Diário de Bordo
14/05/2016
Hoje arrumei a buzina, ela parou de funcionar a algum tempo e isto me incomoda, as vezes é necessário um pouco de barulho no transito para chamar a atenção de outros motoristas, como estava sem buzina tentava a telepatia mas nada de funcionar kkkk.
Após alguns testes verifiquei que a buzina e o came estavam em ordem, logo pulei para o relê.
Primeira coisa que percebi, ligação estranha, o positivo estava ligado no acionamento da buzina e carga juntos (então para que usar um relê

Troquei por um relê novo, instalei o positivo na bateria com fusível de segurança, testei tudo com multímetro e a buzina não funcionava kkkk.
O ultimo problema, aterramento.
Algo que já havia previsto mas não tive tempo para corrigir, rever o aterramento aumentando o numero de pontos e instalando um cabo direto no motor, de preferência na carcaça do arranque de partida.
Mas o foco era a buzina, então coloquei um cabo auxiliar no negativo da buzina e radiador, assim criei um novo ponto de aterramento.
Agora a buzina esta funcionando forte, parece um caminhão.
Detalhe que não mencionei, uso uma buzina de dupla corneta e o compressor requer mais força do que imaginam. Antes ele não era alimentado diretamente pela bateria, então funcionava de forma irregular, agora ele funciona com força total.

Troca do relê

Durante a instalação da fiação.