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Tópico: "Smurf" CJ3A

Hybrid View

  • #1

    "Smurf" CJ3A




    Entrei no Frota (normalmente só frequento o forum de mecânica CJ) com a idéia de escrever sobre o Smurf mas, quando entrei e vi que só tinha jeep monstro, quase desisti. Mas pensei melhor e vi que tem muita gente que tem as mesmas dúvidas que tive, então resolvi encarar. Meu Jeep:

    "Smurf" CJ3A 1951
    Powertrain:
    Motor GM151
    Filtro de ar do Uno
    Ventoinha mecânica
    Câmbio Chevette 5m
    Flange não Deeptec
    T-Case Willys

    Freios:
    MDS (a disco) dianteiro e traseiro, pinças de kombi na frente e Kadett atrás
    Cilindro mestre F-1000 92 em diante
    Servo-freio do Opala antes de 1979
    Pedaleira de Opala

    Suspensão:
    Feixes idealizados por mim e fabricados pelo moleiro: não são da Toy, ficaram PnP no meu jeep. Usam 3 molas no eixo dianteiro e 6 (por enquanto) no traseiro. Muito em breve diminuirei a quantidade das molas traseiras para 3 ou 4. As molas são bem mais espessas que as originais e as traseiras estão muito duras.

    Direção:
    Caixa (setor) de Gol mecânico, coluna de direção do Uno. Para fazer manutenção nos terminais da direção é um pouco complicado pois, como meu jeep e SPUA mas tem uma barra ligando as duas rodas, fica difícil montar esta barra. Normalmente tenho que levantar um lado do jeep.

    Sistema elétrico:
    Comandos de seta do Uno, caixa de fusíveis do Gol mais antigo (com 16 fusíveis). O esquema elétrico foi desenhado por mim, pois eu nem sabia qual fusível deveria controlar o quê. Usei da melhor maneira que podia, e coube tudo que meu jeep tem, com sobra.

    Planos futuros (nesta ordem):
    Primeiro: colocar o jeep em pé, andando e freando.
    Montar painel instrumentos, possivelmente com Totem no lugar do velocímetro.
    Construir gaiola.
    Colocar motor AP.

    A idéia inicial era ter um carro barato, valente e com estilo, pra usar no dia-a-dia. Até criei o tópico Jeepeiros do dia-a-dia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29235) pra pegar relatos do que fica melhor em um carro tão, digamos, "característico" quanto o Jeep.

    Quanto a ser barato, desisti rápido deste conceito, porque tudo é caro. Peça pra Jeep é cara. Peça no desmanche é cara. Mão de obra boa é cara. Se alguém que está pensando em comprar um jeep ler isto, saiba: é tudo caro! Pelo menos é um carro muito carismático: todos os meus vizinhos me conhecem por causa do Smurf.

    Comprei meu jeep em Julho de 2006 (há dois anos!) por 4000 reais. Era um drama: Motor de chevette, caixa de chevette (sem t-case!), freio de chevette com tambor nas 4 rodas, chassi empenado, lataria 50%, suspensão torta.O jeep estava há alguns meses ao tempo, tudo enferrujado. Teve um deslizamento de terra, o jeep tava parte soterrado quando fui buscar.

    Em uma primeira visita ao mecânico, gastei uns 700 reais só pra botar tudo pra funcionar e ver que tudo estava uma droga. Foi colocada uma parte elétrica meia-bomba e uma ajeitada no freio.

    Depois disso, comecei eu mesmo a consertar as coisas: refiz a suspensão, coloquei freio a disco dianteiro. Continuou ruim, pois o chassi estava torto, o cardan mal montado e o motor muito fraco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=24486).

    Mandei pra outro mecânico que me cobrou relativamente pouco, mas deu muita dor de cabeça. O que foi feito: troca de motor por GM151, colocação de caixa de direção de Santana, lanternagem geral, desempeno do chassi, colocação de t-case. Tudo ficou por uns 1500 reais de MO+uns 2500 de peças, mas perdi mais de um ano sendo enrolado pelo mecânico. Com o tempo que o jeep ficou parado, parte das peças novinhas que comprei (servo-freio, por exemplo) estragou por ter sido usado e deixado seco por mais de um ano.

    Gastei mais 700 reais na pintura (uma bagatela, a pintura ficou muito boa) e fiquei com um jeep pronto pros ajustes finais. As cores escolhidas foram o azul pra carroceria e rodas brancas, como os Smurfs (antigo desenho animado dos duendes azuis com sapatos brancos). Daí veio o nome.

    Continuei eu definitivamente a montagem do Smurf: Tanque de gasolina novo, ignição eletrônica, freio, radiador, parte elétrica montados por mim.

  • #2
    Um pouco do "antes"...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Smurf" CJ3A-2006-12-25-natal-006.jpg   "Smurf" CJ3A-3179682.jpg   "Smurf" CJ3A-imagem002.jpg   "Smurf" CJ3A-torto06.jpg  

  • #3
    Um pouco de "depois".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Smurf" CJ3A-image001.jpg   "Smurf" CJ3A-image002.jpg   "Smurf" CJ3A-image003.jpg  

  • #4
    Usuário
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    29/02/2004
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    Muito legal essa combinação de azul com rodas brancas. E o preço da pintura foi de barbada heim?

  • #5
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    26/09/2006
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    Olá Felipemendes,para bens pelo seu jeep.
    Você teve bom gosto na cor e no nome do seu jeep.
    Eu sou suspeito em falar,mas acho o cj3 o modelo de jeep mais bonito que tem.
    Você pode reparar que mesmo ele estando mal cuidado,mesmo assim ele é charmoso.
    Coloca mais fotos dele pra gente ver.
    Um abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de Th Cerga
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    03/05/2004
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    Região de Campinas/SP
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    Parabéns pela viatura...

    Como disse o Valdir...um CJ3, até judiado, é charmoso. Estou a procura de um "51" para dixa-lo nesse estilo Old School (cor solida com rodas brancas).

    Sucesso...

  • #7
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    19/06/2005
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    Confraria Do Cj3a

    Até que enfim o Smurf ganhou um tópico!! Parabéns pela viatura!
    Qdo vi as fotos que vc postou há um tempo atrás não fazia idéia da saga que foi montar o Smurf.

    Seu power train está exatamente com a mesma receita do Mula.
    Só uma pergunta: porque o AP??

    []

  • #8
    Usuário
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    01/06/2006
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    Felipe,

    onde você fez o alinhamento do chassi.

    Grato
    Marcelo Terapia

  • #9

    Vendendo o Smurf...

    Pessoal, infelizmente, depois de ter tido dois filhos e estar me preparando pra sair do país, vou ter que me desfazer do Smurf. O anúncio vai ser publicado em breve, posto o link aqui. Se tiver algum interessado, mande PVT.

    Abraço a todos,
    Felipe
    4X4 Brasil Razão: Mudei modo de acompanhamento

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