Amigo o cilindro de acionamento você pode usar qualquer um (simples) desde que vede as outras saídas.
Uma opção é o do freio do fusca.
[]s
Versão Imprimível
Amigo o cilindro de acionamento você pode usar qualquer um (simples) desde que vede as outras saídas.
Uma opção é o do freio do fusca.
[]s
Pessoal, reavivando o tópico, e pedindo o auxilio dos experientes.
Estou juntando peças pra iniciar a minha 4x4 (acredito que final do ano). E surgiu a idéia de comprar as peças pra embreagem hirdraulica.
Vou usar a caixa de marcha do chevette que tem funcionamento semelhante a do fusca no quesito embreagem.
Pelo que lí no tópico, o que vou precisar é:
-- um cilindro mestre de freio que posso usar o do fusca.
-- Cano pra passar o óleo, que pode ser o mesmo de freio.
-- E um atoador de embreagem, que poderia ser da L200, como esse: Cilindro Auxiliar Da Embreagem L200 4x4 Gl/gls 95 Em Diante - R$ 40,00 no MercadoLivre
Fazer um suporte pra fixar esse atuador e pronto. Meu problema estaria resolvido?
Sim fag, acho que isso resolve seu problema.
Porém na hora de adaptar terá que fixar o ponto que o atuador empurra o garfo da embregem num ponto certo para ter curso suficiente para acionar a embreagem e ela retornar sem ficar forçando o rolamento contra a mola da embreagem, pois nele não tem regulagem, a não ser que você faça furos oblongos no ponto de fixação do atuador.
E depois regular a melhor posição do pedal para não ficar muito baixo nem alto.
No mais acho que é isso.
[]s
Realmente Leo essa é a única dificuldade tem que acertar bem, aí fica muito bom!! Só lembrar que não tem cabo para rebentar é algo!!! Outro problema é que é preciso colocar alguma proteção para barro e água mas até um pedaço de garrafa pet pequena serve.
Se precisarem consigo aqui bem perto (uruguai) por mais ou menos R$30,00, mas aí vão ter que pagar Sedex!! Acho que é da NIssan.
Nas L200 ele fica bem embaixo, e não tem proteção alguma, claro que uma proteção é bem vinda mais não é obrigatória.
Falando em não ter cabo me lembrei, o sistema não tem cabo, mas deve-ser usado dutos e tambem um flexivel, pois a caixa de marcha sofre vibração e o cilindro mestre da embreagem não pois é fixado na carroceria.
[]s
Pessoal! Só um lembrete, a eficiência e o conforto na hora de debriar virá das relações de diãmetroXcurso entre o servo e o mestre. Portanto devem atentar para este detalhe na hora da adaptação pois poderá ficar pior do que com cabo.
É ista tb Leo, mas principalmente a relação de diãmetros dos pistões usados como "mestre" e "servo" pois são inversamente proporcionais tanto no curso quanto força, ou seja, 1 cm de diametro x 10 cm de curso ira gerar uma força 10x maior em uma servo com 10cm de diametro porém este terá somente 1 cm de curso no máximo. (dinamica de fluidos)
Sim veneno, poir isso que eu disse que tem que fazer o posicionamento correto do pedal no cil. mestre., assim como o do cil auxiliar no garfo da embreagem, devido a diferença de curso e força que existem devido ao dimensionamento dos cilindros.
Devido ao exemplo de diâmetros que você citou, procurei os diâmetros dos cil mestre e auxiliar da embregem da L200 e são os seguintes:
cil. mestre embreagem diâmetro: 5/8" = 15,875 mm
cil. auxiliar embreagem diâmetro: 3/4" = 19,050 mm
Portanto eles tem uma diferença de 20% entre diâmetros o que é uma pequena diferença, justamente porque tem o efeito alacanca do pedal que faz o acionamento. Na verdade ter ou não diferenças de diâmetros não é a grande vantagem do sistema hidráulico pois ganha-se de um lado e perde-se de outro. A grande vantagem desse sistema é a suavidade do pedal (sem atrito de cabo contra conduíte), o menor desgaste devido a somente ter as vedações dos cilindros em atrito, a menor transmissão de vibração para o pedal da embreagem, entre outros.
[]s
Bom pessoal, agradeço a boa vontade de todos... A intenção é usar hidraulico em pelo menos 2 pedais, freios e embreagem. Como o valor do atuador está relativamente barato, de-repente quando for montar faço um teste com acelerador hidraulico também.
De qualquer forma, vou comprar o atuador da L200 e pegar um cilindro e felxiveis de freio do fusca emprestados, vou montar o conjunto na bancada e efetuar alguns testes.
A questã do posicionamento com relação ao garfo da embreagem pode resolver fácilmente fazendo uma espécie de berço regulável com parafusos no próprio garfo. Assim vc aperta ou solta o berço conforme a necessidade.
Abracos
Falando em não ter cabo me lembrei, o sistema não tem cabo, mas deve-ser usado dutos e tambem um flexivel, pois a caixa de marcha sofre vibração e o cilindro mestre da embreagem não pois é fixado na carroceria.
na minha eu usei canos de ar de plastico de rodo ar em todo o sistema......
e não tem nenhuma proteção e nunca incomodo e olha que tem umas trilhas aqui que é debaixo da água......
o acelerador não fica legal, em uma grua nós adptamos acelerador hidraulico, e a resposta não era muito boa, eu não adptaria acelerador desse jeito......