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Olá B Gomes,
Até agora gastei L$ 106,00
L$ 50,00 entalhado usado "vai ser cortado e a ponta que vou usar está otima"
L$ 56,00 no aço para flange.
A mão de obra do torneiro vou ficar sabendo na segunda - feira, vai tirar as medidas e diser quanto vai ficar.
Vou tirar fotos das peças brutas e coloco no site.
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Brigadão Carlos.
Assim que terminar, seria muito pedir para descrever passo a passo como foi realizado o trabalho, ilustrando com fotos. Acho que seria uma base para todas essas nossas pesquisas e tornaria o tópico a principal referência para tal.
Só mais uma perguntinha. Pelo que percebi o amigo Lucema possui motor de opala acoplado a esse câmbio. Com sua adaptação, foi preciso mexer nos cardãs? Minha modificação vai ser igualzinha, mas vou dar uma fuçadinha no motor, pois com o mesmo consumo a potência sobe para uns 130hp.
Obrigado!!
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Olá B Gomes,
Já estou fazendo passo a passo com fotos, não tenho camera digital e está sendo feita no filme, revela scaneia e ai vai.
No meu caso estou com motor de Opala 4 cc e o radiador original do 6cc. tenho espaço e vou puxar o motor para frente e não mexer nos cardãs sei que funciona no CJ 5 agora se for o 6cc acho que tem que trocar o radiador.
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Que jóia Carlos, vou colocar o motor do Opala 4cc também. Deixa eu resumir as modificações:
1 - Usarei o motor 151 gasolina, por causa do comando de válvulas ser mais esperto que o do álcool e fica mais barato transformar o gasolina em álcool trocando os pistões do que colocar o comando do gasolina no álcool. Só aí já vai para uns 102Hp. Gasto= $100 (Pistões) + $100(Mão-de-obra)
2- Rebaixarei o cabeçote 1,5mm, pois o combustível atual permite uma taxa de compressão mais elevada, vai para uns 13:1. Além disso colocarei o carburador 3E 34 SEIE (Duplo estágio do álcool) que anda bem, é econômico, barato e encontra tudo facinho. Com isso vai para uns 130Hp. Gasto= $100(Carb.) + $150 (Rebaixar cabeç.)
3- Colocarei ignição eletrônica, que melhorará o rendimento e mais um pouquinho a potência. Gasto= $250 (Pode-se não trocar, considero questão de confiabilidade)
4- Não colocarei, mas se quiser colacar escap. dimensionado a potência sobe mais um tanto, igualando ou chegando perto do 6cc do Opala.
Resumindo, fazendo as duas primeiras modificações, vamos ter a mesma vazão de combustível do motor a álcool comum e com uma potência considerável. Acho que o Lucema disse que o dele a álcool faz 5,5 km/l na cidade e 7 na estrada, além de ganhar mais 400rpm no giro máximo. Com isso tudo aliado ao câmbio 5m, aí vc imagina o canhão, justificando seu 2.5 mal aproveitado. Comparando com os 108Hp AP de $800 (que dizem ser mais econômico) e $250 para adaptá-lo ao câmbio do chevette, fica a critério do "Louco" igual a nós. Tem também os que optam por fazer o motor 6cc Willis por uns $1100 e só uma abridinha no câmbio por $150, ficando com 3m, 90Hp e 5 km/l a gasolina, mas o dele é original!
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E voltando ao assunto da adaptação, aguardo muitititisssimo essas fotos. Preciso comparar com minhas míseras idéias e colocar para funcionar logo essa coisa!!!
:idea: Esperando e sempre imaginando :?:
Bruno Gomes
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B Gomes,
Olá, desculpe a intromissão, você disse que vai colocar o carburador 3E no 4 Cil, veja bem as medidas da tubagem para não micar na adaptação, alem do mais aqui em SP não encontramos este carburador por menos de R$ 300,00, se achar por ai terá sorte. tbem uso motor Opala a Alcool e estou acompanhando esta adaptação do cambio para depois resolver se coloco pois meu cambio ainda está mandando bem.
Se precisar tenho um carburador Weber 40 corpo duplo a alcool para Opala 4 cil, com coletor de adimissão.
Furlan
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4 Anexo(s)
Olá amigos,
Como prometi este é o começo as primeiras fotos da receita:
Ingredientes:
1 câmbio de Chevette 5 marchas
1 Luva do cardã do Chevete
1 eixo entalhado, pode ser usado.
1 Peça de aço de 240 mm x 200 mm x 25 mm
esta medida é por ser a peça piloto é preferivel sobra do que faltar pode ficar menor.
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:palmas: Muito boa Carlos :concordo: , tá mandando muito bem.....
Enquanto ao Furlan, esse carburador é aquele que saiu no opala e mesmo o chevette álcool, plug&play.
Detalhe, não consigo ficar sem entrar neste tópico, fico vendo se tem novidade o dia inteiro. Já tô ficando louco...
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Olá Turma,
Em uma reunião com mecanico + torneiro + eu é claro jogamos tudo em cima da bancada e com o paquimetro saiu as medidas que não vou colocar agora porque é as peças pilotos mas na receita, acrecente dois retentores de luva do Chevete.
Em breve mais noticias e estou no MSN.
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Fala Carlos !
Parabens pela tua iniciativa !
Aguardamos suas fotos e informaçoes .
Abraço pro ce .
Valmor
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Gome,
Olha eu não sei se este carburador saiu no chevette tbem, pois acredito que o corpo até deve ser parecido porém a tubagem é diferente, agora qto ao Opala ele veio equipando os Opalas 4 Cil sim.
Carlos vai mandando as footos que vamos acompanhando, pelo jeito vai ficar muito bom.
Furlan
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Boa tarde a todos,
Já estou com meu CJ3-B rodando com motor de opala 4cc a álcool e câmbio de chevette, digamos "Clarkette" igual meu amigo Dias, e está td bem sim....Vou bater umas fotos esse final de semana e posto aqui, ok ?? só não tenho passo a passo....a Flange pra encaixar na T-case foi o Dias q fez pra mim. Eu levei meu câmbio até a PG e ele me devolveu tudo pronto. Só precisamos fazer a furação. A cx seca foi mantida do opala 4cc e encaixou perfeitamente, somente arrumando a furação.
Final de semana vou tentar testá-lo numa trilha leve, só não sei se vai dar tempo.....Continuarei de olho nesse forum para acompanhar os outros amigos q estão nessa tbém.....boa sorte a todos....
abraços,