Homero, a grande maioria dos veiculos a GNV tem motores pequenos de 1.0 a 2.0.
Isso porque são a maioria da frota e são os veiculos usado pelos taxis que são os grandes consumidores de GNV.
Eu sei que o GNV injetado é usado na competição automobilistica de velocidade que usa GNV como combustivel (acho que são só de picapes). Só não sei se já esta comercialmente disponivel em larga escala.
A perda de potência é culpa da instalação.
O peso do cilindro e a baixa autonomia é culpa da tecnologia usada no Brasil atualmente, já exite coisa mais moderna.
Não entendo que o GNV é subsidiado, mas que o custo é variado conforme o consumo, o que faz todo o sentido, pois o custo do encanamento não muda muito de um apartamento para uma padaria. Assim quem consome mais tem alguns custos diluidos.
O mesmo acontece com a telefonia celular, voce pode fazer planos de maior consumo que tem tarifas menores por minuto.
Pode ter certeza que o GNV ou similar é o combustivel do futuro, principalmente nas grandes cidades justamente pela poluição. Pelo que sei aqui em SP tem o rodizio onde os veiculos a GNV são liberados, justamente por poluir menos.
O ideal para na minha opinião seria um veiculo multi combustivel turbinado com a pressão do turbo variando conforme o combustivel usado, assim se teria o melhor aproveitamento da cada combustivel.
Certamente já existe tecnologia para isso, só não sei porque ninguem lançou algo assim.