Só para informação, tive uma Lavor por 3 anos, meu uso era semanal, lavar carro e garagem (40 m²). e passei para minha irmã, que usará para lavar os 2 caminhões e utensílios de buffet. Nunca deu problemas, vamos ver agora que o ritmo será mais intenso.
Estou a busca de nova máquina, na faixa de até 800,00.
O que considero, pela minha experiência, é:
- potência para uso doméstico, como calçada, garagem e carro - em torno de 2.000 watts
- vazão entre 360 e 450 l/h
- comprimento da mangueira de pressão, de pelo menos 5 metros - menos que isso perde-se tempo ajeitando a mangueira, fio e a própria máquina. A mangueira pode ser substituída. Por aqui, custa R$ 6,50 o metro, mas deve-se atentar se o modelo tem componentes que pode ser reaproveitado pela oficina onde faz o serviço.
Como já foi dito, economizar água é bom mas tem limite. Se a vazão for baixa, vai demorar o serviço, demandando energia elétrica.
O bico turbo deve ser usado apenas em sujeiras que estão encrustadas há muito tempo. Para calçadas, por exemplo, se está escurecida, com limbo, usa-se o turbo na primeira vez. Depois, se lavar mensalmente, o bico com leque já mantém limpo. No meu caso, lavo a garagem semanalmente e uso o leque como vassoura. O cimento fica sempre em tom claro e o serviço é feito em pouco tempo graças a quantidade de água razoável.
Pelas pesquisas que tenho feito, as Intech estão invadindo o mercado, mas não tem assistência fácil, tendo muita reclamação de vazamento e com o Stop no gatilho. Curiosamente, tb vejo muita reclamação com as Karcher, porém essa tem ampla assistência técnica. Talvez o número de reclamações seja proporcional a quantidade de vendas, pois sua oferta no mercado é vasta.