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  • #997
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Gostaria de desejar aos ilustres amigos, do fundo do meu coração que VSF...

    No mais a prova de Pinda tava docarálio. Pista perfeita, com grip absurdo, exigindo do trabalho de suspensão e de equipe, como poucas pistas até hoje. Parabéns aos organizadores pelo evento.

    Pena nossa cag@ad@ no obstáculo das pedras, onde o botão foda-se ligou e não desligou mais.... Pneus com 2lb, 2 reduções ligadas, acelerador colado no assoalho, acabamos conseguindo mandar 1 semi-eixo para o espaço. Inacreditável.

    Com tração em 3 rodas, acabamos deixando o botão ligado. Ae numa porrada na seção ENSIMEC, o pinhão traseiro foi decepado. Por fim, com tração apenas em 1 roda, achamos melhor não fazer a última seção....

    Resumindo, a prova foi espetacular e nós cag@amos bunitu.

    Nosso obrigado à Armacell na pessoa do Stephan que proporcionol o transporte dos carros de BH para a prova. Sem esse apoio, dificilmente teríamos participado deste show.

    []´s

  • #998
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    Gostaria de desejar aos ilustres amigos, do fundo do meu coração que VSF...

    No mais a prova de Pinda tava docarálio. Pista perfeita, com grip absurdo, exigindo do trabalho de suspensão e de equipe, como poucas pistas até hoje. Parabéns aos organizadores pelo evento.

    Pena nossa cag@ad@ no obstáculo das pedras, onde o botão foda-se ligou e não desligou mais.... Pneus com 2lb, 2 reduções ligadas, acelerador colado no assoalho, acabamos conseguindo mandar 1 semi-eixo para o espaço. Inacreditável.

    Com tração em 3 rodas, acabamos deixando o botão ligado. Ae numa porrada na seção ENSIMEC, o pinhão traseiro foi decepado. Por fim, com tração apenas em 1 roda, achamos melhor não fazer a última seção....

    Resumindo, a prova foi espetacular e nós cag@amos bunitu.

    Nosso obrigado à Armacell na pessoa do Stephan que proporcionol o transporte dos carros de BH para a prova. Sem esse apoio, dificilmente teríamos participado deste show.

    []´s
    Quebrou um semi com 35 estrias de 4340?
    Fotos do semi quebrado? Como quebrou?

    Porque decepou o peão? Torque ou fim de curso da cruzeta?

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #999
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
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    o concreto proporcionava muito grip Sandro, estava ao lado do Kalango qndo aconteceu.... na minha opniao isso pegou varios carros...

    mas a prova foi otima, todos carros correram muito bem, a organizacao foi maravilhosa, foi muito boa a prova!!!!

    Parabens a todas as pessoas envolvidas na prova, se continuar assim.... o Brasilzao vai ficar bem na fita nessa modalidade... no mundo!!!!

    []´s "fiscalizados" hehehe....

  • #1000
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Quebrou um semi com 35 estrias de 4340?
    Fotos do semi quebrado? Como quebrou?

    Porque decepou o peão? Torque ou fim de curso da cruzeta?

    Abraços,
    Sandro,

    O semi não quebrou como se cortadoa laser, mas de um modo cônico, perto da flange. Vamos aguardar o diagnótico de Mr. Slater.

    O peão ou pinhão, acredito que tenha sido a soma dos 2. Como tava na rampa do obstáculo Ensimec, e o Marcel fincando o pé com o foda-se ligado, o eixo começou a girar e numa das descidas, antes do carro parar ele acelerou e pou.

    []'s
    Leo Valle
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  • #1001
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Quebrou um semi com 35 estrias de 4340?
    Fotos do semi quebrado? Como quebrou?

    Porque decepou o peão? Torque ou fim de curso da cruzeta?

    Abraços,
    Sandro,

    De tanto tentar, acabei conseguindo. O carro travado na seção das pedras, 2lb nos Irok, 2 reduções ligadas, acelerador colado no assoalho, no melhor estilo mineiro de pilotar...
    O semi lado dir. acabou indo pro espaço. Pela análise dos engenheiros de plantão, como tinha engenheiro na prova , quebrou pelo excesso de esforço mesmo. Não foi corte reto, o q seria característico de excesso de dureza no tratamento.
    Aproveitando o fato, resolvi diminuir a largura do dif. dianteiro. Ele vai pra faca ainda esse mês. Pelo jeito num vai ficar pronto pro passeio dos fodões, neste caso terei q ir de Trolha mesmo. Parece q vc ganhou mais uma possibilidade para spotter no morro da skol...

    Depois ligamos o foda-se e acabou quebrando o pinhão traseiro. Na minha opinião bateu numa quina q tinha na entrada da seção e acabou cisalhando. Não foi por torque que quebrou.

    No mais estaremos de volta na fenajeep pra uma apresentação pra galera. Não percam o programa Stilo4x4, câmera on-board no Kalango no momento da quebra....

    []´s

  • #1002
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Esse assunto de quebra de eixo muito me interessa agora que estou indo para o limite dos meus.

    Nunca imaginei que um semi 35 estrias em 4340 fosse quebrar antes da coroa e peão do D44. Pelo contrario, acredito que até com D60 o elo fraco do sistema seja a coroa e peão.
    Deve ter algum problema no semi quebrado, não é póssivel.

    O peão traseiro decepar fez todo sentido, ele realmente é o elo fraco do sistema apesar que acho que no seu caso aquela suspensão errada colaborou bastante.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #1003
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Esse assunto de quebra de eixo muito me interessa agora que estou indo para o limite dos meus.

    Nunca imaginei que um semi 35 estrias em 4340 fosse quebrar antes da coroa e peão do D44. Pelo contrario, acredito que até com D60 o elo fraco do sistema seja a coroa e peão.
    Deve ter algum problema no semi quebrado, não é póssivel.

    O peão traseiro decepar fez todo sentido, ele realmente é o elo fraco do sistema apesar que acho que no seu caso aquela suspensão errada colaborou bastante.

    Abraços,
    Sandro,

    conversei hoje com o Franco e foi dado um tratamento normal aos semi-eixos no RB do Marcel que é protótipo, mas mesmo assim é bom considerar que ele tava usando a 53/9 que é o casal mais fraco que existe nos D44 e aguentou. Te falo que o que o que foi feito na hora que queboru foi um dos maiores absurdos que já ví, mas sabe aquele lance de acho que aguenta mais.........
    Leo Valle
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  • #1004
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Citação Postado originalmente por leovalle Ver Post
    Sandro,

    conversei hoje com o Franco e foi dado um tratamento normal aos semi-eixos no RB do Marcel que é protótipo, mas mesmo assim é bom considerar que ele tava usando a 53/9 que é o casal mais fraco que existe nos D44 e aguentou. Te falo que o que o que foi feito na hora que queboru foi um dos maiores absurdos que já ví, mas sabe aquele lance de acho que aguenta mais.........
    Leo,

    Não questiono o fato de ter quebrado, questiono que não tenha sido a coroa e peão. Não podia ter quebrado um semi eixo de 35 estrias feitos em cromoly 4340. Tinha que quebrar a coroa e peão. Mesmo se fosse um D60 tinha que quebrar a coroa e peão.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #1005
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Leo,

    Não questiono o fato de ter quebrado, questiono que não tenha sido a coroa e peão. Não podia ter quebrado um semi eixo de 35 estrias feitos em cromoly 4340. Tinha que quebrar a coroa e peão. Mesmo se fosse um D60 tinha que quebrar a coroa e peão.

    Abraços,
    O Franco suspeita de falha no tratamento. O semi vai pra ele estudar o causo e depois ficaremos sabendo.

    []'s
    Leo Valle
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  • #1006
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Citação Postado originalmente por leovalle Ver Post
    O Franco suspeita de falha no tratamento. O semi vai pra ele estudar o causo e depois ficaremos sabendo.

    []'s
    Isso faz mais sentido, vamos aguardar ele se pronunciar.

    Se o ponto fraco de um D44 com 35 estrias fosse os semi eixos então seria burrice usar o D60.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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  • #1007
    Sandro

    Só pra te deixar um pouco mais confuso
    Deve ser algum mito que diz que a coroa-pinhão tem que quebrar antes do semi-eixo, por isso é assim?????

    Não, porque, fisicamente falando não há a menor chance da coroa ou o pinhão colapsar antes do semieixo. Na pratica isso ocorre por efeitos dinâmicos, não pelo esforço. Bom isso na teoria.

    Agora, veja o caso.
    Com a dupla redução, a embreagem já fritando e com isso aderindo, mesmo com pé na embreagem, todo conjunto estava sem folgas, isto é, todas as folgas entre todos o dentes, desde o disco de embreagem até o pneu estavam consumidas pela leve precarga do arraste do disco de embreagem quente. Isso é bom porque consome folgas. E é um procedimento muito comum entre os que fazem burn-out com caixa manual, para evitar impactos.

    Pois é, é impacto que quebra a coroa-pinhão, não a plena carga. E por isso to quase certo de que o semi-eixo de fraco ou errado tinha muito pouco. Com o conjunto CP muito bem acertado, garantindo apóio dos dentes da melhor maneira, ela não quebra tão facil assim, não.

    Por outro lado, o semi-eixo sempre será o ponto fraco, e isso tem uma simples razão.

    Um objeto cilindrico que transmite troque no sentido axial, sofre a sua maior tenção na superficie, que é proporcional a distancia do centro de rotação. Em outras palavras, quanto mais diâmetro o cilindro tiver, mais afastado do centro é a superficie e por isso terá tensão menor por unidade de area. Fisica. Agora a distancia dos dentes da coroa até o centro de rotação da caixa de satélite, que coicide com o centro de rotação dos semi-eixos é quatro à oito vezes maior que deste ultimo. ( depende lógico do modelo). Assim a carga sobre os dentes é muito menor do que a tensão na superficie do semi-eixo, OK.

    Mas porque quebra então CP ??? Simples, impacto. Energia concentrada. Não é tensão uniforme, é um pico. O semi-eixo quebra mais devagar nesta situação por causa da sua capacidade elástica de torcer, absorvendo melhor o impacto, já o dente da coroa ou do pinhão falham na hora. Já carregando CP com plena carga uniformemente, o semi-eixo sempre será o limite de capacidade de transmissão.

    Bom este é meu palpite, a teoria é dos livros e a experiência mostrou que nem sempre as coisas são como aparentam ser na primeira impressão.

    Marcel, sua anta, antes de passar o maçarico no eixo, tira uma foto, pra te lembrar como ele era antes, funcionando, hehehehe....

    Franco
    4X4 Brasil

  • #1008
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Franco,

    Conheço tanto de resistencia de materiais quanto voce de reprodução de marcianos, ou seja, nada.
    Porem afirmo baseado na minha experiencia propria que a coroa e peão tem que quebrar primeiro num D44 com 35 estrias.
    Ja quebrei 2 conjuntos de coroa e peão de D30 usando semi eixos 4340 Warn e cruzetas OX. Nas duas situações estava com o carro travado (parado) na trilha e fui acelerando suavemente ate ouvir o barulho. Não houve nenhum tranco, simplesmente fui acelerando devagar ate o conversor de torque parar de patinar e mandar mais torque que o sistema aguentaria.
    O D30 usa coroa de pouco mais de 7" e semi eixos 27 estrias com pouco mais que 1". O D44 usa coroa de 8,5" e os semi eixos de 1,5" tem que ser mais fortes.
    Alem disso ja li inumeros relatos no pirate de coroa e peão de D60 quebrando antes que semi eixos da Superior e cruzetas CTM.
    Repito o que disse ao Leo, se semi eixos de 1,5" e 35 estrias fossem o elo fraco porque as pessoas usariam D60 ao inves de D44 com 35 estrias já que o semi eixo vai quebrar antes mesmo?

    Gostaria muito de acreditar que o semi eixo quebra antes, até porque acho que muito em breve vou mandar alguma coisa para o inferno nos meus eixos com os pneus que estou usando e infelizmente acredito que será a coroa e peão traseiro.


    Sobre a quebra em si, será que o semi eixo não pode ter travado dentro do eixo por algum motivo? Desculpe se parece besteira mas veio a minha mente agora.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
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