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  • #1

    Lightbulb cambio gol bx - relação




    por favor galera...

    alguem ai sabe qual a relação de marchas do cambio do gol bx??
    e do cambio da variant 2?

    é mais longa que da brasilia?

    sei que a brasilia usa coroa e pinhao 8 x 33,e se alguem souber ai me dê uma luz aê..

    quero aproveitar esse cambio pra adaptar uma irs na minha brasilia,por causa da saida para homocinetica,e não preciso de muito torque..queria uma quarta marcha na estrada sem muita rotação ,pois o cambio original,é triste..



    valeu pessoal..fico no aguardo..

  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Pelo que sei a relação do BX é igual a do SP2 que são as mais longas que saíram...só não vou numerar os bois...eu não sei a relação deles.

  • #3
    Cara

    Tem gente que fala que da Variant II é 8x31, porem da variant II que eu desmanchei o cambio era 8x33, e o do fusca 1500 onde coloquei o cambio da variant tambem era 8x33

    A diferença é que a fixação da coroa da variant II e do fusca nao sao iguais alem da coroa do fusca ser um pouco maior, ou seja nao da pra colocar o conjunto de coroa e pinhao do fusca na caixa satelite da variant II (ou se da tem de adaptar alguma coisa).

    Té mais

  • #4
    no mercado livre tem neguinho cobrando 285 pela realação 8x31... nova, na caixa, com plástico no banco...

    lembre-se que se vc usar um pneu grande na trazeira não será necessário uma relação longa, além de perder força em trocas mais curtas.
    MOPAR - or no car.

  • #5
    valeu pessoal..
    ja deu uma clareada boa nas ideias..rsrs

    fala marcelo ..seu baja tá filé demais!!!!!
    continue assim..

  • #6
    Marcos

    Se vc quer encurtar a relação, procure uma de kombi 7x36 que na concessionaria, com desconto de quem tem cnpj custa 290 reais mais ou menos.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por marcos22 Ver Post
    por favor galera...

    alguem ai sabe qual a relação de marchas do cambio do gol bx??
    e do cambio da variant 2?

    é mais longa que da brasilia?

    sei que a brasilia usa coroa e pinhao 8 x 33,e se alguem souber ai me dê uma luz aê..

    quero aproveitar esse cambio pra adaptar uma irs na minha brasilia,por causa da saida para homocinetica,e não preciso de muito torque..queria uma quarta marcha na estrada sem muita rotação ,pois o cambio original,é triste..



    valeu pessoal..fico no aguardo..
    Você pode colocar a 4ª marcah de dente fino 60x53 a mais longa, a coroa e pinhão 31x8, ai terá alta velocidade, a baixa rotação,é baixo consumo, a arrancada ficará mais fraca, mais logo vai acostumar, o sistema de suspenção para homocineticas tem que ser da Variant ll, a ideal, tem o braço para não deixar abrir o facão, o facão da variant ll e duplo,veja onde tem uma variant ll é observe como é.

  • #8
    O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e
    diferencial.
    - Escalonamento
    Até 1978 o escalonamento era o seguinte:
    1ª - 3,80:1
    2ª - 2,06:1
    3ª - 1,32:1
    4ª – 0,89:1
    Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma,
    alongar um pouco essa marcha.
    - Relação de diferencial
    As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.
    - 7 X 31 (4,43:1)
    - 7 X 36 (5,143:1)
    - 8 X 35 (4,375:1)
    - 8 X 33 (4,125:1)
    - 8 X 31 (3,875:1)
    O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

    O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções
    utilitárias desse modelo.
    O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor
    os 46 CV SAE do motor 1300cc.
    O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais
    longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.
    O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar
    bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor
    torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.
    PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco
    pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação
    do 1300 Standard
    - Como identificar os câmbios VW
    Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação,
    localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.

    A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW
    BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )
    BL. - SP2 ( 8 X 31 )
    BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
    BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
    BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
    PC - Variant II ( 8 X 33 )
    PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
    PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
    PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
    PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
    PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )

  • #9
    Usuário Avatar de tjmthiago
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    Isso sim é informação de qualidade.

  • #10

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por leonardocanale Ver Post
    O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e
    diferencial.
    - Escalonamento
    Até 1978 o escalonamento era o seguinte:
    1ª - 3,80:1
    2ª - 2,06:1
    3ª - 1,32:1
    4ª – 0,89:1
    Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma,
    alongar um pouco essa marcha.
    - Relação de diferencial
    As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.
    - 7 X 31 (4,43:1)
    - 7 X 36 (5,143:1)
    - 8 X 35 (4,375:1)
    - 8 X 33 (4,125:1)
    - 8 X 31 (3,875:1)
    O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

    O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções
    utilitárias desse modelo.
    O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor
    os 46 CV SAE do motor 1300cc.
    O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais
    longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.
    O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar
    bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor
    torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.
    PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco
    pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação
    do 1300 Standard
    - Como identificar os câmbios VW
    Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação,
    localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.

    A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW
    BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )
    BL. - SP2 ( 8 X 31 )
    BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
    BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
    BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
    PC - Variant II ( 8 X 33 )
    PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
    PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
    PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
    PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
    PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )

    leonardo;

    quando eu abri este topico no dia 20/11/2008 , era uma resposta completa e de otima qualidade como essa que eu tava querendo..

    show de bola..

    abraço..

  • #11
    show de bola a resposta ae.... ate salvei aqui no PC.

    Mas mudando um pouco de assunto alguem saberia me dizer qual eh a relaçao de marchas/diferencial dos cambios PB do Passat??

  • #12
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Relações dos AP. Só não tem as da caixa PB mas pelo ví em outro lugar, que não me lembro agora, a relação do diferencial é 4,11:1.

    PA - 4 Marchas (motor 1500)
    PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
    PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
    PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
    PN - 4 marchas (1,6L longo)
    PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
    PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
    PR - 5 marchas (motor AE 1600)
    PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
    PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
    PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88 )
    PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
    Relações série P 5 Marchas
    Vamos lá:

    PV e PVB: relação (dentes):
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,94:1 (35/18 )
    3ª - 1,29:1 (36/28 )
    4ª - 0,97:1 (31/32)
    5ª - 0,80:1 (28/35)
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 4,11:1 (37/9)

    PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,94:1 (35/18 )
    3ª - 1,29:1 (36/28 )
    4ª - 0,97:1 (31/32)
    5ª - 0,80:1 (28/35)
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 3,89:1 (35/9)

    PS:
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,79:1 (34/19)
    3ª - 1,13:1 (34/30)
    4ª - 0,83:1 (29/35)
    5ª - 0,68:1 (26/38 )
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 4,11:1 (37/9)

    PX:
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,94:1 (35/18 )
    3ª - 1,29:1 (36/28 )
    4ª - 0,91:1 (30/33)
    5ª - 0,73:1 (27/37)
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 4,11


    nos , PV e PX a relação da 1ºa 4º são iguais mudando apenas a 5º, no PS ja é mais diferente por seu um cambio bem longo, este que é recomendado para motores turbo.
    4X4 Brasil

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