:arrow:P/ mexer no diesel caseiro deve ser complicado...!
O carro recebeu alguma coisa p/ ter oleo caseiro? :pensativo:
Versão Imprimível
Opa, uma coisa é transformar massa em energia e outra é extrair energia da massa, que entrou lá de alguma forma e está acumulada, à espera de nova transformação, e nada de fissão ou fusão, apenas química e mais algumas requenguelas, acessíveis à maioria dos mortais.
Já tem algum tempo que entrei na filosofia da minimização, no esquema do "se dá pra fazer mais simples, pra que complicar?", e quando o assunto é energia auto-sustentável já existem zilhões de formas pra resolver, ou pelo menos atenuar, a dependência energética. Pode não valer pra grande consumo e muito menos pra quem mora em grandes centros, mas pro pessoal do campo e em muitas situações é só uma questão de empenho.
Sds,
Sukys
Na teoria é fácil, para cada quilo de óleo, mistura-se de 3 a 8 g de soda caustica diluida em 250 g de alcool.
Mas, é preciso acertar o PH da mistura, por isso de 3 a 8 g de soda, no uso do alcool hidratado, a um residuo de agua que tem de ser retirado. As vezes tem que ferver o biodiesel. Nem sempre decanta, pois é complicado acertar o PH. Tem o problema da viscosidade tambem, com 100% tive problemas com o frio.
Não é preciso nenhuma adaptação no motor.
Eu só fiz pela farra. Pode ser viável fazer em escala maior para quem tem um bom consumo de diesel, no caso de fazendas, já que pode haver uma redução de custos, mas para fazer em casa não é lá muito viavel pelo tempo que se gasta.
Em termos de motor, não houve problemas, eu usei a saveiro, pois eu precisava trocar o cabeçote do motor, e usei por uns 3 ou 4 meses, e quando abri o motor, ele estava limpo, sem problemas.
Mas a questão do combustível alternativo é econômica. Dá para fazer alcool em casa? Dá, mas não é melhor vender como cachaça? A gasolina surgiu como um sub-produto do querosene, que era o que se queria na época que começaram a destilar protróleo. O alcool de hoje, é um sub-produto do açucar. Hoje o bio-diesel esta se tornando um pouco mais atraente, devido ao aumento da produção de soja, e o preço do petróleo.
Com certeza !! :concordo:....o pessoal que está no campo, tem área, recursos e necessidade, justamente para eles essas idéias seriam as mais viáveis.
Pois é, não é algo tão simples assim....sem contar que para produzir 100 litros de Biodiesel, vai ter em mâos um bocado de glicerina pra se desfazer....aí vai ter que montar uma fabriqueta de sabonete artesanal tbém. Pode parece piada, mas não vai poder jogar isso fora na natureza, certo ?
Abs.
Me desculpem a intromissão. Pouco percebo de biodiesel mas acho que o futuro passa por aí.
Actualmente, em Portugal, quase 60% dos carros são a diesel. Com o aumento do litro do gasoleo existe muito cara a usar oleo vegetal misturado com o gasoleo em proporções de 30% a 70% consoante o tipo de motor, maior percentual se for de injecção indirecta e menos se for de injecção directa ( nestes é necessario a colocação de um Kit ). Trabalha na perfeição, gasta menos, polui menos, tem cheiro de batata frita, e torna os motores mais suaves. Acho que esta solução poderá ser uma solução intermedia enquanto não se definem regras em relação ao biodiesel.
No Brasil, praticamente todos os motores diesel são passiveis de utilizar 20 a 30 % de oleo vegetal sem qualquer modificação. Pode ser utilizado oleo vegetal usado mas tem de ser tratado de modo a retirar os detritos, agua, sais minerais, etc. O modo mais facil é mesmo comprar oleo vegetal no supermercado que com certeza é mais barato que o litro do gasoleo.
[]'s
Paulo
fora Jeeps 4x4 e antigos HOt o que tenho como HObby me dedico profissionalmente a pesquisa na area de Relações Internacionais
e surpresa a minha no ultimo evento na CNC (Confederação Nacional do Comercio- FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR), quando o "ILUSTRE " representante da petrobras ao mostrar para um grupo de empresarios a projeção da Petrobras para os proximos 5 anos e acredite BIODIESEL será somente 2 % de todo o destinado a investimento ou seja
-Se levarmos em consideração que uma empresa gasta de 4 a 8 % em MIDIA o que ela esta fazendo na verdade é puro Marketing pra fomentar vendas de papeis e porque o assunto esta " NA MODA" enfim
era isto
boa semana a todos
Rui
Pelo que eu vi até hoje por esse fórum, basta juntar álcool etílico (20l) com soda cáustica (0,5kg), e depois de reagirem misturar ao óleo oriundo da fritura (80l). Drenar a glicerina (se misturar com ácido nítrico teremos Nitroglicerina), misturar com água, ferver o combustível e abastecer a viatura. A própria glicerina com serragem pode ser usada como combustível para ferver o combustível até evaporar toda a água.
Para isso bastariam duas panelas grandes com flanges e tubulação para drenar a glicerina e colocar água, bem como fazer um sistema de abastecimento por filtro. Isso parece bem simples e ser feito. Como estou fazendo umas obrinhas em casa (MO própria, é claro), dá para deixar um "armário" para a minha usina...
Alguém tem fotos de um sitema já funcional e simplificado?
A forma de bater a mistura com água pode ser feito com um motor preso à tampa, quando colocar o álcool e soda já misturados através de tubulação evitando assim inalação de vapores e riscos de queimaduras na pele, é só colocar a tampa e ligar o motor por uma hora e depois deixar descansando.
Após a glicerina ficar no fundo, seria só abrir o dreno para remover essa glicerina, colocar água e mexer novamente. Deixar descansar.
Drenar o excesso de água do fundo e ferver tudo. Deixar esfriar e está pronto para o uso.
Seria isso?
quem se interessar
este portal traz bastante informação do Setor
http://www.biodieselbr.com/noticias/index.htm
sds
Otima semana a todos
RM
Só vou comentar o que já testei na prática..
Na verdade é Metanol e não o etanol que funcionaria nessa fórmula básica. Para o etanol funcionar bem tem que aquecer muuito a mistura além de retirar a água antes...
Além disso, essa fórmula básica não funciona com óleo oriundo de fritura (Usado), por que este precisa de bem mais soda cáustica que isso, e aí é um processo bem complicado de identificação de PH, cálculo de quantidade de soda, etc...
Agora se vc quiser usar esta fórmula com Metanol e com óleo NOVO, funciona sem problemas...
Procede... E serve também pra dar um aquecimento prévio na churrasqueira também :mrgreen:
É mais ou menos isso... E esse ultimo processo com água, chama-se Lavagem do Biodiesel e tem por finalidade tirar sais e outras partículas que por ventura ainda existiriam na mistura...
Mas sugiro que vc faça alguns testes experimentais de 1 ou 2 litros antes de desenvolver equipamento próprio para a "fabricação de biodiesel" e use EPI por que o uso de soda cáustica + metanol + calor é muito perigoso.
Este é um site bem interessante pra começar a entender o assunto...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=101
[]´s usando óleo vegetal puro
apesar de não possuir veículo movido a diesel, achei muito interessante este tópico
vi recentemente este artigo em http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=4044 e dá pra ter uma idéia de como a coisa é feita
Como fazer biodiesel?
Ingredientes:
Óleo vegetal
Soda caustica
Metanol
Proporções da mistura:
1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol
(Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)
Método:
Aquecer o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, à venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)
Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.
Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).
Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.
No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIOODIESEL.
Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.
USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.