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  • #253
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Question Luzes de alerta - apenas um susto...




    ... mas ficou a dúvida.


    Breve relato:

    Sou bastante criterioso com a manutenção preventiva e tal. Verificação periódica dos níveis de fluidos e outros. Mas, dificilmente verifico o nível do reservatório de fluido de freios [um erro!]. Hoje, a EFE e eu, fizemos uma viagem rodoviária. Justamente numa região "deserta", chovendo bastante, observei que a luz de freio "piscou" no painel!

    Depois de uns dois quilômetros, a chuva deu uma trégua. Parei num local "seguro" e fui inspecionar: confirmado; nível de óleo de freios, no mínimo. Tranquilizei e dei sequência [dirigindo cuidadosamente - velocidade moderada!] à viagem; pois sabia que, mais uns dez quilômetros, encontraria um posto de combustível.

    Olho no painel. As "piscadas" ficavam mais frequentes; à medida que seguia o caminho. Percorridos mais uns oito quilômetros - já pertinho do "ponto de apoio" -, observei que o led ABS "acendeu". Enquanto a luz de advertência do fluido de freios permanecia intermitente, a luz indicadora do ABS permaneceu "ligada".


    No posto: DOT-4 [completei com duzentos mililitros].


    Restabelecida a normalidade. Retomei a viagem, mas ficou a dúvida. Aqui vai a pergunta de leigo:


    Por que a luz do ABS acendeu; mantendo-se "ligada"; até completar o nível do reservatório de OF?


    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
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    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #254
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    Waldir, a luz do fluído começa a piscar quando esse fica abaixo do recomendado. Isso ocorre por desgaste de lonas e pastilhas de freio. Sempre que a luz doo ABS fica acesa é indício que não está operando, e no caso é por falta de fluído de freio. O sistema é feito para desativar uma vez que para soltar o "travamento" é necessário liberar parte da pressão por um sistema simples de válvulas, mas como fazer isso se tem pouco fluído disponível? Dessa forma o sistema desativa sempre que a luz do freio acender simultaneamente com a luz de falta de fluido de freio no reservatório.
    Então isso que ocorreu te diz duas coisas:
    1° - O ABS está operando normalmente;
    2° - As pastilhas devem estar próximas da vida útil e a hora da troca chegou (isso se não tiver nenhum vazamento de fluído de freio, é claro).
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #255
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    Valeu, Edin. A minha dúvida deveu-se à "atuação" [led "ligado"] do ABS. Com relação à lâmpada, indicadora de baixo nível/pressão de óleo do sistema de freios, não tinha dúvidas.

    Acredito que as lonas/pastilhas de freios estão OK. Vou providenciar "inspeção", para identificar [e corrigir] possíveis vazamentos.

    Obrigado, amigo.

    []s
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  • #256
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    Eu faço outra pergunta aproveitando o assunto.

    Porque que a luz do ABS da Azulona fica sempre acesa????????????????

    Intrigado com isso desde que a comprei...

    abraço.
    AZULONA F-1000 4X4

  • #257
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    Citação Postado originalmente por tiofinhojr4x4 Ver Post
    Eu faço outra pergunta aproveitando o assunto.

    Porque que a luz do ABS da Azulona fica sempre acesa????????????????

    Intrigado com isso desde que a comprei...

    abraço.

    Aproveitando a oportunidade, devo "confessar": a explicação do amigo Edin - com relação à luz do ABS; "acesa", junto com a luz do fluido de freios [intertravamento?] ainda deixou-me confuso. Evitei "despontá-lo; perguntando [mais] ontem. Hehehe.


    Desculpa, Edin. Poderia "miorar" - em linguagem mais facin?


    []s
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  • #258
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    ai está as fotos da milona que o tio finho pediu , já já posto do mootor .

    Abraços !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-23012012523.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-23012012525.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-23012012527.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-23012012529.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-23012012524.jpg  
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  • #259
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    É que o sistema usa os sinais elétricos desses dois pontos para seu funcionamento. Luz freio e luz do fluido de freio. Depois recebe ainda sinais do sensor de velocidade no diferencial para fazer funcionamento completo e acionamento do sistema.
    Tiofinho, a minha depois de uns tempos acendeu a luz do ABS e não desligou mais. Eu resolvi isso retirando a lâmpada do ABS... rsrsrs
    Ocorre que a minha CT ficou muito próxima das válvulas do ABS e ficou muito complicado de tentar desmontar e limpar tudo, por isso deixei como está.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #260
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    Citação Postado originalmente por G.Azevedo Ver Post
    ai está as fotos da milona que o tio finho pediu , já já posto do mootor .

    Abraços !
    Muito linda a sua EFE e se por um acaso passar por gramado da um toque, e fizemos um churrasco apenas 100km de distância..

    abraço
    AZULONA F-1000 4X4

  • #261
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    Citação Postado originalmente por tiofinhojr4x4 Ver Post
    Muito linda a sua EFE e se por um acaso passar por gramado da um toque, e fizemos um churrasco apenas 100km de distância..

    abraço
    Pode deixar que se eu der uma passada por ai eu te dou um toque pra gente fazer um encontro né , ja que pro off road a minha nao da muito certo né hehehehe . Abraço !
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  • #262
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    Gosto da cor azul. G.Azevedo, poderia postar umas fotos do motor da "criança".

    O Tiofinho está te convidando para "brincar". Preferencialmente, escolham um local com lama. Se uma Femil "ficar", a solução é simples: Cinta de reboque + anilhas - unindo ambas - e puxar. Hehehe.




    OFF TOPIC: Se eu não morasse tão distante de vocês [de Capela de Santana para Gramado, é pertíssimo!], as "brincadeiras" - com as caminhonetes - seriam "favas contadas". Hehehe. Em 2007, estive na região [SFPaula/Taquara/Gramado...]




    []s
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  • #263
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Gosto da cor azul. G.Azevedo, poderia postar umas fotos do motor da "criança".

    O Tiofinho está te convidando para "brincar". Preferencialmente, escolham um local com lama. Se uma Femil "ficar", a solução é simples: Cinta de reboque + anilhas - unindo ambas - e puxar. Hehehe.




    OFF TOPIC: Se eu não morasse tão distante de vocês [de Capela de Santana para Gramado, é pertíssimo!], as "brincadeiras" - com as caminhonetes - seriam "favas contadas". Hehehe. Em 2007, estive na região [SFPaula/Taquara/Gramado...]




    []s
    O waldir falou tudo muito certo, azevedo estou por aqui abraço.
    AZULONA F-1000 4X4

  • #264
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    Po , mas minha Milona é rebaixada , com a milona não vai dar certo , mas eu tenho uma gaiola que não é nada mal também , da pra encarar eu acho ehehehehe . É perto sim gramado daqui , é só por a gaiola no reboque e subir a serra de milona derretendo e a gaiola atrás hehe . Segue as fotos do motoooor
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-17012012515.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-17012012516.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-17012012517.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-17012012518.jpg   Chegando mais uma F-1000. A "nossa" EFE-1000.-17012012519.jpg  
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