x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 72

Hybrid View

  • #1

    Entrada
    13/02/2014
    Local
    Colinas/MA
    Idade
    45
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0



    Amigos do forum,
    Alguém sabe as proporções certas para se fazer Biodiesel com óleo vegetal, soda caústica (NaOH) e ETANOL?

    Obrigado.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Idade
    53
    Posts
    410
    Agradecimentos: 2
    E o que sempre dizem do fato do biodiesel gerar resíduos no sistema de combustível, ainda mais com as modernas bombas de altíssima pressão "common rail", bicos injetores piezzoelétricos, muito sensíveis e caros? Uma coisa é pegar um q20b, que roda até com óleo de fritura filtrado, com mínima adaptação. Mas e os sistemas atuais de injeção de combustível, será que não reclamariam do uso do biodiesel puro?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Adriano, 80 litros de óleo vegetal, 20 litros de álcool de posto e 500gr de soda. A proporção se mantém sempre.

    Tem um produto chamado de Metilato de Sódio que substitui a soda e o álcool, também na proporção de 80/20, porém é um produto muito perigoso de ser manuseado e é utilizado em circuito fechado dentro das usinas. Então para venda normal não existe.

    Fassis, o biodiesel pode ser utilizado em motores modernos sem medo, porém tem que ter cuidado na filtragem do biodiesel tanto para motores mais novos como nos mais antigos. Qualquer resíduo ficará retido nos filtros, porém antes de colocar no tanque tem que fazer o processo de lavagem do biodiesel e filtragem.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4

    Entrada
    13/02/2014
    Local
    Colinas/MA
    Idade
    45
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Amigo Edintruder.
    Amigos do fórum.
    Tenho estudado muito sobre o biodiesel e quero produzi-lo com etanol. Pois nestas alturas (ano 2014), metanol no Brasil não é fácil de encontrar/comprar, além do que seu preço é muito alto, não havendo vantagem nenhuma em produzir o BD com este alcool. Acho que devemos estudar e experimentar com etanol mesmo, mesmo que o rendimento de produção seja menor, pois com etanol evitamos maiores toxidades para quem produz além de, é claro, de poder produzir com alguma vantajem em cima do diesel de petróleo (diz-se custo de produção).
    O que tenho visto em meus estudos é que o etanol, por ser de cadeia maior, mesmo com pouca água já favorece muito a produção de emulsões/sabões fazendo com que o rendimento da produção caia muito. Por isso é necessário se usar o etanol anidro, que também é caro, e com isso não haveria vantagem na produção do BD com este alcool também. Além do que, a reação de transesterificação com etanol precisa de mais alcool e mais energia(temperatura e tempo maiores para reação). Assim o processo com etanol anidro seria muito mais caro que com metanol. Por isso acho que devemos experimentar com alcool de posto mesmo que, até onde sei, é quase anidro.
    De qualquer forma, obrigado pela receita, vou realizá-la, e os meus experimentos e resultados descreverei com detalhes mais tarde.
    Obrigado.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Idade
    53
    Posts
    410
    Agradecimentos: 2
    O álcool hidratado de posto tem 6,2 a 7,4% de água, não sendo "quase anidro". Para a fabricação do biodiesel não sei o quanto esse percentual de água atrapalharia!

    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    4X4 Brasil

  • #6

    Entrada
    13/02/2014
    Local
    Colinas/MA
    Idade
    45
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Caros amigos,
    Mas há como se conseguir metanol aqui no Brasil de maneira fácil e com custo razoável?
    Se alguém souber, por favor me diga.
    Obrigado a todos.

  • #7
    Usuário Avatar de Marcos_sc
    Entrada
    13/03/2011
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    52
    Posts
    418
    Agradecimento: 1
    Alcool anidro não é difícil de ser comprado... Gostei da discussão, não conhecia o tópico.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    metanol vc só consegue comprar com licença na ANP. Claro por meios lícitos e em quantidade interessante. Por meios alternativos, tudo é possível.

    Alcool Anidro pode-se comprar direto nas usinas. Sem grandes dificuldades (embora elas nao sejam permitidas a tal prática, bem..,. estamos no Brasil né?)

    Qto ao biodiesel, sou um defensor e admirador do mesmo, basta ver outros tópicos sobre o assunto aqui no fórum mesmo.

    Não vou entrar no mérito de ser melhor ou pior que o diesel pq nao é o intuito DESTE tópico, e sim sobre sua manufatura.

    Há diversos modos, fórmuletas e resultados para o biodiesel, tudo parece muito fácil mas na verdade não é assim tão fácil.

    Na teoria, vc adciona 1 litro de metanol, sai 1 litro de metanol (a ser reutilizado infinitamente) com glicerina, na prática, sai bem menos, onde vai parar então? Mesma coisa com o alcool.

    Há diversos meios de produzir o biodiesel, mas pra simplificar:
    a) batelada - produz um pouco, deixa a mágica da quimica acontecer, está pronto, vi bateladas de poucos litros até milhões de litros (usinas), a batelada é o modo mais simples, ou seja, X + Y + calor + tempo = biodiesel, porém também é o que mais sofre alterações finais, mesmo em usinas com engenheiros, químicos, equipamentos, estudos e bla bla bla, NUNCA uma "fornada" sai igual a outra. Algumas são tão ruins que nem deveriam ser consideradas (mas são... BRASIL IL IL IL).
    b) semi-contínua - não é a batelada mas também não é continua, melhor que a de cima, pior que a debaixo. usada quando a matéria prima não é constante ou sempre alterada
    c) contínua - melhor e mais eficaz, tende a ter pequenas e controláveis variações no resultado final, só pode ser utilizada em altas produções (usinas de grande porte), seu controle é mais fácil por haver pouca alteração, quando ocorre basta fazer um blend que tudo se resolve.

    Ou seja, a menos que aqui no fórum tenhamos alguém milionário o suficiente (estamos falando algo perto de R$150 milhões) para fazer o próprio biodiesel em larga escala, ficaremos com o processo de batelada, comumente algo próximo dos 150 a 200 litros por produção.

    O processo por batelada por motivos óbvios sofre muita variação, principalmente, em ambientes não controlados (laboratórios).

    E quando digo muita é MUITA mesma! Principalmente pq as matérias primas não são estáveis, ora oleo de soja, ora oleo de pinhão manso, oleo de girassol, oleo de cozinha, xixi de porco e por aí vai. Cada um desses óleos vão produzir um resultado absolutamente diferente, desde acidez, dispersão, explosão, densidade, escoamento etc, etc, etc.

    Quando falamos em aditivar o diesel em larga escala, por exemplo 5% a 15%, isso é mais fácil de resolver, quando falamos em baixa escala ou utilizar mais que esse percentual é problema na certa. Sérios aliás.

    Infelizmente não é tão simples o resultado final, veja pra ser considerado diesel, tem uma normativa MUNDIAL sobre as características físico-químicas pra chegar lá, a grosso modo, vamos fazer uma analogia.

    Se vc pegar agua + po de café + açucar = cafézinho gostoso certo? Nem sempre, tem café intomável, tem café que dá vontade de tomar 1 litro. Porém para os motores isso é muito delicado, se voce sair das margens fisicas e quimicas toleradas, ele pode até funcionar, mas a um custo muito alto pra natureza e pro próprio motor.

    Muitos fazem biodiesel em suas propriedades, eu mesmo conheco vários. Poucos conseguem algo minimamente aceitável.

    Quando falamos em motores arcaicos, de 20 30 anos atrás, ok, esses motores até com areia funcionam, porém quando falamos de basicamente tudo produzido de 1990 pra cá, as coisas mudam drasticamente.

    Biodiesel é um futuro sem volta (se o governo obvio parar de fazer atrocidades com o setor), mas requer um pouco mais de carinho por nossa parte.

    é possível fazer biodiesel até com grama espremida, é possível fazer biodiesel bom com qualquer coisa? NAO.

    Por exemplo, pinhão manso, girassol, e outros, deveriam ter sido proibido há muito tempo. Mas... Se proibirem, como iremos ter o biodiesel? Pior, o Lula vendeu o biodiesel pro mundo como a salvação planetária.... Com base na mamona e pinhão manso. Total estupidez! Resultado final, 100% das usinas de biodiesel estão capadas e com dívidas altas, ninguem quer investir, e estamos com 5% de biodiesel desde que começou o programa, já era para estarmos com mais de 40% e termos acesso ao b100 facilmente.

    cade? governos...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luiz Carino, explica melhor o que precisas. O processo é muito simples. Aonde estás tendo problemas?
    O etano + soda cáustica nada mais é do que um catalisador para iniciar uma reação química para separar o óleo da parafina.
    Não tem muito aonde errar. O melhor álcool é o metanol.
    Em escala industrial é utilizado Metilato de sódio 30% diluído em 70% de metanol. Mas o catalisador caseiro funciona exatamente igual, porém não é utilizado em escala industrial pois seriam necessários mais reatores para formular o catalisador e após iniciar um segundo processo para o biodiesel propriamente. Em escala industrial, o etanol + soda cáustica é mais caro e necessita mais equipamentos. Porém para produção doméstica, o metilato de sódio é altamente tóxico e facilmente absorvido pelo organismo, causando cegueiras, queimaduras químicas graves e profundas e morte.

    O etanol mais soda cáustica causa queimaduras locais e superficiais apenas, sendo mais seguro de manusear.

    Sugiro fazeres um curso de manuseio de produtos químicos ou no mínimo um curso de MOPP (movimentação e operações com produtos perigosos), feito no SENAT, que prepara motorista para transporte de produtos perigosos e dá uma excelente noção do que fazer, o que não fazer e como agir em cada situação.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10

    Entrada
    29/07/2014
    Local
    juiz de fora/MG
    Idade
    65
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    boa noite amigo editruder. e o seguinte tentei fazer o biodiesel com etanol mas nao ouve reaçao nehuma coloquei 1 litro de oleo de fritura usado numa temperatura de 60% 200ml de etanol e 3 gramas de soda caustica.nao deu.ai eu tentei denovo com 1 litro de oleo 250ml de etanol e 10 gramas de soda .tambem nao deu.

  • #11

    Entrada
    28/06/2016
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Meu amigo sai fora do etanol pois ele não separa a glicerina do óleo, e entupira os seus bicos com absoluta certeza!!!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luiz, primeiro dissolves a soda no etanol a fim de formar um catalisador. Quando a mistura ficar homogênea é que poderás misturar com o óleo. Precisas mexer bem essa mistura também para depois deixar decantar.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade