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  • #13



    Os gol a ar sairam com duas relaçao o 1.6s o cambio é longo igual ao dos sp2 8x31 e o gol 1.3 a relaçao é mais curta , sei porque tenho os 2 cambios . Só nao desmoneti o do 1.3 pra contar os dentes mas sei que é igual a dos fuscas 1.300 .
    Valew .

  • #14

    Thumbs up relação gol caixa bx

    Citação Postado originalmente por GAIOLA TORK 31X10,5X15 Ver Post
    Os gol a ar sairam com duas relaçao o 1.6s o cambio é longo igual ao dos sp2 8x31 e o gol 1.3 a relaçao é mais curta , sei porque tenho os 2 cambios . Só nao desmoneti o do 1.3 pra contar os dentes mas sei que é igual a dos fuscas 1.300 .
    Valew .



    pois é galera...

    desmontei um cambio original de gol bx uma vez e.....

    8x33...

    não entendo, e com certeza o gol que estava essa caixa não sofreu nenhuma alteração,tipo trocar a caixa de marchas por outra.

    era motor 1600 cc. e 8x33 na caixa..


    alguem ja abriu um cambio de gol bx por ai tbm pra constatar.

    aguardo..

    abs.

  • #15
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    Citação Postado originalmente por marcos22 Ver Post
    por favor galera...

    alguem ai sabe qual a relação de marchas do cambio do gol bx??
    e do cambio da variant 2?

    é mais longa que da brasilia?

    sei que a brasilia usa coroa e pinhao 8 x 33,e se alguem souber ai me dê uma luz aê..

    quero aproveitar esse cambio pra adaptar uma irs na minha brasilia,por causa da saida para homocinetica,e não preciso de muito torque..queria uma quarta marcha na estrada sem muita rotação ,pois o cambio original,é triste..



    valeu pessoal..fico no aguardo..
    Você pode colocar a 4ª marcah de dente fino 60x53 a mais longa, a coroa e pinhão 31x8, ai terá alta velocidade, a baixa rotação,é baixo consumo, a arrancada ficará mais fraca, mais logo vai acostumar, o sistema de suspenção para homocineticas tem que ser da Variant ll, a ideal, tem o braço para não deixar abrir o facão, o facão da variant ll e duplo,veja onde tem uma variant ll é observe como é.

  • #16
    O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e
    diferencial.
    - Escalonamento
    Até 1978 o escalonamento era o seguinte:
    1ª - 3,80:1
    2ª - 2,06:1
    3ª - 1,32:1
    4ª – 0,89:1
    Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma,
    alongar um pouco essa marcha.
    - Relação de diferencial
    As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.
    - 7 X 31 (4,43:1)
    - 7 X 36 (5,143:1)
    - 8 X 35 (4,375:1)
    - 8 X 33 (4,125:1)
    - 8 X 31 (3,875:1)
    O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

    O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções
    utilitárias desse modelo.
    O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor
    os 46 CV SAE do motor 1300cc.
    O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais
    longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.
    O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar
    bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor
    torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.
    PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco
    pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação
    do 1300 Standard
    - Como identificar os câmbios VW
    Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação,
    localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.

    A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW
    BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )
    BL. - SP2 ( 8 X 31 )
    BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
    BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
    BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
    PC - Variant II ( 8 X 33 )
    PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
    PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
    PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
    PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
    PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )

  • #17
    Usuário Avatar de tjmthiago
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    Isso sim é informação de qualidade.

  • #18

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por leonardocanale Ver Post
    O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e
    diferencial.
    - Escalonamento
    Até 1978 o escalonamento era o seguinte:
    1ª - 3,80:1
    2ª - 2,06:1
    3ª - 1,32:1
    4ª – 0,89:1
    Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma,
    alongar um pouco essa marcha.
    - Relação de diferencial
    As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.
    - 7 X 31 (4,43:1)
    - 7 X 36 (5,143:1)
    - 8 X 35 (4,375:1)
    - 8 X 33 (4,125:1)
    - 8 X 31 (3,875:1)
    O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

    O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções
    utilitárias desse modelo.
    O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor
    os 46 CV SAE do motor 1300cc.
    O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais
    longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.
    O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar
    bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor
    torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.
    PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco
    pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação
    do 1300 Standard
    - Como identificar os câmbios VW
    Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação,
    localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.

    A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW
    BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )
    BL. - SP2 ( 8 X 31 )
    BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
    BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
    BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
    PC - Variant II ( 8 X 33 )
    PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
    PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
    PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
    PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
    PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )

    leonardo;

    quando eu abri este topico no dia 20/11/2008 , era uma resposta completa e de otima qualidade como essa que eu tava querendo..

    show de bola..

    abraço..

  • #19
    show de bola a resposta ae.... ate salvei aqui no PC.

    Mas mudando um pouco de assunto alguem saberia me dizer qual eh a relaçao de marchas/diferencial dos cambios PB do Passat??

  • #20
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Relações dos AP. Só não tem as da caixa PB mas pelo ví em outro lugar, que não me lembro agora, a relação do diferencial é 4,11:1.

    PA - 4 Marchas (motor 1500)
    PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
    PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
    PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
    PN - 4 marchas (1,6L longo)
    PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
    PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
    PR - 5 marchas (motor AE 1600)
    PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
    PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
    PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88 )
    PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
    Relações série P 5 Marchas
    Vamos lá:

    PV e PVB: relação (dentes):
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,94:1 (35/18 )
    3ª - 1,29:1 (36/28 )
    4ª - 0,97:1 (31/32)
    5ª - 0,80:1 (28/35)
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 4,11:1 (37/9)

    PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,94:1 (35/18 )
    3ª - 1,29:1 (36/28 )
    4ª - 0,97:1 (31/32)
    5ª - 0,80:1 (28/35)
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 3,89:1 (35/9)

    PS:
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,79:1 (34/19)
    3ª - 1,13:1 (34/30)
    4ª - 0,83:1 (29/35)
    5ª - 0,68:1 (26/38 )
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 4,11:1 (37/9)

    PX:
    1ª - 3,45:1 (38/11)
    2ª - 1,94:1 (35/18 )
    3ª - 1,29:1 (36/28 )
    4ª - 0,91:1 (30/33)
    5ª - 0,73:1 (27/37)
    ré - 3,17:1 (38/12)
    dif- 4,11


    nos , PV e PX a relação da 1ºa 4º são iguais mudando apenas a 5º, no PS ja é mais diferente por seu um cambio bem longo, este que é recomendado para motores turbo.
    4X4 Brasil

  • #21
    muito bom amigo, jah me ajudou bastante, me diz uma coisa a cx transversal do Logus/Verona/Scort não esta incluida nessa lista ??

    Pretendo foturamente fazer uma 4x4 tubular com suspensão vw ap, jah tenho uma cx PB q poderei usar ou ate trocar, vou continuar coletando informaçoes pra fazer uma boa configuraçao, quando der inicio a obra vou abrir um topico e postar um passo a passo.

    vlw

  • #22
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    amigo leo, tenho uma tabela que indica que os prefixos BP e BS são 8x35. Será que vc digitou errado ou na sua consta assim mesmo? pergunto pq tenhos os dois...ok..

    amigo andre, eu tb ja queimei alguns cromossomos num projeto desses mas pra ser viavel teria de ser com motor central e aí o projeto se torna inviavel para trilhas, pq o entre eixo fica mto longo... quando encontrar uma saida pra isso eu montarei uma tb... o cambio de AP permite uma gama de configurações enorme e com peças forjadas... tem um kra aqui que tava montando uma assim mas motor traseiro e reduções de kombi pra inverter o giro.. mas o kra sumiu...

  • #23
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Eu estou montando a minha 4x4 com caixa de Subaru Impreza e vou manter o motor central...e distância entre eixos na minha é de 2300 mm, não acho muito longa mas para amenizar o "problema" vou colocar direção nas quatro rodas também. É um sistema que foi usado nos Honda Prelude que nada mais é do que uma engrenagem dentro de uma outra com dentes internos. Estou comprando as peças...só quero ver colocar tudo na gaiola...hehehehe

  • #24
    Amigo Flávio, naum eh todo mundo q consegue uma mecanica dessa, isso deve ser rarissimo em gaiolas, mas deve ficar show, to aacompanhamdo aqui

    genhero, tive pensando muito tbm e acho q vou tentar usar um cambio de Logus com motor central e dois cambios d passat 4 marchas, aproveitando somente a quarta marcha deles, eliminando tudo q naum prescisar p/ reduzir tamanho e peso. Para acoplar a cx trazeira penso em fazer direto tulipa do Lugus num disco d embreagem que encaixa no piloto da cx do Passat, reduzindo bastante o comprimento do conjunto,porem naum sei como fica a centralizaçao do motor, temo q vai ficar muito p/ um lado, q me dizem???
    quanto ao cambio dianteiro tenho outras ideias p/ acoplar ....
    quanto usar as reduçoes d kombi p/ fazer uma t-case, tbm vi algo pro ae ate tenho fotos aqui no PC, mas dae jah mudaria tudo ....
    vlw

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