
Postado originalmente por
fpandur
wcas, vou tentar contribuir:
1) só olhando ao vivo as 2 peças. Talvez dê para sacar uma polia e colocar outra. Se não der, então tem que fazer alguma bucha ou abrir mais a polia do BF para encaixar no novo
alternador. Enfim, em minha opinião só vendo ao vivo mesmo, mas um bom torneiro deve dar jeito nessas polias.
2) eu tenho relógio da Cronomac que vai até 16 V (meio de escala é 12V). Estranho que você tenha um voltímetro que vai apenas até 12V, visto que mesmo a bateria quando está carregada e desligada do veículo já apresenta tensão maior que isso (de 12,3 a 12,6 V). E ao ligar o veículo, o
alternador deve cortar a carga em 14V, mas isso já é de muito tempo atrás, não é exclusividade de
alternador moderno. Tem certeza dessa marcação limite de apenas 12 V no Cronomac ?
3) precisa ver onde o amperímetro está ligado: entre alternador/bateria ou entre bateria/resto veículo. Se fôr na 1ª opção, ele vai monitorar a corrente de carga da bateria e se fôr na outra situação, vai monitorar o consumo de corrente da bateria. Na 1ª situação, se seu
alternador atual for de 35A por exemplo, o amperímetro deve estar funcionando corretamente. Agora se trocar por um
alternador com maior capacidade, ele vai enviar a corrente que a bateria necessita (quanto mais descarregada, maior a corrente necessária). Também se a bateria não der conta de alimentar tudo que está ligado nela, o
alternador ajuda a suprir essa necessidade até seu limite de fornecimento. Em resumo, seu medidor vai queimar se ele é de 50A e passar uma corrente de 100A por exemplo. Agora se está ligado na 2ª situação, se você tiver uma bateria de 75A/h e ligar vários dispositivos que consomem isso, o amperímetro já deveria ter queimado, independente do
alternador utilizado. Mas considere que uma carga de corrente deste tipo é difícil de se ter em jipes, a não ser que tenha módulos de potência de som e/ou guincho elétrico, daí a estória muda.
Por último, não sei se você já checou, mas veja certinho como está a instação deste amperímetro. Para ligar o aparelho, toda a corrente do veículo tem que ir por cabos grossos até o aparelho e se não estiver bem isolado/protegido na parede corta-fogo já viu o que pode acontecer né ? ...
