Show de bola o carro amarelo...
Versão Imprimível
Show de bola o carro amarelo...
boa esse tópico, algum dia pretendo montar uma gaiola com suspensão independente mas não é pra hj. segue mais umas fotos.
abraço
Show esta suspensão heim Alexandre...
Olá meus caros.
Acompanho a tempos o fórum mas nunca participei, mas agora vou participar tbm, mais perguntar d q responder eheheh :mrgreen::mrgreen:
Sempre pensei em montar uma gaiola monoposto porém c/ suspensão de duplo A c/ curso generoso + ou - 400 mm dianteira e traseira, motor "central" ou seja, motor e câmbio VW AP (1.8 tem bom torque).
Vi este tipo e projeto em outro tópico e fiquei contente c/ a possibilidade de realizar algo assim.
A idéia seria usar amortecedores c/ molas traseiro de moto de cross, e braços da suspa c/ comprimento maior, semieixos alongados, o probelma seriam as rótulas, como já disseram são importadas e d´fíceis d achar, ae tem adaptar algo mais disponível.
|Estou desenhando um modelo no Catia e ao terminar posto aki.
Abraços a todos
Rafael, acho dificil você achar um amort. tras. de moto com um bom curso, na verdade o bom curso da susp. tras. das motos cross se deve a o comprimento da balança ser bem grande e a fixação do amortecedor ser quase que na extremidade desta alavanca, portanto o curso da susp. é grande pois o posicionamento do amortecedor sofre um grande efeito alavanca, portanto o curso do amortecedor é pequeno, mas o da susp. é grande...
Acho que deu pra entender.
Abraços, Leo
Realmente o curso do pistão da suspa traseira de moto é pequena, minha idéia seria realmente o efeito alavanca com curso longho devido ao comprimento dos braços, mas apostando no peso reduzido do conjunto, se vai aguentar já é uma grande dúvida pois na motos o ssitema do prolink rola a suspa diminuindo a carga lateral sobre ela.
Esse tipo de supa c/ braços longos é muito usado nos Bugs de areia dos americanos, claro q usam suspa fox ou bilstein...aki seria gambipro
Bolei um sistema igual ao de bike de downhill. chamado FSR tanto diateira e traseira, tá só nos croqui, sobrando tempo passo em CAD e posto aki.
Abraços
Não é que não funciona, mas o ponto de fixação do amortecedor deveria ficar o mais perto possivel da ponta de eixo para não ter que usar um material muito pesado, devido a alta força que a balança iria sofrer, já com a mola e amortecedor perto do ponto de solicitação a força é transmitida diretamente ao ponto de sustentação e amortecimento, podendo as balanças serem mais leves o que contribui para uma melhor performance do conjunto, pois menor massa não suspensa igual melhor rendimento.
Abraços, Leo
Considerando as observações do Leo: deixando o ponto de apoio do sistema mola/amortecedor próximo da manga de eixo e ainda ter um bom curso de suspensão com um amortecedor de moto você pode usar um push-rod e uma alavanca, deixando os amortecedores "in-board". Uma coisa que você precisa considerar é o aumeto do coeficiente de mola e do amortecimento, esses amortecedores coilover de motos já tem uma constante de mola bem grande, não sei dizer sobre o amortecimento, talvez um trabalho nas válvulas resolva.
Teoricamente é possível usar um amortecedor de pouco curso, mas... imagine uma gaiola em torno de 600 kg, a moto tem 100 kg e vc terá que compensar na alavanca o peso a mais, acho que não compensa e além de ter que projetar uma balança para fazer o serviço...
E depois de feito tudo isto vc vai precisar de 4 amortecedores de cross, vc até pode achar 1 de barbada, mas 4!!!
Flávio
Se a mecânica for de carro o peso da gaiola aumenta bastante, mas se for um kartcross pode ser sim ser usado esses amortecedores além do fato que todo o peso do carro vai ficar dividido entre as 4 rodas, sacrificando um pouco o curso na traseira pode-se usar 4 amortecedores iguais. Meu comentário acima é para uma suspensão duplo-A, se usar braço de arrasto na traseira a fixação é direta.