Emily, pena não participares ativamente o grupo do Whats.
Faz um teste no motor para saber se realmente está saindo muita pressão no cárter. Solta a tampa do óleo no cabeçote, deixa apenas colocada no lugar solta, liga o motor e acelera. Se a tampa não sair do lugar ela roda muuuito ainda. Se pular fora é sinal que realmente está com algo errado.
Depois o segundo teste é sobre o vácuo. Logo que desligas o motor, o pedal do freio endurece de imediato ou ainda fica macio por uma ou duas bombadas no pedal? Se tiver alguma mangueirinha de vácuo solta, a bomba de vácuo que vai ligada no alternador puxa um volume de ar muito alto, e faz soprar também, enganando os merdânicos que condenam esse motor. Por isso eles não gostam do HSD, esse motor supera a inteligência dos merdânicos que não estudam e gostam de condenar motor para ganhar mais $$$. Imagina o quanto condenaram os HSDs a obras sem real necessidade, retificaram por completo e o problema persistiu??? Muitos casos e muito dinheiro jogado fora junto com a má fama injusta e incoerente!
Causas mais comuns de erros de condenação à retificas dos HSDs que eu já vi:
- Motor fora de ponto fino por falta de ferramentas para troca da correia dentada;
- Intercooler furado;
- Mangueiras de vácuo desconectadas que fazem soprar e vazar óleo por tudo;
- Bombas injetoras ruins ou com tomada de pressão da LDA desconectadas, fazendo o motor ficar fraco e fumacento;
- Óleo no intercooler (normal para a ligação original do respiro do cárter);
- Superaquecimentos pela falta da válvula termostática;
- Problemas causados por juntas de medidas erradas em serviços de plainamento de cabeçotes;
- Cabeçotes trincados por superaquecimentos; etc.