Pessoal (especialmente CarlosZN, Lucena, Kbrito),
Desculpem ficar voltando a este tópico, mas como ficaram as adaptações de clarkette depois de algum tempo rodando? Todo mundo continua feliz e sem reclamação?
Abraço a todos,
Felipe
Felipe,
No meu jeep estou usando clarkette 5 marchas com AP MI com kit deep tec entre o motor e a capa seca, e outro kit deep tec entre o clarkette e a tcase willys. Faz 1 mês que estou rodando, na cidade, na estrada e por enqto apenas trilhas leves.
Pra mim, por enqto tá sendo só alegria. Não tenho do que reclamar. Não tive problemas.
No meu jeep estou usando clarkette 5 marchas com AP MI com kit deep tec entre o motor e a capa seca, e outro kit deep tec entre o clarkette e a tcase willys. Faz 1 mês que estou rodando, na cidade, na estrada e por enqto apenas trilhas leves.
Pra mim, por enqto tá sendo só alegria. Não tenho do que reclamar. Não tive problemas.
Peleje,
Obrigado pelo depoimento, mas queria saber do pessoal que instalou a mais tempo, pelo menos um ano... Se em um mês quebrasse, eu não ia querer ver nem de longe...
Mas diz uma coisa: além do flange, precisa mudar mais alguma coisa pra montar no motor AP? Me pareceu que este flange é de chapa recortada, existe algo além disso que possa dificultar a fabricação deste flange?
Peleje,
Obrigado pelo depoimento, mas queria saber do pessoal que instalou a mais tempo, pelo menos um ano... Se em um mês quebrasse, eu não ia querer ver nem de longe...
Mas diz uma coisa: além do flange, precisa mudar mais alguma coisa pra montar no motor AP? Me pareceu que este flange é de chapa recortada, existe algo além disso que possa dificultar a fabricação deste flange?
Abraço!!!
Felipe
Qual flange vc tá falando?
A minha é deep tec....dê uma olhada: www.deeptec4x4.com.br (peça em aluminio, fundida nas medidas e desenho próprio para a adaptação, sem ter que cortar, soldar ou emendar mais nada)
Qual flange vc tá falando?
A minha é deep tec....dê uma olhada: www.deeptec4x4.com.br (peça em aluminio, fundida nas medidas e desenho próprio para a adaptação, sem ter que cortar, soldar ou emendar mais nada)
Só mais um lembrete a vc: o que quebra não é a flange e sim o câmbio ou tcase.
[]s
Peleje
Se estou certo, este flange é fabricado pela Fôlego (http://www.folegoturbo.com.br/produt...36&produto=42), e lá tem um preço mais camarada. Mas como ainda não consegui ver uma boa foto deste flange, não sei se consigo fazer eu mesmo.
Segundo alguns relatos, a caixa de chevette fica subdimensionada quando se usa um motor forte como o AP (o meu é de chevette) e pneus grandes. Por isso eu queria saber da durabilidade, não estou pensando em trocar a caixa de marcha a cada 6 meses. Mas a pergunta era: além do flange, tudo se encaixa: embreagem, ponta estriada, etc?
Se estou certo, este flange é fabricado pela Fôlego (http://www.folegoturbo.com.br/produt...36&produto=42), e lá tem um preço mais camarada. Mas como ainda não consegui ver uma boa foto deste flange, não sei se consigo fazer eu mesmo.
Segundo alguns relatos, a caixa de chevette fica subdimensionada quando se usa um motor forte como o AP (o meu é de chevette) e pneus grandes. Por isso eu queria saber da durabilidade, não estou pensando em trocar a caixa de marcha a cada 6 meses. Mas a pergunta era: além do flange, tudo se encaixa: embreagem, ponta estriada, etc?
Abraço,
Felipe
Acho que não entendi nada do que vc disse.
Mas vamos por parte!
1 - AP não é motor forte para estourar caixa alguma, só se for de chevette 1.0 e mesmo assim acho pouco provável.
2 - Qual seu motor? Chevete?
3 - AP até 33" empurra fácil, acima disso recomendo mudar sua relação, embora a primeira marcha do chevette é mais reduzida que a de 3 e 4 marchas willys, mesmo assim mudaria relação de diferencial e ainda colocaria um kit mais reduzido na tcase em low.
4 - Nesta flange que vc citou não sei se tudo se encaixa, só posso afirmar que na da deeptec vc não altera nada no cambio, não solda, não emenda, não corta e muito menos usa peças não originais no conjunto.
5 - Nem td que é mais barato realmente é mais barato Explicando melhor, sendo mais didático: as vezes vc economiza na flange, mas tem que pagar torneiro para soldar, para usinar, para desbastar fora outras peças (não originais do conjunto) que acaba tendo que comprar (eixo de um soldado com ponteira de outro)
Como regra, na maioria dessas adaptações que vc não compra em forma de kit completo, calcule que seu custo vai ser 3x maior do esperado)
1 - AP não é motor forte para estourar caixa alguma, só se for de chevette 1.0 e mesmo assim acho pouco provável.
Era mais ou menos isso que eu queria saber, mas vc falou que está usando a um mês. Conhece alguém que esteja usando a mais tempo e a caixa continua boa?
2 - Qual seu motor? Chevete?
Infelizmente, sim. 1.4. Pra subir a garagem lá de casa já é ruim.
3 - AP até 33" empurra fácil, acima disso recomendo mudar sua relação, embora a primeira marcha do chevette é mais reduzida que a de 3 e 4 marchas willys, mesmo assim mudaria relação de diferencial e ainda colocaria um kit mais reduzido na tcase em low.
Beleza, meus pneus são 31" e não tenho planos de mudar por enquanto. Mas a consideração não era do motor. No chevette, o peso é menor e o tamanho da roda também. Por isso, se o torque subir muito, o carro vai patinar. Já no jeep, o torque antes da roda patinar é bem maior. E, pelo que ouvi, o elemento mais frágil do motor até a roda era justamente a caixa do chevette...
4 - Nesta flange que vc citou não sei se tudo se encaixa, só posso afirmar que na da deeptec vc não altera nada no cambio, não solda, não emenda, não corta e muito menos usa peças não originais no conjunto.
Era outra coisa que eu queria saber. Basta encaixar.
5 - Nem td que é mais barato realmente é mais barato Explicando melhor, sendo mais didático: as vezes vc economiza na flange, mas tem que pagar torneiro para soldar, para usinar, para desbastar fora outras peças (não originais do conjunto) que acaba tendo que comprar (eixo de um soldado com ponteira de outro)
Se tiverem peças usinadas, recozidas, temperadas, retificadas, etc., complica. No início, pensei que fosse uma chapa (fácil de fazer), mas depois vi que não é tão simples, mas ainda assim consigo fazer o flange fundido.
Por isso perguntei o que vem no kit. Se for só a peça de alumínio fundido e parafusos, posso fazer eu mesmo, enquanto estou juntando $$ pra comprar o AP (vai demorar ).
Como regra, na maioria dessas adaptações que vc não compra em forma de kit completo, calcule que seu custo vai ser 3x maior do esperado)
Sei bem o que é isso, mas, por sorte, ainda não gastei muito além do razoável.
[]s,
Felipe
Se tiverem peças usinadas, recozidas, temperadas, retificadas, etc., complica. No início, pensei que fosse uma chapa (fácil de fazer), mas depois vi que não é tão simples, mas ainda assim consigo fazer o flange fundido.
Por isso perguntei o que vem no kit. Se for só a peça de alumínio fundido e parafusos, posso fazer eu mesmo,
[]s,
Felipe
VC acha que compensa vc gastar uma grana para desenvolver uma flange fundida para fazer apenas uma? Não me leve a mal, até é legal saber que nossa comunidade está crescendo a ponto de desenvolver suas próprias peças, ferramentas sem depender de M.O de outros e muito menos de peças importadas, mas.....
Se fosse eu faria diferente, mas cada um sabe o que é melhor pro seu bolso, pro seu jeep e pra seu estilo de vida.
Boa sorte na impreitada. Se precisar de ajuda, tamos ae!
VC acha que compensa vc gastar uma grana para desenvolver uma flange fundida para fazer apenas uma? Não me leve a mal, até é legal saber que nossa comunidade está crescendo a ponto de desenvolver suas próprias peças, ferramentas sem depender de M.O de outros e muito menos de peças importadas, mas.....
Se fosse eu faria diferente, mas cada um sabe o que é melhor pro seu bolso, pro seu jeep e pra seu estilo de vida.
Obrigado pelas respostas!
Esclarecendo minha insistência: Esse é um daqueles casos em que a gente vê uma boa ocasião: tenho um tio que tem uma fundição de alumínio (rodas de liga leve) e, nas parcas horas de folga, fabrico coisas em madeira, inclusive modelos de fundição. Além disso, tenho solta em casa uma capa seca do chevette. O problema agora é arrumar um bloco AP solto pra usar como referência. Tendo isso, pretendo gastar o combustível pra levar o modelo e algumas latinhas (de verdade, pra derreter).
[]s,
Felipe