mas já adianto que é muito fácil fazer um duplo A para o Fusca ( plug-and-play).
Eu preciso da distância entre centros do furos do chifre...
E a distância do centro do eixo traseiro até a linha de centro dos furos do chifre...
Já estava esquecendo a largura da traseira...
Acompanho a tempos o fórum mas nunca participei, mas agora vou participar tbm, mais perguntar d q responder eheheh
Sempre pensei em montar uma gaiola monoposto porém c/ suspensão de duplo A c/ curso generoso + ou - 400 mm dianteira e traseira, motor "central" ou seja, motor e câmbio VW AP (1.8 tem bom torque).
Vi este tipo e projeto em outro tópico e fiquei contente c/ a possibilidade de realizar algo assim.
A idéia seria usar amortecedores c/ molas traseiro de moto de cross, e braços da suspa c/ comprimento maior, semieixos alongados, o probelma seriam as rótulas, como já disseram são importadas e d´fíceis d achar, ae tem adaptar algo mais disponível.
|Estou desenhando um modelo no Catia e ao terminar posto aki.
Rafael, acho dificil você achar um amort. tras. de moto com um bom curso, na verdade o bom curso da susp. tras. das motos cross se deve a o comprimento da balança ser bem grande e a fixação do amortecedor ser quase que na extremidade desta alavanca, portanto o curso da susp. é grande pois o posicionamento do amortecedor sofre um grande efeito alavanca, portanto o curso do amortecedor é pequeno, mas o da susp. é grande...
Acompanho a tempos o fórum mas nunca participei, mas agora vou participar tbm, mais perguntar d q responder eheheh
Sempre pensei em montar uma gaiola monoposto porém c/ suspensão de duplo A c/ curso generoso + ou - 400 mm dianteira e traseira, motor "central" ou seja, motor e câmbio VW AP (1.8 tem bom torque).
Vi este tipo e projeto em outro tópico e fiquei contente c/ a possibilidade de realizar algo assim.
A idéia seria usar amortecedores c/ molas traseiro de moto de cross, e braços da suspa c/ comprimento maior, semieixos alongados, o probelma seriam as rótulas, como já disseram são importadas e d´fíceis d achar, ae tem adaptar algo mais disponível.
|Estou desenhando um modelo no Catia e ao terminar posto aki.
Abraços a todos
Um amortecedor de moto de cross tem em média uns 40 a 50 mm de curso.
O chifre para quem não conhece ou nunca teve...hehehe...está em vermelho no vídeo. "Tô" ficando bom na bagaça!
Rafael, acho dificil você achar um amort. tras. de moto com um bom curso, na verdade o bom curso da susp. tras. das motos cross se deve a o comprimento da balança ser bem grande e a fixação do amortecedor ser quase que na extremidade desta alavanca, portanto o curso da susp. é grande pois o posicionamento do amortecedor sofre um grande efeito alavanca, portanto o curso do amortecedor é pequeno, mas o da susp. é grande...
Acho que deu pra entender.
Abraços, Leo
Realmente o curso do pistão da suspa traseira de moto é pequena, minha idéia seria realmente o efeito alavanca com curso longho devido ao comprimento dos braços, mas apostando no peso reduzido do conjunto, se vai aguentar já é uma grande dúvida pois na motos o ssitema do prolink rola a suspa diminuindo a carga lateral sobre ela.
Esse tipo de supa c/ braços longos é muito usado nos Bugs de areia dos americanos, claro q usam suspa fox ou bilstein...aki seria gambipro
Bolei um sistema igual ao de bike de downhill. chamado FSR tanto diateira e traseira, tá só nos croqui, sobrando tempo passo em CAD e posto aki.
Não é que não funciona, mas o ponto de fixação do amortecedor deveria ficar o mais perto possivel da ponta de eixo para não ter que usar um material muito pesado, devido a alta força que a balança iria sofrer, já com a mola e amortecedor perto do ponto de solicitação a força é transmitida diretamente ao ponto de sustentação e amortecimento, podendo as balanças serem mais leves o que contribui para uma melhor performance do conjunto, pois menor massa não suspensa igual melhor rendimento.
Considerando as observações do Leo: deixando o ponto de apoio do sistema mola/amortecedor próximo da manga de eixo e ainda ter um bom curso de suspensão com um amortecedor de moto você pode usar um push-rod e uma alavanca, deixando os amortecedores "in-board". Uma coisa que você precisa considerar é o aumeto do coeficiente de mola e do amortecimento, esses amortecedores coilover de motos já tem uma constante de mola bem grande, não sei dizer sobre o amortecimento, talvez um trabalho nas válvulas resolva.
Teoricamente é possível usar um amortecedor de pouco curso, mas... imagine uma gaiola em torno de 600 kg, a moto tem 100 kg e vc terá que compensar na alavanca o peso a mais, acho que não compensa e além de ter que projetar uma balança para fazer o serviço...
E depois de feito tudo isto vc vai precisar de 4 amortecedores de cross, vc até pode achar 1 de barbada, mas 4!!!
Flávio
Se a mecânica for de carro o peso da gaiola aumenta bastante, mas se for um kartcross pode ser sim ser usado esses amortecedores além do fato que todo o peso do carro vai ficar dividido entre as 4 rodas, sacrificando um pouco o curso na traseira pode-se usar 4 amortecedores iguais. Meu comentário acima é para uma suspensão duplo-A, se usar braço de arrasto na traseira a fixação é direta.