Pessoal li em uma das primeiras mensagens deste topico algo sobre um "respiro do motor" que seria uma mangueira que existe na parte inferior esquerda do BF-161 (pelo menos o meu tem esta mangueira). Para que serve esta mangueira, ja que nunca tinha pensado em sua utlidade??? É necessário fazer snorkel para ela ???
Comprei um filtro de ar da Kombi, para colocar no meu CJ5-63 - motor original. Este filtro, segundo me informaram, é da Kombi mais moderna. É um cilindro plástico, com saída para o carburador de forma redonda e com a entrada/tomada de ar inicialmente achatada (junto ao corpo do filtro). Nessa parte achatada é encaixado um bico CURVO que também é achatado numa porta e redondo na outra (essa ponta redonda parece uma corneta).
Grande João Ricardo!
O tico e o teco estão de bronca... Não consegui entender esse filtro... Vc não tem uma foto? Poderia fazer um desenho, no Paint mesmo... Tem muita parte achatada e redonda com bico curvo... :P
Postado originalmente por Mauricio Mei
Pessoal li em uma das primeiras mensagens deste topico algo sobre um "respiro do motor" que seria uma mangueira que existe na parte inferior esquerda do BF-161 (pelo menos o meu tem esta mangueira). Para que serve esta mangueira, ja que nunca tinha pensado em sua utlidade??? É necessário fazer snorkel para ela ???
Grande Mauricio!
Claro que precisa de Snorkel! É o suspiro do motor, vai direto para as válvulas! Ligue ele junto com o filtro, logo acima do carburador. Mas não "estrangule", faça uma conexão com o mesmo diâmetro desse tubo. Retire ele e monte novamente com o tubo virado pra cima. Aí conecte uma mangueira, que vai até o filtro.
Claro que precisa de Snorkel! É o suspiro do motor, vai direto para as válvulas! Ligue ele junto com o filtro, logo acima do carburador. Mas não "estrangule", faça uma conexão com o mesmo diâmetro desse tubo. Retire ele e monte novamente com o tubo virado pra cima. Aí conecte uma mangueira, que vai até o filtro.
Ae Giovani !!!
Eu acho o diâmetro deste tubo muito grande para ser ligado direto ao carburador. Este tubo originalemte é inclinado e tem este diâmetro original para que no andar do jipe, o ar que passe por volta acabe que "sugando" o ar do respiro. Como a depressão neste caso acho ser bem menor que a do filtro de ar, ligando direto penso que acabaria por sugar ar demais dali. No meu jipe, fiz uma redução, ligando através de uma mangueira transparente no filtro de ar. Penso que uma mangueira de 1/2" de diâmetro interno já seja suficiente. :P
Ah, como a sucção ali se mantém mesmo com o veículo parado, aconselho quem for fazer a vedar tb a vareta de óleo do motor, pois se não poderá sugar água por ali, ajudada pela pequena depressão formada dentro do carter....
Lendo este topico fique com dúvidas a respeito dos respiros que provavelmente existam no motor OHC. Alguém pode esclarecer quais e onde ficam tais respiros? E quais desses respiros devem ser ligados ao filtro/snorkel, para que não entre agua?
Comprei um filtro de ar da Kombi, para colocar no meu CJ5-63 - motor original. Este filtro, segundo me informaram, é da Kombi mais moderna. É um cilindro plástico, com saída para o carburador de forma redonda e com a entrada/tomada de ar inicialmente achatada (junto ao corpo do filtro). Nessa parte achatada é encaixado um bico CURVO que também é achatado numa porta e redondo na outra (essa ponta redonda parece uma corneta).
Grande João Ricardo!
O tico e o teco estão de bronca... Não consegui entender esse filtro... Vc não tem uma foto? Poderia fazer um desenho, no Paint mesmo... Tem muita parte achatada e redonda com bico curvo... :P
Grande Giovani,
Infelizmente não possuo foto e muito menos tenho habilidade para fazer o desenho. Vamos tentar mais uma vez:
O filtro tem a forma cilindrica. Numa extremidade sai um joelho 90º que liga no carburador (na Kombi não sei, pois me disseram que este filtro é da Kombi com injeção!?!). Na mesma extremidade do filtro, PORÉM NA LATERAL, sai um outro tubo que começa achatado (corpo do filtro) e termina redondo (tipo uma boca de corneta). Esse lado é para a entrada do ar.
Giovani, como é o seu filtro? Tentei olhar no seu Jeep, mas nas únicas duas fotos em que ele aparece (veículos off road), está um pouco distante.
Obrigado pela ajuda.
Abraços,
João Ricardo.
Pessoal,
Ontem por acaso vi um filtro de ar do gol bola e achei interessante e utilizável ; alguém já viu alguma adaptação com esse filtro?
Giovanni, mestre dos jipes,
desculpe-me a ignorância , mas não consigo achar os respiros dos diferenciais e câmbio ; ai jesus, será que o lagartixa é anaeróbio?
RESPIRO DOS DIFERENCIAIS
DIANTEIRO - logo acima da "bola" do diferencial existe uma especie de pino, que eh rosqueavel....este eh o seu respiro
TRASEIRO - olhando por tras do carro fica a esquerda da "bola"do diferencial, no eixo mesmo. Eh um pino rosqueavel tambem.
CAMBIO - na lateral direita superior da caixa um pino rosqueavel com as mesmas caracteristicas. - acesso meio complicado.
No meu jipe utilizei o kit do Donatti. Ficou perfeito.... Facil instalacao e otimo acabamento. Apesar do preco, acho que vale a pena
Alguem mais pode me ajudar, ate agora nao entendi para que serve o "respiro do motor"...nem sabia que ele existia. O tico e o teco estao tendo dificuldades....
Maurício,
Valeu!
Eu comprei o kit da Donatti e perdi as instruções, o que impediram o tico (o teco está de férias) de achar os respiros...
Qto ao filtro do Gol, que tal? No caso do Lagartixa, o snorkel vai ter mais utilidade no rendimento do motor, pois o bichinho vai respirar um arzinho mais frio.
Grande Giovani,
Para auxiliar um pouco a descrição que fiz do filtro, dê uma olhada na página 2, naquela foto do filtro que está no jeep cinza.
O meu filtro também é cilíndrico, porém de plástico. Para retirar a tampa do fundo do filtro da foto, tem um parafuso. O meu possui quatro presilhas tipo gancho, na borda da tampa.
A saída para o carburador parece ser igual (um joelho 90º).
Na entrada de ar (a da foto ligada ao snorkel) é que acontece a diferença. No meu filtro esta entrada é achatada e nela é ligada um bico (achatado numa ponta e redondo na outra-termina tipo uma corneta). Este bico forma um ângulo de 90º, virado para o fundo do filtro (olhando para a foto da pág. 2, o bico ficaria virado para o lado da porca que está ao centro do filtro).
Ajudei ou compliquei mais ainda ??
Nossa! Rolou muito papo desde minha última visita...
Vamos lá:
Postado originalmente por mauro2br
Eu acho o diâmetro deste tubo muito grande para ser ligado direto ao carburador
Penso que uma mangueira de 1/2" de diâmetro interno já seja suficiente.
Grande Mauro! Eu já fiz esse tipo de ligação, reduzindo o diâmetro. Ele simplesmente botava pressão até saltar a mangueira fora, ou então forçava a saída de óleo por tudo, inclusive pela vareta!
Postado originalmente por Helio
Lendo este topico fique com dúvidas a respeito dos respiros que provavelmente existam no motor OHC. Alguém pode esclarecer quais e onde ficam tais respiros? E quais desses respiros devem ser ligados ao filtro/snorkel, para que não entre agua?
Olá Hélio! O motor OHC sai de fábrica com bom preparo... Basta uma revisão no sistema de suspiro, que fica todo na tampa de válvulas do motor, bem em cima. Já está tudo canalizado, apenas vede a vareta do óleo e as conexões das mangueiras...
Postado originalmente por João Ricardo
O filtro tem a forma cilindrica. Numa extremidade sai um joelho 90º que liga no carburador (na Kombi não sei, pois me disseram que este filtro é da Kombi com injeção!?!). Na mesma extremidade do filtro, PORÉM NA LATERAL, sai um outro tubo que começa achatado (corpo do filtro) e termina redondo (tipo uma boca de corneta). Esse lado é para a entrada do ar.
Na entrada de ar (a da foto ligada ao snorkel) é que acontece a diferença. No meu filtro esta entrada é achatada e nela é ligada um bico (achatado numa ponta e redondo na outra-termina tipo uma corneta). Este bico forma um ângulo de 90º, virado para o fundo do filtro (olhando para a foto da pág. 2, o bico ficaria virado para o lado da porca que está ao centro do filtro).
Grande João Ricardo! Esse filtro é só um pouco diferente. Na entrada curva de 90°, que é igual ao do meu, vc liga a mangueira do carburador, e demais suspiros. Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima. Esse bico curvo, deve ser para o respiro do motor. Nessa “corneta” vc deve conectar a mangueira do Snorkel. Vc pode encurtá-la, se achar melhor...
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, manda!
Postado originalmente por marco cruz
Maurício,
Valeu!
Eu comprei o kit da Donatti e perdi as instruções, o que impediram o tico (o teco está de férias) de achar os respiros...
Qto ao filtro do Gol, que tal? No caso do Lagartixa, o snorkel vai ter mais utilidade no rendimento do motor, pois o bichinho vai respirar um arzinho mais frio.
Grande Marco! Tá respondido!!!
Quanto ao do Gol, não vi nenhum ainda...
Grande João Ricardo! Esse filtro é só um pouco diferente. Na entrada curva de 90°, que é igual ao do meu, vc liga a mangueira do carburador, e demais suspiros. Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima. Esse bico curvo, deve ser para o respiro do motor. Nessa “corneta” vc deve conectar a mangueira do Snorkel. Vc pode encurtá-la, se achar melhor...
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, manda!
Grande Giovani (ou, quem sabe, o futuro moderador :P :P :P )
Agora que eu consegui transmitir a vc. como é o meu filtro, voltemos as perguntas iniciais:
1- Como fazer essa ligação entre o filtro e o carburador (magueiras, joelhos, tamanhos, espessura. . . .)?
2- Para que lado devo colocar o lado (tipo corneta) da entrada do ar no filtro (para frente, trás, baixo, cima)?
3- Como fazer para instalar um snorkel, visto que a ponta da entrada de ar do filtro é cônica e tipo uma corneta (tem uma rebarba)?
4- Como ligar o suspiro do motor no filtro?
"Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima". Como vc. fez isso?
Considerando que vc. é um cara "bão" nessas coisas, não quer me fazer um desenho especificando toda essa parafernalha??
1- Como fazer essa ligação entre o filtro e o carburador (magueiras, joelhos, tamanhos, espessura. . . .)?
2- Para que lado devo colocar o lado (tipo corneta) da entrada do ar no filtro (para frente, trás, baixo, cima)?
3- Como fazer para instalar um snorkel, visto que a ponta da entrada de ar do filtro é cônica e tipo uma corneta (tem uma rebarba)?
4- Como ligar o suspiro do motor no filtro?
"Essa boca de entrada, em forma de corneta é semelhante à do meu filtro, que apenas pus um “chapéu”, deixando virada pra cima". Como vc. fez isso?
Grande João Ricardo!
Vamos lá:
1- Depende de onde vc vai pôr o filtro... Instale ele primeiro, depois vai ligando com mangas e até tubos de pvc de 65mm.
2- Geralmente se põe virado para o lado da parede corta-fogo, para depois fazer um furo e ligar a mangueira do Snorkel.
3- Corte a rebarba! Depois ache uma mangueira que sirva nela.
4- Conecte uma manga no suspiro e ligue naquele "bico curvo".
Olha como fiz no meu jeep:
Quanto à boca de entrada, como deixei o filtro em cima do jeep, do lado de fora, apenas deixei a boca virda pra cima. Para não entrar água, pus uma tampa de pvc de 100mm, rebitada na boca.