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  • #1165
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Waldir,

    Por acaso você lembrou que a EFE não é automática e que precisa pisar na embreagem até o fundo?

    Espero que tenha solucionado de vez e que traga a confiabilidade tão necessária neste quesito.

    []s


    Siiim! Rs.




    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #1166
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    A negona depois do sistema manual,ela fica tipo caixa seca em 4x4 low. arranha mt as marchas pra trocar em movimento,principalmente em lama lisa.
    Nao sei se tem haver com os fios na caixa que nao estão ligado
    F-1000 4X4 XLT X10 ( NEGONA ) / HILUX 94 ESTENDIDA 4X4
    PAPA PÔNEIS

  • #1167
    Citação Postado originalmente por bruntins Ver Post
    A negona depois do sistema manual,ela fica tipo caixa seca em 4x4 low. arranha mt as marchas pra trocar em movimento,principalmente em lama lisa.
    Nao sei se tem haver com os fios na caixa que nao estão ligado

    Bruno, tem algo errado ai!

    Mesmo mecanizada a CT precisa funcionar sem arranhar,sem barulhos, etc.

    Que sistema mecânico você está usando?
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #1168
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Confesso que estou pensando sobre essa questão de arranhar as marchas e não consigo ver uma relação direta da CT com o cambio.
    O que me veio a cabeça é mexer na regulagem da embreagem, como o Eddie mencionou.

    Vejam meu raciocínio.
    Se a regulagem já estiver no limite, o fato do uso do 4x4 H ou L vai influenciar no "tempo" do cambio, coisa que no 4x2 o sistema está mais "assentado".

    Sei lá posso estar falando besteira, mas é a unica coisa que me veio na cabeça.

    Já pra ré do Waldir não faço ideia do que seria o problema, pode ser problema de "macheza" mesmo! Tem nego que não engata ré por nada!! kkkkk

    []'s

  • #1169
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Já pra ré do Waldir não faço ideia do que seria o problema, pode ser problema de "macheza" mesmo! Tem nego que não engata ré por nada!! kkkkk

    []'s
    Faaala, Rodrigo! "Macheza"? Faz "algum sentido". Hehehe. Aproveitando, lá vai mais "estranheza": REPETIBILIDADE.

    * Dirigindo em 4x2: Todas as marchas [inclusive a RÉ], NORMAIS.
    * Mudando para 4x4Hi [tanto com o carro "em movimento", tanto parado]: Todas as marchas [inclusive a RÉ], NORMAIS.
    * Mudando de 4x4Hi para 4x4_Low Range [claro, com o carro parado, câmbio em N, pedal de embreagem acionado]: Todas as marchas [inclusive a RÉ], NORMAIS.
    * Dirigindo no modo 4x4_Low Range ["reduzida"]: Todas as marchas [inclusive a RÉ, acionada várias vezes], NORMAIS.
    * Mudando de 4x4_Low Range para 4x4Hi: sistema de acionamento ELE/MEC funcionando NORMAL, mas ao tentar dar [ui!] marcha , "arranha" um pouco e não entra.
    * Retirando o 4x4: sistema de acionamento ELE/MEC funcionando NORMAL, agora a RÉ funciona NORMAL.
    * Repetindo o 4x4Hi: Todas as marchas [inclusive a RÉ], NORMAIS.

    Dúvidas: Lei de Murphy, "coincidência", macumba ou "todas" as alternativas?







    []s
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  • #1170
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    Isso é sintoma de desgaste nos anéis sincronizadores. Mas enquanto não estiver arranhando para engatar, não compensa trocar pois são peças relativamente caras.

    Os anéis devem "segurar" a velocidade das rodas dentadas a fim de permitir o alinhamento dos dentes, porém se não conseguirem "segurar", as os dentes não se alinham e não faz o engate, mas se tiver com muito desgaste, acaba liberando o movimento do garfo e tenta engatar com tudo em velocidades diferentes, que é o estágio de ficar arranhando as marchas.
    A minha faz esse primeiro estágio, os sincronizadores estão muito bons ainda mas já apresentam desgaste suficiente para fazer isso aí.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #1171
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    Valeu, Edin! Mas, você observou que somente ocorre esse "fenômeno" após tirar de "reduzida"? Sendo mais objetivo: Por que NUNCA "arranha", em QUALQUER situação, que não seja "transferindo" do modo 4x4_Low Range, para 4x4Hi?




    []s
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  • #1172
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    o estranho é que so arranha com a reduzida ligada.fica igual caixa seca,entra as marchas,só que nao é suave.
    o meu sistema é caseiro msm tioeddie.
    Edin aquela luva que vc trocou pode fazer isso ?? escapar a traçao e arranhar ?
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    PAPA PÔNEIS

  • #1173
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Valeu, Edin! Mas, você observou que somente ocorre esse "fenômeno" após tirar de "reduzida"? Sendo mais objetivo: Por que NUNCA "arranha", em QUALQUER situação, que não seja "transferindo" do modo 4x4_Low Range, para 4x4Hi?




    []s
    Boa noite, pessoal ...
    sempre acompanhando os topicos na surdina ... rsrs

    bem, há de levar em conta, que os sincronizadores estão trabalhando, certo ?? deixando as engrenagens na mesma velocidade, mas ai, quando se reduz, a transmissão continua na mesma velocidade, mas há um aumento de rotação na caixa de transferencia, que é transmitida diretamente a caixa de marchas, anulando a sincronização. claro que os sincronizadores vão trabalhar novamente para deixar tudo na mesma velocidade, só que serão ligeiramente sobrecaregados, creio. saindo da reduzida, há o contrario, é o mesmo raciocinio, a transmissão continua girando, na caixa de redução háverá um novo acoplamento de engrenagens, sem sincronização, onde aquela luva que na f1000 do tio edie gastava as buchas do garfo, vai engrenar numa outra engrenagem, e terá sua velocidade alterada, para menos, diminuindo tambem a velocidade na saida da caixa de marchas, anulando tudo que havia de sincronizado.vale lembrar que é duas caixas de marchas, sem embreagem entre elas.

    essa é minha teoria para os tais arranhões.

    agora para a ré, a f1000 não tem sincronizador ...
    4X4 Brasil Razão: o problema é só na ré ???

  • #1174
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    Waldir, pode parecer ridículo, pois é um sistema mecânico todo acoplado e que não deveria ter diferenças durante o uso, mas na prática, qualquer pressão nos sincronizadores de qualquer marcha, influencia no engate de todas as outras marchas, pois o sincronizador ao ser "apertado" contra a engrenagem no último engate, pode ficar com aderência nessa engrenagem, e ao fazer outra marcha que esteja com o sincronizador desgastado, ele terá dificuldades de gerar atrito para soltar o último sincronizador que ficou aderido na engrenagem para passar a próxima engrenagem.

    Então, 1a, 2a e 3a marchas e ré são as mais comuns de engatarem com dificuldade, principalmente quando reduz de 5a ou 4a quando os sincronizadores começam a apresentar desgaste.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #1175
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    Esclarecendo: Edin, a troca de marchas na EFE são mais "suaves" que enfiar [ui!] uma lâmina aquecida numa bacia de manteiga. Hehehe.

    Portanto, o "fenômeno" somente ocorre, na situação relatada.


    []s
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  • #1176
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    Renovação seguro.



    * RCF-V DM: R$ 100.000,00.
    * RCF-V DC: R$ 100.000,00.
    * Franquia [reduzida]: R$ 1.457,00.
    * Prêmio total: R$ 2.170,93.
    * Bônus: Classe 10.
    * Vigência: 10/5/2013 a 10/5/2014.














    []s
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