
Postado originalmente por
b_gomes2001
Que jóia Carlos, vou colocar o motor do Opala 4cc também. Deixa eu resumir as modificações:
1 - Usarei o motor 151 gasolina, por causa do comando de válvulas ser mais esperto que o do álcool e fica mais barato transformar o gasolina em álcool trocando os pistões do que colocar o comando do gasolina no álcool. Só aí já vai para uns 102Hp. Gasto= $100 (Pistões) + $100(Mão-de-obra)
2- Rebaixarei o cabeçote 1,5mm, pois o combustível atual permite uma taxa de compressão mais elevada, vai para uns 13:1. Além disso colocarei o carburador 3E 34 SEIE (Duplo estágio do álcool) que anda bem, é econômico, barato e encontra tudo facinho. Com isso vai para uns 130Hp. Gasto= $100(Carb.) + $150 (Rebaixar cabeç.)
3- Colocarei ignição eletrônica, que melhorará o rendimento e mais um pouquinho a potência. Gasto= $250 (Pode-se não trocar, considero questão de confiabilidade)
4- Não colocarei, mas se quiser colacar escap. dimensionado a potência sobe mais um tanto, igualando ou chegando perto do 6cc do Opala.
Resumindo, fazendo as duas primeiras modificações, vamos ter a mesma vazão de combustível do motor a álcool comum e com uma potência considerável. Acho que o Lucema disse que o dele a álcool faz 5,5 km/l na cidade e 7 na estrada, além de ganhar mais 400rpm no giro máximo. Com isso tudo aliado ao câmbio 5m, aí vc imagina o canhão, justificando seu 2.5 mal aproveitado. Comparando com os 108Hp AP de $800 (que dizem ser mais econômico) e $250 para adaptá-lo ao câmbio do chevette, fica a critério do "Louco" igual a nós. Tem também os que optam por fazer o motor 6cc Willis por uns $1100 e só uma abridinha no câmbio por $150, ficando com 3m, 90Hp e 5 km/l a gasolina, mas o dele é original!