-
1 Anexo(s)
Opa Daniel, faltou a foto, desculpa!!
Bem estamos falando da barra panhard.
Para deixa-la certa, vejo que deve proceder da seguinte forma.
Arrume duas cunhas de madeira, não muito curta, para não ficar com inclinação acentuada.
Solte a parte inferior da barra, retirando completamente o parafuso de fixação.
Com a cunha, uma de cada lado, vá acertando a longitudinal em relação a chassi.
Como?
Coloque a cunha e vá balançando o jipe pelo parachoque.
Alinhou?
Sim, então, agora pegue a panhard e observe o quanto falta para colocá-la no lugar.
Para cortar, primeiro pegue uma régua e risque a parte reta da barra.
O risco servirá de guia/gabarito para soldar a barra, assim, não terá problema de soldar com as buchas fora de lugar.
Ela é de cano, com parede de 3mm.
Bem, acho que são essas as informações são as mais importantes no momento.
Abraços.
Kim.
-
4 Anexo(s)
Kim, agora percebo pelas fotos que estamos falando de peças diferente. mil desculpas!!!
estou ate envergonhado de ter feito vc ter todo esse trabalho...mais uma vez desculpe-me. na verdade queria citar as outras duas barras, uma dianteira e uma trazeira, que ligam o diferencial ao chassis por um ponto só em cada extremidade.
Bom, mas antes de continuar essa história veja o que me aconteceu...
-
Quando fui entrar no meu local de trabalho o engesão ficou neutro, deixei engatado na primeira e deci e percebi que a transmissão gira normalmente. imaginei: "ou quebrou um semi eixo ou os prisioneiros do semi eixo. retirei o porquinho do diferencial e ao retirar a luva do pinhão, a mesma se desmanchou conforme vcs podem ver. o frezado do pinhão foi pro saco e irei encaminhar para uma retifica para "encher" e frezar o pinhão. espero que dê certo para evitar que eu tenha de gastar com um conjunto coroa e pinhão novo.
vou providenciar esse reparo e depois continuaremos com o angulo de caster.
abraços
-
Daniel , as barras que vc fala são as PANHARDS , a panhard diant. pega na carroceria no esq. e tras. na dir. é por isso que qdo usa molas muito maiores que as originais a tendencia [e desalinhar o trem de arraste e fazer a vtr " chacoalhar " qdo acelera ou freia ...
Infelizmente não vai conseguir recuperar o pinhão , vai ter que providenciar outro casal e fica esperto pq vc pode reparar e voltar a acontecer , tenta descobrir a causa ...
abs ... Edu
-
3 Anexo(s)
PANHARDS .....então é esse o dito nome destas barras...e é exatamente isso que acontece, o carro parece ser muito instavel nas freadas e solavancos.
Bom, fiquei preocupado com seu comentário sobre este serviço de recuperação do pinhão do diferencial, e como já tinha mandado fazer vou terminar que arriscando o uso. o torneiro garante que vai durar um bom tempo.
segue fotos do conjunto recuperado, com luva nova e porca do pinhão também, e a propósito Eduardo, acho que isso aconteceu devido a luva do pinhão não ser a original e sim de ferro fundido. não estou conseguindo achar nenhuma luva original.
-
Daniel , se vc tem confiança em quem fez o serviço de solda , pode ficar sussa , não é qqer soldador que consegue fazer esse tipo de serviço , por isso é desaconselhavel , mas é possível ...
Vc já analisou o motivo da quebra ?? esse desgaste pode ser esforço ou vibração ...
As Panhards vc vai ter que dar um jeito de deixar com menos angulo , pode ser aumentando o suporte , e tem que ser as 2 barras ...
abs ... Edu
-
Edu, mas insisto em perguntar se existe alguma medida que deve ser obedecida no que diz respeito o angulo de trabalho destas barras? Pois acho que na adaptação dos eixos da band, o meca teve de diminuir o comprimento das mesmas em virtude da largura ser menor do que os eixos originais do engesa.
Caso negativo, irei partir exclusivamente para a correção do caster tentando seguir a ideia do Dr. Guilherme, que seria alterar apenas os suportes dos braços lá na dianteira do engesa.
Abraços!!!
-
1 Anexo(s)
Daniel , bom dia , td blz ??
O ângulo do meu serve como base pq é tudo original , vc pode aproximar ... no meu está entre 6º e 7º , observa que as barras do Ptimam e da Panhard estão paralelas então o ângulo é igual para as 2 barras , não esquecendo que a panhard tras. tb tem que manter o mesmo ângulo ... pode usar como medida a base do pivô com o centro da barra de direção = 60 mm . Não coloquei no anexo , mas a medida do Centro do parafuso da panhard na carroceria até o centro da barra de direção = 80 mm . Espero que essas medidas sirvam como base ...
Obs. -Como sua vtr está com calços na carroceria , acertando os 60 mm = 7º , vai ter que corrigir a fixação da panhard na carroceria , ela pode ter que ficar maior e com a fixação mais abaixo do original ...
A correção do caster não tem ligação direta com os angulos das panhards e barra do pitmam , o caster é pra tirar a passarinhada , qto menor o angulo mais passarinha e fica melhor pra esterçar e mais dificil de voltar a direção após uma curva e as panhards é pra tirar o efeito da chacoalhada qdo freia ou acelera ... grosseiramente é assim que funciona ... rs ...
abs ...Edu
-
Eduardo, muito obrigado pelas informações e pode ter certeza que serão muito uteis, agora, mais util foi sua informação de que o angulo das panhards não influi nem contribui para meu maior problema que é o passarinhar na estrada. Sendo assim, partirei diretamente para atacar o erro do angulo de cáster.
Estarei postando as informações iniciais para começarmos a discutir e quem sabe conseguir resolver este grave problema.
abraços