagem por fio (A):
1,0mm² - 13,5 A
2,5mm² - 18,0 A
4,0mm² - 24,0 A
6,0mm² - 31,0 A
10,0mm² - 42,0 A
Use sempre a continha básica para calcular qual tipo de fio deve usar: C
= P / T
Onde: C - corrente, P - potência e T - tensão (no caso, 12v).
Um exemplo:
Vc quer ligar um par de farol de milha com lampadas de 55W e não sabe o tipo de fio que deveria usar, o que faz? Usa a continha básica de cima,
C = 55 / 12, então C = 4,6A. Facim facim, ok? Já sabemos que uma lampada de 55w tem corrente de 4,6A e um par teria 9,2A, certo? Lembrando que sempre use fio com folga de 20% do corrente máxima exigida.
9,2 + 20% = 11,04
Então, um fio de 1,0mm² daria conta de um par de lampadas de 55w.
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