Postado originalmente por
Marcelo A. Marchiodi
O que me deixa put#*% é um Sherpa desses por exemplo, custar isso tudo, e ter uma suspensão engessada daquelas, sei que corro o risco de ser taxado de chato e de me perguntarem quem sou eu pra falar, mas nós estamos muito longe ainda de ter carros bons pra esse tipo de rali, entende-se carros bons como carros com suspensão que preste e não suspensão de Pajero reforçada... tem que jogar esse conceito fora e começar coisa nova, do zero, me lembro que vi o Mark Miller no fórum do RDC pregando o pau na suspensão do Tuareg oficial, que tinha pouco curso e tal e que dava fim de curso o tempo todo. E aqui era um superstar no Sertões, só dava foto dele, chegava a ser sem graça... e mesmo assim ele era anos luz á frente dos carros daqui.
Penso que nos EUA a coisa andou e chegou onde está principalmente por ter-se lugares pra correr, longas extensões de deserto inabitadas praticamente.
Quanto aos custos, lá fora tem gente com recurso mínimo que corre, e categorias pra esse tipo de competidor, mas no final acaba sendo mais acessível pra eles, veja só o que o Joviari falou, sobre o custo de um Fortin aqui, nem se vender um rim dá pra comprar uma pô... e lá os caras comprar um jogo de coilovers por sei lá, 3000 dólares... aqui esses mesmos 3000 provavelmente não compra 2.
Outra coisa: brasileiro não é, e dificilmente vai ser como eles lá, nos fóruns deles vejo muito projeto dos veículos em Solid Works, aqui conta-se nos dedos de uma mão quem tá projetando assim, felizmente quase todos eles participando do fórum!:mrgreen:
Acho que se mudarem as categorias, se tiver mais acessórios/peças acessíveis e gente boa pra montar tudo isso, a coisa vai mudar, mas por enquanto vamos seguindo com as L-200 e cia, caras e engessadas.
É a minha opinião, vejo que tem gente aqui que é do meio do rali, se eu estiver falando merda, que me perdoem!