Postado originalmente por
Paulo Limão
Então, deve ser por isso mesmo que não tá rodando. O esquema realmente é muito bom, mas os créditos fica pra o criador, nosso colega do fórum Douglas J. Paula. :concordo:
PPBarroso, as cores dos fios são mais pra não confundir muito na hora das ligações, no meu usei fio com 1mm verde para as lanternas dianteiras e traseiras, 1mm amarelo para setas, 1mm vermelho para freio, 2,5mm azul para farol baixo, alto e milhas. Só tem cuidado com a espessura do fio, e sua capacidade de condução, que é mais importante do que a cor.
Corrente máxima de amperagem por fio (A):
1,0mm² - 13,5 A
2,5mm² - 18,0 A
4,0mm² - 24,0 A
6,0mm² - 31,0 A
10,0mm² - 42,0 A
Use sempre a continha básica para calcular qual tipo de fio deve usar: C = P / T
Onde: C - corrente, P - potência e T - tensão (no caso, 12v).
Um exemplo:
Vc quer ligar um par de farol de milha com lampadas de 55W e não sabe o tipo de fio que deveria usar, o que faz? Usa a continha básica de cima,
C = 55 / 12, então C = 4,6A. Facim facim, ok? Já sabemos que uma lampada de 55w tem corrente de 4,6A e um par teria 9,2A, certo? Lembrando que sempre use fio com folga de 20% do corrente máxima exigida.
9,2 + 20% = 11,04
Então, um fio de 1,0mm² daria conta de um par de lampadas de 55w.
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