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  • #1
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    04/08/2005
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    Traseira IRS Pneumática




    O tópico não é o mais adequado, mas como tem varios sobre IRS, resolvir postar aki.
    Estou montando um fusca com suspençao traseira IRS da variant II, pneumatica, com bolsas de ar de onibus.

    Fiz as barras de apoio com ferro de construção CA-50. Segundo o engenheiro que mexe com estruturas metálicas, as barras dariam conta do recado, sem problemas.
    Por aki tem soldadores experientes, fizeram um trabalho legal na solda.
    Usamos solda elétrica com eletrodo de Cromo Niquel, nas soldas entre o chassi e as barras de aço.

    Nos suportes e tampas das bolsas, foram usadas chapas de 8mm, soldadas com eletrodo que usam na fabricaçao de cobertura metalica de grande porte. Também sugerido pelo engenheiro.

    As bolsas creio que naum terei problema, segundo a tabelo do fabricante, cada bolsa suporte 1100 Kg. Que somando as 2 bolsas, teria 2200 Kg. Nunca terei esse peso todo na traseira do fusca!

    Oque gotaria de saber é se poderei ter problemas futuros de trincas devido ao tipo de solda utilizado?? E se o aço das barras aguentará o esforço??

    Além do serviço da suspenção pneumática, foi feito o serviço no chassi, para adaptação da IRS. Foi cortada a traseira de uma Variant II e soldada no meu chassi. Utilizaram solda elétrica. Aparentemente o cordão de solda não ficou 100%, apresenta algumas falhas (pipocos). Mas foi feito em toda a área de contado de uma peça com a outra (IRS/tunel central). Esse serviço não foi feito por mim, portanto fico com pé atraz, gostaria de fazer alguns reforços na solda.
    Será que é necessario? Não vou usar o carro para trilhas, como as gaiolas e jipes. Mas montarei um AP 2.0.. Para andar na rua e estrada.


    Segue fotos do trabalho:
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    Opinem!

  • #2
    Usuário Avatar de bruno_
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    Bom eu não entendo muito de solda e materiais mas pelo jeito vai aguentar o esforço!!! 8)

    Já a enmenda no chassis já fiz isso com solda elétrica e infelizmente não ficou muito legal, chegou a
    trincar. Coloquei uma cinta de metal e soldei nunca mais tive problemas!!!

    E Parabens pela idéia
    Confira e participe de todos os preparativos para o 3º Encontro Nacional de Rural e F75/F85 no link abaixo
    http://www.ruralef75.com.br/

  • #3
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    Citação Postado originalmente por bruno_
    Bom eu não entendo muito de solda e materiais mas pelo jeito vai aguentar o esforço!!! 8)
    Já a enmenda no chassis já fiz isso com solda elétrica e infelizmente não ficou muito legal, chegou a
    trincar. Coloquei uma cinta de metal e soldei nunca mais tive problemas!!!
    E Parabens pela idéia
    Estou com essa ideia tb, de usar um reforço.. assim ficariam 3 cordoes de solda! Usou chapa normal na cinta, com solda elétrica mesmo??
    Oque fez no seu chassi? Encurtou?

  • #4
    O cara pense, desenhe, compra, constroi...............


    E USA FERRO DE CONSTRUÇÃO!!!!!


    Ô cara, não leve mal, mas você acabou de ganhar o prêmio "CAGADA DO MÊS" para agosto.............


    Abraços não acreditando na falta de critério,

  • #5
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Olha que tá concorrendo a cagada no ano essa heim????

    PARABÉNS

    []´s

  • #6
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    Qual o critério que voces usam para dizer que o ferro de construção é ruim?
    Gostaria de informações, não somente criticas!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por mister_d Ver Post
    Qual o critério que voces usam para dizer que o ferro de construção é ruim?
    Gostaria de informações, não somente criticas!
    Caro Mister_d, gostaria de ver as fotos, não sei porque, mas aqui só aparecem os números mas sem os links.

    Quanto a sua pergunta, o que acontece com ferro de construção quanto a dizerem se é bom ou não é o seguinte.

    Este tipo de material, por exemplo o CA-50 é uma material sem "comprometimento" em composição química, sua especificação está associada a um critério de resistência mecânica, lógico que tem também requisitos mínimos, a começar por se tratar de um aço, pois senão eu projetava algo muito louco, tipo um plástico que desse a resistência normatizada e vendia como material estrutural de concreto armado.

    Quanto a solda é um negócio complicado, soldar coisas que não se conhece a composição é tenso, mas tenho certeza que foi adotada a melhor escolha, eletrodos com Niquel oferecem grande qualidade nestes tipos de casos pelo seguinte: Niquel tem grande afinidade com qualquer coisa, logo diminuirá seus problemas de fusão e etc. E também ele é bastante maleável, o que facilita o alivio das tensões provenientes da solda. vergalhão não se costuma ter boa soldabilidade.

    Agora quanto ao preconceito da galera vai ter mesmo, toda vez que as pessoas entrarem embaixo do seu carro e verem aquele vergalão de obra lá vão te chamar de louco.

    Não entendi bem onde você usou ele, mas se for no lugar da barra de torção foi com qual intuito, já que a suas molas são penumáticas? Ou a idéia desse material é trabalhar no lugar da barra de torção mas servindo como um estabilizador? Volto a dizer, gostaria de ver as fotos.

    Com as fotos posso te dar mais idéias se quiser mande pro meu e-mail. jurusbaldo@hotmail.com

    Um abraço.

    Diego Pagoto Calvi

  • #8
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Pensa no nome

    Ferro P/ CONSTRUÇÃO.

    []´s

  • #9
    Mister,

    Se funcionar tá é bom.

    Deve trer ficado barato.

    E manda esses dois engenhoqueiros teóricos SF

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #10
    K7............... Dá para dobrar na mão essa bosta.........

  • #11
    Caro Artilheiro Chutador de Belo Horizonte, Minas Gerais,


    Então porque a sua Excelência não autorizou a confecção dos links da sua suspensão traseira em este mais nobre material?? O será que foram feitos mesmo em ferro de construção, para que tenhamos mais estôria para ö próximo capítulo da saga???

    Abraços,

  • #12

    R m

    R M (resistencia dos materiais)materia de engenharia mecanica, se tiver noçao verá que um material macisso tem peso demais e resistencia elastica de menos ele nao suporta torque perpendicular ocasionando em uma estriçao (entorta e nao volta), com um simples cano de 1 e 1/4 e com 1.5 mm de sepessura teria menos peso e maior resistencia,poderia fazer cortes com angulos para encaixar no chassi e ficaria menos e se tivesse o dom de dobrar faria uma gaiolinha pra prender toda essa parafernalia sem atrapalhar a carroceria.

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