Srs. estou fazendo essa adap do opala 4cc + cambio 4m chevette + reduzida willys + flange do coelho de curitiba.. agora a duvida.. qual é o rolamento que devo usar na reduzida? alquem poderia me dizer.. me passaram um numero 6307 sem blindagem ..
Estou inrritado com meu câmbio original 4M e estou com motor de Opala.
E notei que parrou o topico do câmbio do Chevette e estou interessado.
E ai é forte????
Amigos to prescisando de uma luz aqui , a caixa de chevete 5m encaixa no motor de opala sem adaptaçao? qual capa seca uso do opala ou chevete? um motor desses em um jeep comessa caixa chega em que autonomia em consumo com gasolina ?
Amigos to prescisando de uma luz aqui , a caixa de chevete 5m encaixa no motor de opala sem adaptaçao? qual capa seca uso do opala ou chevete? um motor desses em um jeep comessa caixa chega em que autonomia em consumo com gasolina ?
Boa noite. Tenho visitado esta página com certa frequência ultimamente, não possuo nenhum Jipe e a única experiência que tive com este tipo de veículo foi um Munga, que aqui no Brasil foi produzido com o nome de candango. Fiquei com êle pouco tempo, mas foi o suficiente para me deixar saudades. Atualmente possuo um Ford Maverick ano 1974, que me acompanha já faz 31 anos. O carro está em ótimo estado e o seu motor que é um 6cil 3000 ainda funciona muito bem, levando-se em conta que já está com 530 mil Km rodados e nunca sofreu retífica, apenas troca de anéis e bronzinas, o que foi feito por mim mesmo. Este motor é uma evolução do BF161 que equipa o Jeep e sua mecânica e bem semelhante. Ocorre que o câmbio do meu carro infelizmente quebrou, um pedaço da aranha que prende as esferas do rolamento do primário soltou-se e foi justamente parar nos dentes da engrenagem da primeira marcha. O resultado foi a destruição de tre dentes do carretel e um adente na engrenagem de primeira marcha. Tais peças são um tanto difíceis de encontrar e quando são encontradas são a preços absurdos. É fato que o valor de alguma coisa se relaciona com a necessidade do objeto e a disponibilidade de pagar. Ora, eu não sou colecionador de automóveis antigos, não sou rico e talvez não me enquadre atualmente nem na classe média baixa, porém este carro é o meu único bem e me desgosta vê-lo estragando-se. Então lendo alguns tópicos sobre a adaptação do câmbio do Chevette no Jeep fiquei animado com a possibilidade de ver o meu possante andar outra vez. E Nesta semana adquiri um câmbio de Chevette 4 marchas, talvez até o de 5 marchas fosse melhor mas vou colocar o meu chapéu aonde eu possa pega-lo. Este câmbio é os Chevettes antigos talvez 1974 ou 1975 e está perfeito, eu o consegui por apenas 100 Reais com capa seca, alavanca e calço/travessa. Já vi por aí flanges para adaptar a caixa-seca do Chevette no BF161, mas por questão de custos vou tentar usar um flange para unir a caixa Do Chevette na capa seca do BF161. Pelas minhas medidas mesmo com o flange, o posicionamento do calço da caixa nova vai ficar uns 2 c avançado em relação a caixa antiga e isso é fácil de contornar. Como a caixa é mais curta o cardã do Maverick não servira mais e eu estou pensando eu utilizar o de um outro carro e juntá-lo na ponta estriada do Chevette, não sei se o do Opala serviria pois preciso de um cardã cerca de 20cm maior. Até aqui tudo bem, mas vem agora o que eu considero pior, o eixo primário do Chevette não sevirá pois é mais curto e com o flange ficará mais curto ainda. Uma solução seria soldar o primário do Maverick no do Chevette na medida certa do comprimento, mas queria arranjar outro jeito pois uma solda é sempre um ponto mais frágil. Vou começar a fazer com calma e conto com a colaboração dos colegas e os manterei informado dos progressos do projeto, pois talvez eles possam ser úteis a um outro colega. Abraços fraternos. Vaniel Bittencourt.
Meus caros companheiros de fórum, quem saberia me instruir a cortar os eixos dessa adaptação? Ou seja quantos cm tiro de cada eixo? E a luva do cardan, qual tamanho vou utilizar?