Postado originalmente por
titanium
Fala lucas! Beleza?
Parceiro, acho que o que te deixou chateado é que você está na "pegada" de fazer o motor e o cara enrolou para por a mão no serviço.
Eu te entendo... tem prestador de serviço que é dureza... o cara não sabe administrar o tempo que cada serviço vai levar e não trabalha com agendamento aí acaba pegando vários serviços de uma vez para fazer e isso tem 2 efeitos colaterais:
1 - O cara fica enrolando e não cumpre nenhum prazo.
2 - O cara tem tanta coisa para fazer que faz às pressas... e não dá a devida atenção ao serviço.
E aí quando você afirma que ele nem olhou para seu motor isso pode ser uma meia-verdade.
Ele pode ter olhado sim. Mas tem coisa que vai fazer, faz logo tudo.
Talvez ele não tenha lhe explicado bem... mas motor leve (e sensível como o 3L - sim, ele é um motor TOYOTA digno de sua robustez.. mas é sensível) sente qualquer desbalanceamento na árvore de combustão!
Ou seja, qualquer pistão ou biela desbalanceada (fora do peso das outras) pode comprometer a durabilidade de todas as outras.
Ou seja, se um pistão quebrou, você precisará trocar o pistão.
Ocorre que se você trocar apenas 1 pistão corre o risco de o conjunto ficar desbalanceado.
Se o conjunto ficar desbalanceado logo (não se sabe quando) terá que abrir o motor novamente por que provavelmente as camisas ficarão ovaladas, as bronzinas gastas fora do padrão ou algo do gênero.
Por isso, talvez, ele tenha mandado logo a receita padrão mais barata:
- Se tem que trocar 1 pistão, que troque logo todos. E ao invés de trocar todas as camisas para STD, usina elas para uma medida maior e pede os pistões na medida maior. De certa forma é uma economia pois não tem que comprar camisas. E não corre tanto risco de dar desbalanceio por ter trocado só 1 pistão.
Em resumo, acho que foi isso que ele concluiu sem avaliar muito seu motor.
Lembra que mensagens atrás eu disse que pessoal de Retífica não tem paciência para ficar medindo motor e conferindo as tolerâncias no manual de oficina?!?!?!
Aí está a prova de que eles não fazem a coisa "nos conformes".
Por isso que para simplificar o "fazimento" de um motor e deixá-lo confiável te passei aquela receita de peças para trocar.
Que de certa forma foi o que ele passou também, só que economizando com as bielas e camisas.
Ele também não pediu parafusos novos, mas eu comentei e você mesmo já concordou: é importante trocar! rsrsrsrs..
No manual de oficina do Motor 3L explica direitinho o que tem que ser medido e as tolerâncias.
Se for possível, imprime algumas páginas "chave" desse manual e vai à retífica e à oficina acompanhar o serviço.
http://www.hpoc.co.uk/documentation/...Supplement.pdf
Abraços