x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 55

Tópico: Bloqueio 100%

Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Agradecimentos: 7

Bloqueio 100%

Fala Gente...

Pessoal já sei que o assunto já foi discutido e re-discutido, tem n tópicos a respeito, mas eu preciso de uma informação mais precisa.

Sobre soldar as planetárias e fazer um bloqueio 100%

Qual a possibilidade de quebras de diferencial, semi eixo, cruzetas e rolamentos.
    Estou querendo bloquear (soldar) as duas planetárias. Além do jeep ficar quadrado, tem algum outro incoveniente?
    Vou rodar com o jeep no dia a dia e fazer trilhas.
    Considerando que sou um cavalo pra dirigir, é melhor deixar as planetárias livres pois assim vai quebrar menos?

[]'s quase 200% bloqueado

Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

Re: Bloqueio 100%

Citação Postado originalmente por monge
    Fala Gente...

Pessoal já sei que o assunto já foi discutido e re-discutido, tem n tópicos a respeito, mas eu preciso de uma informação mais precisa.

Qual a possibilidade de quebras de diferencial, semi eixo, cruzetas e rolamentos.
    Estou querendo bloquear (soldar) as duas planetárias. Além do jeep ficar quadrado, tem algum outro incoveniente?
    Considerando que sou um cavalo pra dirigir, é melhor deixar as planetárias livres pois assim vai quebrar menos?

[]'s quase 200% bloqueado

Eugênio

Num jipe de uso diário, não recomendo a soldagem do diferencial. Prejidica em muito a dirijabilidade do jipe e aumenta muito a probabiliade que algo quebre.....

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Re: Bloqueio 100%

Grande Eugênio!!!

Bom, posso contar minha experiência com o Bloqueio White Martins (solda MIG). Como tenho um ENSIMEC Full Lock (100%) na traseira, e a saída mais barata (doce ilusão ) era soldar o dianteiro, embarquei nessa. Não é preciso dizer que os semi-eixos dianteiros são mais frágeis, então como tinha roda-livre, andava com uma desligada, na trilha. Só em situações extremas deve-se engatar as 2. Dessa forma só se deve andar em linha reta. Alinhe o jeep na frente do obstáculo antes de engatar as 2 juntas. Então passe por ele, sem mexer muito no volante. Passado o obstáculo, desligue 1 delas. Assim não quebra.
    Como sua intenção é soldar no eixo traseiro, prepare-se para trocar de pneu todo ano! Quebrar não quebra, mas gasta pneu uma barbaridade!!! No seco, vc deve andar com eles bem cheios, para diminuir o atrito.
    Então, meu bloqueio traseiro não desengata mais! Tá sempre bloqueado 100%! Estou para revisar ele faz um tempão... Mas nunca quebrei nada por causa dele! Já aquela solda que fiz no dianteiro, durou 1 trilha! Sorte minha que foi no final, numa trilha que valia pontos e conseguimos o 1º lugar! Mas a causa da quebra foi abuso mesmo! Eu já tinha quebrado 1 dos rolamentos do munhão esquerdo, a roda estava literalmente "pendurada"! Para finalizar, tinha que sair de uma vala na diagonal, sem chance de alinhar o jeep. Então estercei a direção e acelerei, aí só ouvi: clack, clack, clack, clack... Quebrou a cruzeta do semi-eixo, os 2 semi-eixos, e arregaçou o munhão por dentro. Saí rebocado... Pra consertar tive que cortar e substituir a ponta da carcaça que segura o munhão... :P Bom, é só somar o valor dessas peças e ver se um bloqueio "legítimo" não compensa...
    Na foto, o momento exato da quebra... :P
    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bloqueio 100%-judiaria5_867.jpg  

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

solda

Caro colega,

No eixo dianteiro, até é admissível a solda da planetária.
    Dependendo do processo de solda, nunca mais solta.
    Mas o revés é o relatado acima pelo nosso colega Giovani.
    Um outro detalhe:
    Fica muito mais fácil a quebra do semi-eixo ou cruzeta do eixo dianteiro pela sobrecarga, pois se uma roda estiver "no ar", a outra assume 100% do torque, o que não acontece com os diferenciais progressivos ou os abertos(normal do jeep).

Para o eixo traseira esquece.
    Primeiro porque como o colega Giovani relatou, os pneus vão embora mas a principal razão é que o carro fica difícil de dirigir a não ser em linha reta. Esquece curva. Na chuva, fica incontrolável e perigoso.
    Se voce tentar dirigir na chuva e acima dos 20 km/h voce vai acabar achando um poste ou um muro, e de ré.
    Coloque um bloqueio automático ou pneumático (air lock, true track, gearless, etc)ou um desboqueio progressivo(tracklock, powerlock, etc...)
    O trabalho chega a ser o mesmo, mas o resultado é infinitamente superior.

Pela simplicidade e preço(+/-U$130.00), recomendo o lock right, pois instala-se dentro da caixa do diferencial do jeep.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Re: solda

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Esquece curva. Na chuva, fica incontrolável e perigoso.
    Se voce tentar dirigir na chuva e acima dos 20 km/h voce vai acabar achando um poste ou um muro, e de ré.
    Grande Leopoldo!!!

Não é bem assim... Não fica incontrolável. Ele fica pesado. Na curva, ele tem freio automático... E na chuva, é a melhor hora para se andar com ele, pois o atrito dos pneus diminuem bastante, facilitando as manobras e as curvas. Ando muito bem com ele na cidade, derrapando nas curvas, mas sem nunca perder o controle!
    []'s

Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG

renhaaaaa

Fala Gente....

Giovani, nem me fale em semi-eixo, cruzeta de semi eixo... nem nada...

Até hoje meu jeep tá nos cavaletes por causa da abençoada cruzeta do semi eixo que quebrou e moeu o olhal do semi eixo.

Bom, pelo visto não compensa mesmo soldar as planetárias. Ainda mais pq o jeep é o meu unico carro "doanusmentado".

Rodo de gaiola aqui na cidade, mas se os botinha preta pegam... grampeiam na hora, sem chance de diálogo nem nada....

Como aqui achar peça de jeep é o mesmo que ter uma criação de mosca branca de olhos azuis, vou juntar latinhas (no sentido literal mesmo) pra comprar um bloqueio descente.

Tenho um amigo que está colocando planetárias soldadas no eixo dianteiro do jeep dele. O jeep tá parado desde abril pra trocar o motor para um de opala... Avisei ele mas....

O pior é que ele está com capa cega ao invés de rodas livres....

Disse que o jeep roda este final de semana.... já avisei.... já falei.... agora só vou espera os clacks... creck... tum tum tum.... Mas ainda vou insistir com ele pra desistir da idéia.

[]'s sem bloqueios até poder ter um descente.

Eugênio

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Re: solda

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Esquece curva. Na chuva, fica incontrolável e perigoso.
    Oi Leopoldo !!!

Eu acho que fica "menos controlável" com certeza. Agora, tanto assim não! Eu nunca dirigi um jipe com bloqueio 100% atrás, mas a prática nos mostra que não é tão perigoso assim, até porque parece que já tem vários rodando por aí desse modo. 8)
    Quanto a prática, o Giovani pode nos dizer melhor!

Uma pergunta: são os dentes das planetárias que são preenchidos com solda, correto??? Ou não???

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG

Onde soldar

Fala Gente...

Isso mesmo Mauro, solda os dentes das planetárias.

[]'s tirando a idéia da cabeça

Eugênio

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Re: Onde soldar

Fala Monge!!!

Não poderiam ser os dentes dos satélites ao invés dos dentes das planetárias???? O resultado seria o mesmo???
    (É porque eu acho que devem ser mais baratos os satélites que as planetárias....não sei! Quem que sabe?)

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Citação Postado originalmente por mauro2br
    Fala Monge!!!

Não poderiam ser os dentes dos satélites ao invés dos dentes das planetárias???? O resultado seria o mesmo???
    (É porque eu acho que devem ser mais baratos os satélites que as planetárias....não sei! Quem que sabe?)

[]'s

Por serem maiores, as planetárias seriam a melhor opção, pelo menos teoricamente. Mas na prática, acho tanto faz.

Fiz nas planetárias no meu, pois sabia que não iria voltar atrás. Está pensando nessa posibilidade?!?
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .

Voltar atrás é coisa de viado........

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

bloqueio na traseira

Boa a tarde a todos.....
    Vamos lá aos esclarecimentos....

-Planetárias soldadas no eixo dianteiro:

No eixo dianteiro, tudo bem desde que se utilizem rodas livres manuais.
    No asfalto....RODAs LIVREs SOLTAs.

Na terra e lama , tudo bem, só que espere um comportamento mais duro na direção. O jeep também fica com uma grande tendência a sair de frente em declives enlameados.

-Planetárias soldadas no eixo traseiro:

NUNCA deve ser usado o processo de solda das planetárias em diferenciais TRASEIROS de qualquer tipo. A não ser que esse jeep não saia do meio do mato.

Porque?

1.Sem o efeito diferencial no eixo traseiro, no asfalto, a sêco, vai haver sobrecarga de semi-eixo pois o de fora da curva vai querer rodar mais e o de dentro da curva vai querer rodar menos, logo, ambos lutarão um contra o outro e portanto maior probabilidade de rompê-lo.
    Os esforços aumentam quanto menor for o raio de curva e quanto mais se pisa no acelerador.

O diferencial também compensa lado esquerdo direito em linha reta pois os pneus não são rodas perfeitas (são moles).
    Sem o diferencial, o jeep caça frango o tepo inteiro.Eu estou sendo explícito para o asfalto.

Se andássemos só linha reta e na lama encharcada, tudo bem, mas no mundo real temos de fazer curvas.

2.A viatura com planetárias soldadas no eixo traseiro são um perigo pois podem ficar incontroláveis nas curvas em médias e altas velocidades, pois a tendência é sair de traseira, fazendo o jeep rodar e ainda na chuva, como é mais fácil os pneus desgarrarem, fica pior ainda.
    Assim, ou quebra alguma coisa ou o jeep pode rodar no asfalto molhado...Eu pelo menos não quero ver o meu rodando sem controle numa estrada de 2 vias e na chuva. Não gosto de barranco nem de para choque de caminão.

Observem que junto aos manuais dos diferenciais auto-blocantes ( Americanos) vem normalmente um manual de dirigibilidade alertando para que os jeeps quando equipados com blocantes devem ser manuseados com muita cautela nas curvas....a instrução é não acelerar forte em curvas pois corre-se o risco de perder o controle do jeep.
    No blocante nacional sei lá se vem algum aviso !

Mas pessoal....isso é na estrada.... no fora de estrada as técnicas são outras.

Jeep com blocante é outra máquina e o jipeiro tem de reaprender a dirigí-lo

O bloqueio é que nem guincho...ferramenta maravilhosa mas pode ser uma arma.

Bloqueios como o air lock são ótimos em linha reta , inclusive é o ideal para esportes do tipo escalada de pedras onde as rodas descolam do piso a todo o instante.

Já no asfalto, caso se esqueça o mesmo ligado, ou o semi eixo quebra ou o diferencial vai para o espaço.......é baratinho né?

Respeite a máquina, conheça o "como funciona, suas limitações e os riscos" e ela não te deixa na mão.

Pelo menos voce não vira notícia no cidade alerta.

abraços a todos.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS

Citação Postado originalmente por mauro2br
    Grande Mauro!!!

Quanto à dirigibilidade, já respondi um pouco mais acima... Não é um bicho de 7 cabeças como falam!
    Eu tinha soldado as satelites, exatamente por esse motivo ($$$). Funciona perfeitamente. Preenchi 2 dentes de cada. Tinha uma certa folga, movimentando as rodas independentes uma da outra, cerca de 1/2 volta.
    []'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem