Prezados,
Aconteceu comigo tb!

Não é que a famigerada "mosca branca de olhos azuis" um dia pousou na ponta do meu nariz???
Estava eu sossegado no meu canto, olhando de vez em quando os classificados procurando alguma boa SW4 japa, quando numa manhã de segunda feira um amigo me liga no trabalho dizendo que tinha conversado na padaria com um senhor que saiu de uma Toyotão "diferente", e que estava com um VENDE-SE no vidro. Ele imediatamente achou que iria me interessar......



Algumas noites depois, sem dormir direito, muitas contas, conversas domésticas, Gooooogle, medições da garagem e telefonemas, mal pude acreditar qdo finalmente chegou o dia de ver o carro.

Não dá para descrever a sensação de estar diante de algo raro, especial, estranho - o elo perdido entre o landau, uma perua escolar e uma bandeirante em carne e osso!!!! ou melhor... em lataria e chassi.
A tal mosca branca de que falo (e ela é branca, literalmente) é nada mais nada menos do que um Toyota Land Cruiser 80!!! Simplesmente A LENDA!!!!!! A plataforma dos sonhos para longas viagens com potencial para se transformar num verdadeiro "overlander". Carro mundial, confiabilidade Toyota... Um "sleeper" dos 4x4, SUV por cima/tanque de guerra por baixo

Certa vez vi alguém falando que "as pessoas não sabem o que realmente querem até serem apresentadas a ela (a coisa)". Acredito que isso tem um pouco de verdade. Experiência própria, nunca sequer ousei sonhar com uma LC 80 - de fato, pouquíssimas vieram parar no Brasil muitos anos atrás. Em 1993, certamente não era carro para pobres mortais como eu...
Mas voltando àquele dia... papo vai, papo vem...as perguntas de sempre, as respostas de sempre; sentidos aguçados: vira a chave, ouve o motor, olha os vincos da lata, cheira o interior (putz...era carro de fumante

Motor 1HZ, 6 cil diesel em linha, 4.2L "-Caraaaaca!!! que 14B bombado!"... eixos dianteiros e traseiros parrudos, roda livre manual, molas helicoidais, e o principal: muito, mas muito espaço interno e conforto para por a família na estrada. Olha que nem estou falando de "trio elétrico & cia eletrônica", pois trata-se de um austero exemplar do modelo GX, equipado de fábrica com o que os australianos chamam de poverty pack (pacote pobreza) ou seja, vidro+espelho+trava manuais, bancão 2+1 na frente (êêê bandeirantes!), rodas de caminhão, sem fenders, mas com alguns extras, como forração de couro impecável, snorkel original Toyota, terceira fila de bancos no porta-malas, toca fitas e com um super ar-condicionado.
Sobre ela rodando...bom, digo que não vou sentir muitas saudades da Bandeirante (talvez um pouco, heheheh!). Muito torque, estabilidade impressionante, maciez, silêncio e docilidade até os 1600 rpm depois surge aos poucos um rugido bestial que provoca palpitações e vc sente a massa de 2,2 toneladas embalar que dá gosto... falta um pouco de freio. Sentado atrás do volante tenho a sensação que poderia dirigi-la indefinidamente.
Alguns detalhes que não posso deixar de registrar: Manual original em japonês, estojo de ferramentas original. Estepe original. Foi único dono até 2007. Está com 255 mil Km originais. Pelo que ouvi dizer ainda existe outra rodando aqui no DF (verde).
Deixo vcs com algumas fotos da viatura (s/nome ainda) e vou postando aqui mais informações e impressões a medida que for aprendendo fazendo as devidas revisões (já baixei os manuais de oficina) e planejando as próximas viagens.
Abraços,
Bira.
> Ah, quero deixar registrado meu sincero agradecimento ao Ricardo Loras. Li e reli o tópico de sua maravilhosa LC 80 VX trocentas vezes em um final de semana e isso contribuiu para diminuir um pouco a ansiedade e me sentir mais confiante de agarrar essa mosca pelo chifre. Muito agradecido cara!!!! Temos agora um bocado de coisa em comum


