Trabalho com consultor em empresas privadas e, o que tenho visto, é um antro de apadrinhamentos. Gente sem a mínima capacidade para ocupar os cargos, mas mantidos por seus padrinhos a ferro e fogo. Na maioria dos casos, contratam um subordinado eficiente para fazer o serviço do apadrinhado que não sabe de nada.
A burocracia do Max Weber continua imperando até hoje em nossas perestroícas organizações (publicas e privadas)...
Apadrinhamento acontece até em empresas privadas, como bem lembrou o Rabuja, onde impera o Q.I.....
Na empresa privada pode ocorrer o que o dono bem entender. A empresa é dele.
Na empresa pública e na administração pública o dinheiro é nosso. Por isso existe o princípio da impessoalidade na administração pública, constante do art. 37 da Constituição Federal.
Não é porque existe apadrinhamento até na empresa privada que vamos suportar o apadrinhamento na administração pública. Isso pode configurar improbidade administrativa por ofensa ao princípio da impessoalidade.
A administração está precisando de quadros, abra-se concurso público.
O que não pode ocorrer é o exagerado aumento de cargos em comissão, em que o administrador pode colocar os "apadrinhados políticos", que não teriam capacidade de passar em concurso.
Isso é outra mancha na biografia do barba.
Nisso eu concordo com vocês: mão é porque existe apadrinhamento na iniciativa privada que devemos aceitá-lo no serviço público e isso condeno veementemente.
Mas o apadrinhamento no setor privado nos atinge também, já que no final das contas, pagamos mais caro pelos produtos e serviços feito de maneira idiota, por idiotas...
Eu se fosse dono de uma empresa, não tava nem aí...
só contrataria loira bonita.
O problema é que a empresa iria pro saco em 3 meses...
Eu, com uns 18 anos, trabalhei 2 anos em uma empresa privada. Depois, prestei concurso para o TRE, e lá fiquei 6 anos, durante a faculdade. Uma das primeiras coisas que reparei é o maior (bem maior) número de negros no funcionalismo. Lá não tem aquela exigência de "boa aparência"...
A administração está precisando de quadros, abra-se concurso público.
O que não pode ocorrer é o exagerado aumento de cargos em comissão, em que o administrador pode colocar os "apadrinhados políticos", que não teriam capacidade de passar em concurso.
Isso é outra mancha na biografia do barba.
Calma meninos!
Quantos anos ficamos sem concursos públicos e quantos concursos temos tido atualmente?
Eu costumo acompanhar um site do Jornal Correio Brasiliense que procura colocar os editais e previsões de concursos em todo o Brasil. http://www.concursos.correioweb.com.br/
Os interessados devem olhar diariamente porque sempre há novidades.
Lembro-me muito bem que ficamos MUITOS anos sem um concurso sequer.
É verdade que num concurso não existe a necessidade de boa aparência e, inclusive, há vagas reservadas os comprovadamente deficientes.
Não vou falar sobre o setor privado porque lá o gerente, presidente ou diretor escolhe a secretária que mais lhe apetecer ou o melhor amante para a mulher.
Aposentei-me com 39 anos de contribuição. Sempre observei muito o que se passava a minha volta.
Concordo com todos que os acessores dos políticos deveriam ser todos funcionários de carreira e concursados. Provavelmente seriam melhor assessorados e fariam menos c@#%&*s.