Bem, já tinha encerrado minha participação nesse acalorado debate, mas ao ler as notícias de hoje, me deparei com uma que sintetiza exatamente meu pensamento expresso nos comentários anteriores:
Ministro defende 50% de vaga universitária à rede pública
O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu ontem o projeto de lei que prevê a reserva de 50% das vagas das instituições federais e estaduais de ensino superior para alunos da rede pública de ensino. Para ele, as reservas precisam ser feitas para estudantes de escolas públicas, sejam brancos ou negros.
http://noticias.terra.com.br/brasil/...-EI994,00.html
Exatamente isso.
Desvincula o problema do ensino da questão racial (que existe, mas deve ser resolvida de outra forma).
E vejam que o meu pensamento, não sabia, é o mesmo do PT:
O entendimento do governo continua sendo o mesmo. "Os brancos de escolas públicas têm os mesmos direitos dos negros de escola pública. Portanto, a reserva é para elas", disse.
Agora a questão passa a ser outra: ao lado dessa medida, quais outras estão sendo tomadas para melhorar, a longo prazo, o ensino das escolas públicas?
Infelizmente, a responsta a essa pergunta continua sendo a mesma: nada está sendo feito.
Agora sim me retiro deste debate. Até o próximo...
[]s