Salve Galera!
Vou mostrar para vcs a última viatura que fizemos. Como meu irmão não participa do fórum, eu mesmo vou abrir o tópico.
Depois de vender o T-Rex meu brother não agüentou muito, tinha que voltar a fuçar em alguma coisa. Então comprou uma Cherokee Limited 96, pronta para ser desmanchada. Salvou ela dessa injustiça! Seus únicos problemas: tampa traseira amassada e câmbio quebrado, em função dessa batida. No mais, super inteira! Como a idéia era botar um motor diesel, o conjunto mecânico inteiro V8 ficou por lá mesmo, comprando o resto à ‘brecinho de brimo’.
Despachou ela para Santa Rosa, para fazermos a instalação da nova mecânica. Novamente hospedamos a viatura na tornearia do Berga, para ficar alguns meses em obras...
A idéia inicial era colocar a mecânica completa duma Ranger 2.8. Essa mecânica chegou a vir, mas não foi instalada, mais tarde o Berga instalou na Cherokee dele. O mano negociou uma Hilux 2007 3.0 automática capotada, da qual retiramos tudo que foi preciso para a Cherokee.
Assim nasceu a Cherota. Não foi fácil enfiar esse motorzão no cofre da Cherokee. O V8 original é um motor baixo, e o da Hilux é alto. Começamos com a retirada do intercooler original, que fica em cima do motor. O cárter também teve que ser retirado, pois pegava em cima do eixo. Depois de acomodar a mecânica na posição certa, fiz os suportes do motor, usando como base os suportes originais do V8. Fiz um pescador novo, cárter novo, tubo de lubrificação da turbina novo, além de reposicionar alguns periféricos do motor e vários outros detalhes. Trambulador do câmbio, painel, bóia do tanque, módulos e chicotes, tudo veio da Hilux. A bateria foi trocada de lado, o filtro de ar adaptei um da Ranger 2.5. A parte elétrica foi feita em Bento Gonçalves, aqui ninguém se animou. Motor funcionando, ainda sem intercooler, voltou para cá rodando, para a 2ª etapa: suspensão e pneus 33”.
Antes da suspensão resolvi o problema do intercooler, pq simplesmente não havia espaço. As opções eram: abrir um buraco no capô, maior que o radiador (não só uma entrada de ar), para que ele todo ficasse para cima, ou reposicionar caixas de fusíveis, reservatório de água e fazer um monte de curvas com tubos. Mas consegui “fabricar” um espaço na frente do radiador do ar condicionado. Retirei 2 suportes originais da Cherokee e aumentei o espaço entre a grade e o radiador, comendo o plástico com a rotativa. Peguei um intercooler de Ranger e mandei fazer outra entrada de ar, em alumínio. Assim consegui acomodá-lo atrás da grade.
A suspensão. Os pneus 33” não cabem originalmente numa Cherokee. Eles raspam nas caixas de roda. Então, como os braços originais da suspensão são umas latinhas mesmo, trocamos tudo. Achei melhor reposicionar os eixos, do que sair cortando as latas. Assim a roda fica bem no centro do espaço disponível, o que fez os 33” caberem na traseira sem ter que cortar nada e na dianteira só precisou cortar um pouco do pára-choque. Então o Berga fabricou os 8 novos braços no torno. Também instalamos watts-links na traseira, reposicionamos a panhard dianteira (que agora tem rosca para regulagem), novas bieletas, suportes de amortecedor, batentes e claro, os calços das molas. Ela subiu 7cm na dianteira e 9cm na traseira.
O resultado: ficou 10! Quem conhece as ZJ sabe que elas são “rebolativas”, balançam e se jogam para os lados. Isso desapareceu! Está muito estável, apesar a suspensão macia. Fica “na mão” o tempo todo. Acho que muito disso se deve aos novos braços, tubulares. Os originais são umas latinhas, que vc torce com a mão. E esse motor, acelera muito! Não ficou devendo nada para o V8. A relação poderia ser mais curta, em função dos pneus 33”, mas isso só se percebe nos 2 primeiros segundos.
Agora a Cherota está na fase da perfumaria e ajustes finos. A tampa traseira já tínhamos trocado por outra, agora vai ser pintada na cor. O console foi modificado para as novas alavancas, o painel recebeu um novo encaixe e ainda vai ser feita uma moldura com detalhes em madeira, para combinar com o interior. Os pára-choques foram recuperados, mas só traseiro vai receber o acabamento final e pintura... O dianteiro estou fabricando nesse momento, de ferro, com base para um guincho Hi Pull 8000, e polainas de fibra com faroletes embutidos.
Já fiz um “acessório” para o porta-malas e o projeto para o bagageiro de teto. Daqui uns dias vamos instalar tudo, então mando as novas fotos.
Abs
Fotos 1, 2 e 3 - está assim hoje
Fotos 4 e 5 - foi comprada assim