Bom dia Diogo! Já vi que o gosto por carros antigos vem de berço hehehehhehe, parabéns pela linda Band, ou melhor, "BandRED", forte abraço.
Versão Imprimível
Bom dia Diogo! Já vi que o gosto por carros antigos vem de berço hehehehhehe, parabéns pela linda Band, ou melhor, "BandRED", forte abraço.
Dimasi, meu forte não é trilha, mas gosto de estradas com difícil acesso e belas paisagens.
Beleza Fabiano, vamos combinar um passeio sim, já fiz vários trajetos por Cambará, tipo Passo do "S", passo da ilha, lajeado das margaridas, e diversos cânions. Já almocei diversas vezes no Galpão Costaneira mas ultimamente eles aumentaram muito o preço $$$. Um abraço.
Valeu Hercílio. Abraço.
Só gosto de carros antigos. Anos 90 e 2000(1) só se for Bandeirante, hehehehe... to até pensando em outro fusca... Abraço.
Bom seguindo minha história...
Ainda de férias em fevereiro de 2014, voltamos de SC e pagamos a carta verde e partimos para o Uruguai, rumo ao Parque Nacional de Santa Teresa.
O parque é uma área preservada e mantida pelo exército uruguaio dispondo de área de camping e diversos atrativos para passeios como: jardim botânico, zoológico, museus, fortaleza, praias, trilhas... O parque conta com 4 praias diferentes.
Recomendo o passeio, fica mais ou menos 40km da divisa do Brasil pela cidade de Chuí, mas é necessário o pagamento da carta verde e documentos de identidade recentes para passar na aduana uruguaia.
A Band foi e voltou numa boa.
Anexo 504534Anexo 504535
Anexo 504536Anexo 504537
Anexo 504538
E ao fundo na foto, fica o Forte de Santa Teresa, sendo a fortaleza construída em 1762 e restaurada mostrando como cada espaço interno servia para os militares da época. Recomendo o passeio.
E para finalizar as férias recebemos um convite de acompanhar um grupo de motociclistas (como carro de apoio) até um evento em Lages/SC indo pela serra gaúcha e catarinense pela estrada BR116.
Partimos tranquilo pela estrada e depois de algumas paradas para espichar as pernas, paramos logo após um viaduto depois da cidade de São Marcos. Ali a Band me deixou na mão, caiu o parafuso que segura garfo do automático do motor de partida e sumiu (desenho com indicação abaixo) e o bendix ficou conectado a cremalheira do virabrequim. Desmontei a Band ali mesmo, mas quem projetou esse motor fez algo errado, para tirar o motor de partida tem que se tirar a primeira parte do escapamento fora e depois de umas 2 horas e graças a alguns parafusos que carrego a band ficou pronta. Para não ter mais problemas coloquei um parafuso passante com porca com trava.
Anexo 504541Anexo 504542
Anexo 504543
Parafuso que caiu.
Mas a melhor parte foi a volta de Lages, fizemos o trajeto pela Serra do Rio do Rastro, umas das mais belas estradas do mundo, e retornamos a Porto Alegre pela BR101. Vale muito a pena o passeio, só pegamos uma serração bem densa em cima da serra, pois a altitude de 1450 metros combinados com o vento frio da serra e o vento quente do mar gera a neblina nos meses mais quentes. Quem quiser pegar a paisagem sem neblina deve ir nos meses mais frios (junho-julho) pois assim a temperatura do mar e da serra estão mais próximos.
Volta tranquila para casa.
Anexo 504544Anexo 504545
Anexo 504546Anexo 504547
Anexo 504548
Continua...
Uma adaptação que acho necessária foi a instalação de um controle de temperatura extra, pois vi que o original da Band não é muito confiável. Como já tinha instalado em meu Maverick esse sistema, foi só fazer o transplante. Mas consiste em:
- controlador de temperatura 12 Vdc de automação insdutrial
- suporte para adaptação do sensor
- suporte para fixar o controlador
- fios para alimentação
Como trabalhava com automação industrial, consegui na época esse controlador da marca Carel que ao ligar a chave ele mostra a temperatura da água no ponto monitorado. No meu caso o sensor foi adaptado num cano de cobre e colocado na mangueira superior do radiador. Consigo visualizar pela temperatura o aquecimento e a hora que a válvula termostática abre.
Também é possível usar o relé de saída do controlador para acionamento de uma ventoinha elétrica extra na frente do radiador para ligar na temperatura que desejar, usava assim no Maverick.
Segue algumas fotos.
Anexo 504564Anexo 504565
Também comentei minha instalação nesse post onde um colega instalou na sua Band com as minhas dicas aqui pelo fórum e utilizando a ventoinha extra numa Band com 14B.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...o-motor-2.html
Continuando os relatos, pelo mês de julho de 2014 estava fazendo uma curva leve no asfalto e ouvi um estouro metálico na traseira e logo parei. Uma das laminas do feixe traseiro quebrou e vi que já havia outra quebrada desde que comprei.
Fui na Toyosul aqui em Porto Alegre e comprei os dois feixes e os pinos que seguram as travas da mola = 150,00
Como nunca desmontei molas assim, fui num posto de molas recomendado pela Toyosul, lá me cobraram 100,00 e trocaram o pino de centro desse lado. Uma coisa que não gosto de oficinas foi que para ajuste “fino” o mecânico pegou uma marreta para alinhar o encaixe do pino guia e acertando de leve o amortecedor na base, se fosse para dar porrada fazia em casa!!!
Bom problema resolvido.
Anexo 505011Anexo 505012
Outra atualização que é essencial de se fazer quando se compra uma Band é a troca dos bancos dianteiros.
Fui a busca em vários ferros-velhos atrás de um modelo com base plana para adaptação e que não fosse muito alto o assento.
Acabei comprando o do Citroen C3 ano 2013/14, super novo, ficou por 500,00 o par, salgado o preço, mas em estado de novo e pelo conforto paguei e mais 78,00 reais de cantoneiras e barras chatas para fazer o suporte. Segue algumas fotos do suporte do banco do motorista e do carona utilizando as ferramentas da casa do pai.
Anexo 505013Anexo 505014
Anexo 505015Anexo 505016
Os bancos são ótimos devido a seu apoio lateral tipo concha, em estradas de chão ele segura muito bem no deslocamento lateral... Agora só falta trocar o traseiro que é original.
Logo nos primeiros meses com a Band já brincávamos eu e minha namorada sobre um nome para ela. Estavamos olhando a TV Bandeirantes e vendo a propaganda que dizia: “É Band e ponto...” Nessas a gente pensou em usar o logo da Tv Bandeirante escrito em branco mais a palavra RED em vermelho.
Um amigo meu fez a arte do adesivo em Corel e mandei fazer perto de casa o adesivo num tamanho grande, eis o resultado:
Anexo 506087
Anexo 506088
Como já tinha dito lá no inicio, a pessoa que me vendeu a Band deu um banho de tinta nela, mas não sei o que fizeram de errado, pois a pintura perde o brilho muito fácil. Falei com um amigo que tem uma loja de tintas automotivas e ele me recomendou uma cera para polimento fácil de aplicar sem fazer muito esforço. Fiz a aplicação em toda a Band, ficou com um brilho como se fosse pintura nova e tirou várias manchas. Olhem como era o meu capô e depois parcialmente feito.
Anexo 506089 Anexo 506090
No mês de julho de 2014 participamos da 3º Expedição 4x4 Aparados da Serra que iniciou em Cambará do Sul/RS e organizado pela Agência Guia Aparados.
O passeio foi ótimo, a BandRED era a única Toyota Bandeirante participante dos 35 inscritos e 2 da organização. Cruzamos por belas paisagens pela serra gaúcha e catarinense.
O trajeto saia de Cambará do Sul/RS, passando no Mirante da Serra da Rocinha, Cânion da Encerra, Cânion Boa Vista e dormimos em Bom Jardim da Serra/SC onde de manha estava -1,8ºC. No dia seguinte fizemos a Serra do Rio do Rastro, Parque Nacional de São Joaquim e não fizemos a Serra do Corvo Branco pois havia desmoronado uma parte da pista, chegada foi em Grão Pará/SC.
Tirei o chapéu para o carro Nº35, fim da fila, que era um Renault Duster 4x4 que encarou todo o passeio e sendo no final da fila pegava o barro todo revirado e não atolou com 4 adultos dentro, me surpreendeu o carrinho.
Recomendo o passeio com essa Agência, eles utilizam rádio para se comunicar com os participantes, seguro trilha para pessoas,...
Esse ano de 2015 o vídeo que montei para as minhas fotos virou propaganda da 4º Expedição que ocorre nesse mês, olhem o vídeo.
Anexo 506091 Anexo 506092
https://www.youtube.com/watch?v=ypDhT0ynwUg