Eu usei no início terminal de direção de Fusca ( quase igual ao do Opala), quebrei vários na rosca de regulagem deles ( 14 mm). Tive que usar pivô de Chevete no inferior e continuei com o de Fusca no superior por causa da regulagem.
O amortecedor era fixado na balança inferior.
Nunca mais tive problemas.
Mateus,
Já fiz vários Mini Bajas desse tipo. Gostei do seu projeto está bacana.
Vc já pensou em abaixar o tubo lateral um pouco para facilitar a entrada e saída do carro?
Outro detalhe, ao invés de utilizar terminal esférico nos braços de suspensão (por causa do preço), pode ser interessante utilizar o terminal de direção do Opala.
As pinças Brembo da Agrale são muito boas, extremamente leve e eficiente, já utilizei em um Baja.
Boa sorte no projeto!
Eu jah fui me informar sobre valores desses terminais esféricos, e na hora jah mudei de ideia, iria colocar os pivôs do fusca, mas agora o Flávio tah dizendo q eles quebram, acho q vou ter que concordar com a dica dos pivôs do Chevette...
Eu vou fazer o banco e volante móveis, q daí fica mais fácil de entrar e sair do Kart...
Valew...
Flávio
Sua idéia junta o melhor, resistência na balança inferior onde fica a maior parte dos esforços e a capacidade de regulagem.
O nelhor que essas peças são baratas. Eu queria usar terminais rotulares importados por causa da resistência e praticidade, mas por US$17 cada um mais frete, fica difícil.
Vou ver se esboço algo como você diz que fez, melhor C/B.
Mais uma coisinha, o setor q vc usou no kart RD, eh de fusca?
É de Fusca, mas não aconselho usar porque dá muito trabalho e acaba saindo mais car...
Nós usamos porque nós tentamos usar direto, igual Kart, mas ficou pesado demais e aí como o esquema já estava pronto o cara quiz colocar o setor de Fusca...
Mas a melhor opção é usar um de Escort ou outro que tenha o tubo lateral de "ferro". Eu cortei a engrenagem da minha e emendei na outra ponta para jogar o pinhão para o centro.
Com o tuvo de ferro fica fácil soldar...Entendeu????vou ver se acho uma foto...
Mateus, me consegue as medidas do entre eixos, a distância entre os pivôs do eixo dianteiro, o comprimento das balanças ( supeiror e inferior) e a distância entre elas...se vc preferir podem ser medidas aproximadas...eu tenho um programinha que vc vai gostar do que ele faz....
Ele te mostrará os ângulos da suspensão e a geometria de direção...tudo de graça...hehhhehe
É de Fusca, mas não aconselho usar porque dá muito trabalho e acaba saindo mais car...
Nós usamos porque nós tentamos usar direto, igual Kart, mas ficou pesado demais e aí como o esquema já estava pronto o cara quiz colocar o setor de Fusca...
Mas a melhor opção é usar um de Escort ou outro que tenha o tubo lateral de "ferro". Eu cortei a engrenagem da minha e emendei na outra ponta para jogar o pinhão para o centro.
Com o tuvo de ferro fica fácil soldar...Entendeu????vou ver se acho uma foto...
Eu tenho um setor de Peugeot 206, fiz exatamente o q vc disse, cortei o tubo lateral, (q eh de antimonio, eu acho) e refiz o bocal para a engrenágem q também foi cortada e encurtada, ficou jóia....
Resolvi colocar nas extremidades internas das balaças terminais articulados, q pra mim são bem baratos, e parecem ser bem resistentes, e nas pontas os pivôs do chevette, como vc disse...
Esses são os terminais articulados para colocar no lugar das buchas d nylon q eu consigo, será q aguenta o tranco?
Acho que estes terminai não agüêntam muito tempo, eu uso eles nas barras de direção e eles vivem com uma folguinha, se for remanufaturado nem pensar, mas a balança é triangular, como vc vai fazer?
No meu kart cross eu usei as buchas da balança da CG, das mais novas que usam nylon...funciona bem, mas do paralelo tive que refazer o nylon, original é meio caro.
Na minha nova gaiola com motor AP1.6 usei bucha "dianteira da suspensão traseira" do Opala...essa bucha é de borracha e tem um tubo de ferro por fora e um no centro para o parafuso...gostei do resultado...
Me dê seu e-mail para eu te mandar o programinha...
Acho que estes terminai não agüêntam muito tempo, eu uso eles nas barras de direção e eles vivem com uma folguinha, se for remanufaturado nem pensar, mas a balança é triangular, como vc vai fazer?
No meu kart cross eu usei as buchas da balança da CG, das mais novas que usam nylon...funciona bem, mas do paralelo tive que refazer o nylon, original é meio caro.
Na minha nova gaiola com motor AP1.6 usei bucha "dianteira da suspensão traseira" do Opala...essa bucha é de borracha e tem um tubo de ferro por fora e um no centro para o parafuso...gostei do resultado...
Me dê seu e-mail para eu te mandar o programinha...
Flávio, mande para min tbm o programa, se não se importar,
Acho que estes terminai não agüêntam muito tempo, eu uso eles nas barras de direção e eles vivem com uma folguinha, se for remanufaturado nem pensar, mas a balança é triangular, como vc vai fazer?
No meu kart cross eu usei as buchas da balança da CG, das mais novas que usam nylon...funciona bem, mas do paralelo tive que refazer o nylon, original é meio caro.
Na minha nova gaiola com motor AP1.6 usei bucha "dianteira da suspensão traseira" do Opala...essa bucha é de borracha e tem um tubo de ferro por fora e um no centro para o parafuso...gostei do resultado...
Me dê seu e-mail para eu te mandar o programinha...
Sim, as balanças vão ser triangulares, mas vou colocar esses tarminais articulados somente nas balanças superiores dianteiras, pois as estremidades internas da balança irão ter uma diferença de mais ou menos uns 40mm de altura em cada terminal. Entendeu?
Vão dois terminais desses em cada balança, o terminal vai na estremidade de dentro, sendo q aquele q for no ponto de articulação dianteiro será mais alto do q aquele no ponto de articulação traseiro, e na estremidade de fora irá o pivô do chevette fixo no cubo dianteiro, isso somente na balança superior dianteira.... Acho q agpra deu pra entender...