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  • #1
    Usuário Avatar de dourado gpi
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    Como construir sua própria gaiola...




    Devido a quantidade de pedidos de procura de projetos de gaiolas aqui no forum, vou tentar passar um pouco que aprendi na construção da minha a quem está com essa carência, que também fiquei quando resolvi começar. Dessa gaiola que eu fiz já existem aqui na minha cidade 14 cópias, com algumas variações. Portanto vou postar fotos do passo a passo da construção com as dicas mais importantes, e conforme forem surgindo as dúvidas eu e o pessoal aqui do forum juntos vamos tentar resolvê-las para ajudar a quem está buscando esse sonho que é a construção do seu próprio brinquedo.

  • #2
    Usuário Avatar de dourado gpi
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    primeiro passo o "chassis"...

    Já vi vários tipos e formatos de chassis, mas para quem está começando eu acho mais prudente e seguro procurar um bom chassis de brasília (tarefa nada fácil), porque da brasilia: já vem com freio a disco na frente e a suspensão trazeira e mais resistente, possui barras de torções maiores e consequetemente suportam mais peso, iso para quem quer motor AP. Se não achar brasilia vai de fusca mesmo, mas depois teremos que adicionar molas extras do gol na traseira.
    Resolvido essa pequenina tarefa, vamos para o passo seguinte que é encurtar o famigerado chassis: deve ser feita atraz um pouco do freio de mão uns 30 cm. Porque diminuir o chassis: pra encurtar o entreixo para ganhar mais agilidade para transpor obstáculos e diminuir peso. Olha as fotos....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pb090204.jpg   -pb090203.jpg   -pb090205.jpg  

  • #3
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    A base do assoalho

    Depois de alinhado e devidamente soldado o chassis vamos parafusar o eixo dianteiro e dobrar os primeiros canos fixando o eixo trazeiro e o dianteiro e já soldando também o assoalho que no meu caso usei chapa 13 bem resistente ficando com 55 cm de cada lado do tunel e com 1,20 de largura na altura dos bancos. Olhe as fotos.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pb270028.jpg   -pb270029.jpg  

  • #4
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    Os canos e como dobrá-los.....

    Vc tem que ter uma boa morça ou uma calandra (maquina de entortar canos), como a maioria como eu só tem morça e nela que vamos focar. Tem que estar bem firme em uma base bem pesada para suportar o repuxe das dobradas dos canos. O cano utilizado na construção dessa gaiola foi o de uma polegada e meia com chapa 13, mas também pode ser utilizado chapa 14.
    Faça uma rolha de madeira para um dos orifícios do cano, encha o cano com areia lavada seca e peneirada, dê leves pancadas no cano (c/ o cuidado de não amassa-los é claro) para que a areia se compacte o máximo possível e arrolhe do outro lado do cano, depois faça um molde do ângulo que vc pretende curvar (geralmente feito com uma barra de ferro dessas finas). Sempre corte o cano um pouco maior do desejado para não cair em erro, e se ficar maior, corte o excedente. Observe que após prender o cano na morça a curva se apresentará uns 10 cm após a mordida da morça.
    Então aqueça com o queimador de aranha com o fogo azul no local a se curvado até ficar vermelho, depois disso é so dobrar até o angulo desejado conferindo com o molde ateriormente feito, eu gastei um botijão de gás todo na construção...... Ohe as fotos....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-016.jpg   -imagem-019.jpg   -imagem-020.jpg  

  • #5
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    A curvatura do principal cano da gaiola..........

    Agora começa o créu 2... Esse cano é considerado o mais importante da gaiola, pois transpõe ela em toda a sua extenção, geralmente se pega uma barra inteira de 6 metros e corta ao meio e se faz as duas partes, começa o que se chama peças gêmeas, São feitas duas peças idêntica e soldadas do eixo dianteiro (onde se solda uma barra de apoio desta) até sair no para choques trazeiro. Olhe as fotos.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pc200018.jpg   -pc200019.jpg   -pc200020.jpg   -pc200021.jpg   -pc200022.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de dourado gpi
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    O para brisa e o gigante central......

    Começa o créu 3...... O parabrisas e gigante central é bem dificil de se dobrar devido ao seu angulo bem fechado, deve-se aquecer bem nos lugares das curvas e depois conferir se não está desalinhado, colocando o mesmo em uma superficie plana pra ver se as duas pontas encostão no chão caso contrário vc deve desenpená-lo antes de soldá-lo e verifique o ângulo em relação ao volante para não inclinar demais ou demenos. Nessa fase vc já tem que ter os bancos no lugar para ter noção da altura dos dois em relação a vc. Olhe as fotos....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pc220032.jpg   -pc220033.jpg   -pc220034.jpg  

  • #7
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    Citação Postado originalmente por dourado gpi Ver Post
    Depois de alinhado e devidamente soldado o chassis vamos parafusar o eixo dianteiro e dobrar os primeiros canos fixando o eixo trazeiro e o dianteiro e já soldando também o assoalho que no meu caso usei chapa 13 bem resistente ficando com 55 cm de cada lado do tunel e com 1,20 de largura na altura dos bancos. Olhe as fotos.....
    Edu a resposta está na 1ª pág. deste tópico.....

    chapa 13 pra quem não sabe corresponde a 2,25 mm de espessura, você pode utilizar de 1,5; 1,9 até 2,25 mm.

    Abraços, Leo

  • #8
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    Valeu Leo!!!!!!!!!!

  • #9
    oi
    iai blz?
    eu estou qrendo construir uma gaiola, mas estou na dulvida de qual chassi usar: o de fusca, o de brasilia ou o de varianti 2, vcs saberiam me indicar qual deles seria melhor
    pq eu fuiquei sabendo q o de brasilia seria melhor, mas tbm me falaram q a suspensão e o motor da varienti 2 seria melhor
    qual vocês me indirariam?
    obrigado

  • #10
    O chassi de fusca e brasília é praticamente o mesmo. A vantagem de usar o de brasília é que ele já vem com freio a disco na frente (pode ser que vc ache um de fusca com os freios a disco). O da Variant II, a suspensão traseira é IRS, muito melhor que o de facão do fusca/brasília.
    Já tive uma com chassi de brasília e adorei, mas agora estou fazendo uma com suspensão traseira da kombi (mesmo esquema da variant, porém mais forte) e o chassi é todo tubular. Dá uma olhada nela se vc quiser em www.gaiolas.4x2.net
    Ainda não sei como vai ficar, mas de outros amigos que tem e que usam esta receita, é excelente o resultado.

  • #11
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    Gaiolas

    bom dia galera, sou novato aki no forum, estou com uns projeto de iniciar minha propria gaiola, tenho um gol 86 ap, algun dos amigos podem me ajudar a sai do chão. Fico grato desde agora, parabens pelo companherismo de vcs...

  • #12
    Usuário Avatar de leobnaval
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    golfe o que você pode aproveitar do gol é o motor, alguma coisa de freio e suspenção, direção, bancos e algo mais...

    Acho mais fácil você comprar uma brasilia, fusca ou variant para começar uma gaiola é muito mais simples ou uma caixa de câmbio e susp. tras. de vw a ar, mas terá um bom trabalho para fazer a gaiola.

    Abraços, Leo

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