Motor recondicionado, agora 1.7
Desde que foi adquirido, em Março de 2006, o SUVdesenvolvido consumia muito óleo, provavelmente em conseqüência de um serviço mal executado no motor há muitos anos. Como isto traria problemas durante a vistoria estipulada por lei na cidade de São Paulo, à qual ele vai ter que ser submetido em breve , resolvi mandar fazer a retífica do motor, aproveitando para aumentar sua cilindrada de 1600 cc para 1700 cc. Para isto foram utilizados os pistões originais russos no motor Lada 1.7, que equipa os Nivas de 1998 em diante. Também foram trocados, é claro, outros componentes como, por exemplo, os pinos dos pistões, os anéis e a bomba de óleo. Tendo o motor já passado por um pequeno rebaixamento do cabeçote e estando equipado com o kit Aerocar, eu esperava uma sensível melhora em seu desempenho (que já era bom para um Niva, devido ao comando da Aerocar).
Feita a retífica, rodei com ele por poucos dias, iniciando em seguida uma viagem de 20 dias, passando pela Serra da Canastra, Tiradentes e Aiuruoca, de onde segui para Paraty. Durante esta viagem já percebi uma melhora, porém, estando o motor na fase inicial de amaciamento, não foi possível testar o seu desempenho em uso normal, tive que manter um regime baixo de rotações, nunca ultrapassando 4.000 rpm. De volta a São Paulo, rodei pouco, porém já consegui perceber uma grande melhora nas retomadas de velocidade,
Neste feriado de 15 de Novembro, enfim, já com o motor em uma fase mais adiantada de amaciamento (mais de 4.000 Km rodados), pude acelerar um pouco mais, podendo constatar que a melhora no desempenho foi grande. Longas subidas em quinta velocidade, retomadas de aceleração bem melhores, enfim, tornou-se bem mais agradável dirigir na estrada. Como o motor ainda está em fase de amaciamento, tratei de não forçá-lo e não esticar demais as marchas, prevendo, no entanto, que ainda haverá uma melhora, daqui a alguns milhares de Km. Vamos aguardar para confirmar isto!