Situação: Temos um carro de 200 cv, com injeção eletrônica programável. Fui a Controlar hj com uma regulagem mais fraca uns 100 cv, e passei com folga.
Discussão: Fraudei a controlar? Estou agredindo o meio ambiente por andar com os 200 cv?
Minha posição: O carro originalmente tinha carburador, só aí, já temos um mérito de tirar um motor poluidor e colocar um injetado, naturalmente mais controlado..
Com 200 cv não testamos as emissões, que provavelmente ficariam abaixo dos 3,5 % de CO permitidos pelo ano do veículo, então, não vejo fraude, nem risco ambiental por andar com essa programação...
Pq fiz uma alteração no carro pra deixá-lo com pouca potência e menos de 1% de emissão de CO? Pra não ter perigo de não passar no teste. Simples assim.
E pq do medo se com 200 cv estivesse com supostos 3% de CO que estimo?
1) O equipamento da Controlar não é confiável, pra ser, deveria ter um intervalo de expurga de 10 minutos entre um carro e outro pra descontaminar, e não deveriam passar por um mesmo equipamento só os carros velhos como eles fazem.. pois não há filtro que aguente..
2) Não existe margem de questionamento com eles, em um teste particular, são feitos 3 testes pra ter 99% de certeza do número, lá é 1 tentativa e passou ou não é definitivo, 100%
Por essas e outras, fico feliz em ter uma aprovação no teste e rodar 100% regular