Este é o meu outro Niva grená! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[ ]s
Versão Imprimível
Essa carroceria (95 em diante) é muito legal...gosto bastante...:concordo:
A traseira (tampa e conjunto óptico) lembra muito as XJ's (Cherokees Sport), carro pelo qual tenho grande admiração...e que está na minha lista de sonhos consumíveis, lado a lado com as quase perfeitas Land Rovers Discovery (fase I), com o poderoso propulsor V-8 à gasolina.
Trocaria meu 92 por um Niva 95...rsrs...ou, quem sabe, por um 98...:mrgreen:
Na verdade, se a $$$ permitisse, ficaria com meu 92 e aumentaria a frota...(sonhar não custa nada..rs).
Otávio, tive 3 Nivas 90/91, um 98 e este 95. De modo geral, posso dizer que houve uma melhora nos modelos de 95 para cá, mas esta melhora pode ser parcialmente conseguida nos modelos mais antigos. Vou dividir em tópicos:
TRASEIRA: muito discutida entre os niveiros, muitos preferem a traseira antiga. Eu também preferia, mas agora, já acostumado, prefiro a nova, é esteticamente mais atual e, mais importante, as lanternas são MUITO melhores e mais eficientes que as antigas. A lanterna de neblina separada, que vivia sendo destruída nas saídas de barrancos ou em trilha, além de enferrujar com facilidade e apresentar constantes problemas decorrentes de mau contato no suporte da lâmpada, agora é parte integrante do conjunto óptico (e são duas lâmpadas, ao invés de uma!).
O fato de a tampa ir até o piso do porta-malas tem prós e contras: fica mais fácil colocar um objeto volumoso e/ou pesado, mas, por outro lado, o porta-malas antigo permite encaixar a bagagem, para depois fechar a tampa, enquanto, na tampa atual, é necessário empurrar um pouco a bagagem, para depois fechar a tampa (eu sempre fico pensando :pensativo: o que irá acontecer se, durante o trajeto, a tampa abrir. No modelo antigo, a bagagem, ou ao menos parte dela, ficaria presa, enquanto no modelo novo, a bagagem iria "passear" pela pista... :( )
PAINEL: embora eu ainda ache o painel antigo mais charmoso (painel moderno parece uma adaptação, lembra bastante o painel das Variant II), o atual é bem mais eficiente e acessível, as luzes de aviso agora estão todas concentradas à frente do motorista e têm símbolos universais, facilitando a sua leitura
CONSOLE: acho o atual mais bonito, mas o antigo tinha a vantagem daquela borda envolvendo console, permitindo que deixássemos pequenos objetos sem que estes saíssem "voando" pelo carro na primeira curva
TAMPÃO: uma melhora indiscutível, pena que os suportes sejam fracos e mal projetados, tive que reforçar os de meu Niva com mãos francesas, para que não "desabassem" de uma vez.
RELAÇÃO DE DIFERENCIAL MAIS CURTA: também gostei, o carro ficou mais esperto e pode-se usar bastante a quinta marcha, nas estradas, inclusive nas subidas
RADIADOR MAIOR E DE PLÁSTICO: nunca tive problemas de superaquecimento em meus Nivas, não senti diferença em relação aos modelos anteriores
VOLANTE ORIGINAL (o meu não é): o volante original do 95 é espumado e bem melhor do que os volantes originais antigos, aqueles fininhos que, quando a mão do motorista sua, ficam perigosamente escorregadios
Acredito que, em alguns casos, como o dos proprietários de um Niva em bom estado, valha a pena, ao invés de procurar um Niva mais novo, arriscando-se a pegar um em pior estado, embora mais recente, fazer um "upgrade" no Niva antigo. Pode-se trocar os diferenciais, mandar fazer um tampão, e, como já vimos em um tópico recente, incrementar os painéis originais com diversos instrumentos. Não vai se um Niva novo, mas será um Niva melhor e, no caso de já estar como proprietário há algum tempo, um Niva conhecido.
Concordo com a sua última observação, eu lamentei muito precisar vender o meu 90/91, um ótimo carro, eu gostaria de ter ficado com os dois Nivas (como cheguei a fica, por alguns meses, até vender o antigo), ma$$$$$$$....:mrgreen: não dava! :(
[ ]s
Olá!
Desenterrei mais algumas fotos:
1- Na Estrada Real
2- Em Ouro Preto, mais uma da série "Ache o Niva"
3- Babilônia, MG
4- Tentativa de suicídio do Niva, consegui segurá-lo antes que ele se jogasse no precipício! :mrgreen:
5- Pouco depois da compra do 95, junto com o seu "irmão" 90/91
[ ]s
Cê tá me gozando? Tira de letra! :concordo:
IMPORTANTE: há anos, com um outro carro (4x2), eu perdi um diferencial, por atravessar um alagado parecido, pois entrou água no diferencial (pelo respiro) :putz: , e eu não fui verificar se isto tinha ocorrido. :cry:
Recomendo a você e todos os que atravessaram aquele trecho que verifiquem LOGO se o óleo dos diferenciais não foi contaminado!
[ ]s
Puxa, Otávio, eu havia pedido para você não espalhar esta história! :mrgreen:
Agora vou ficar mal falado no pedaço... :oops:
Eu sou um mero amador, caprichoso era o antigo dono de meu Niva anterior, que encerava a parte interna dos paralamas traseiros! :shock:
[ ]s