x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 62

Tópico: Ox-Free no Jeep

Usuário
    Entrada
    03/02/2005
    Agradecimentos: 0

Ox-Free no Jeep

Alguém usa o ox-free?
    http://www.oxfree.com.br
    Será q funciona? pelo menos o princípio é coerente...
    valeu...

Guilherme

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2

Oxidação

Guizão,
    O sistema funciona e não é novidade.
    Os navios já empregam este tipo de equipamento à muitos anos.
    Outra técnica é a do metal de sacrifício, só que de tempos em tempos deve ser substituído.

Sds.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    só não funciona em carroceria de fibra
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

alessandro,

Como eu posso fazer um sistema deste tipo usando a técnica do metal de sacrifício?
    Me lembro de ouvir, que é necessário colocar um outro metal (zinco se eu não me engano) em contato direto com a lata do carro.
    Este iria se decompondo ao invés de oxidar a lata do carro?

[]'s
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Lucianom38a1
    alessandro,

Como eu posso fazer um sistema deste tipo usando a técnica do metal de sacrifício?
    Me lembro de ouvir, que é necessário colocar um outro metal (zinco se eu não me engano) em contato direto com a lata do carro.
    Este iria se decompondo ao invés de oxidar a lata do carro?

[]'s
    Este é o princípio. Basicamente o que ocorre é a transferência do processo de oxidação. No processo de oxidação, o ferro vai perdendo seus elétrons disponíveis. O metal de sacrifício possui a finalidade de repor estes elétrons perdidos.
    A eficiência do sistema depende da escolha dos metais adequados, devido ao fato dos mesmos possuírem eletronegatividade diferentes.
    No caso do ferro (elemento base constituinte do aço) o zinco deve bastar.

Sds.

Usuário
    Entrada
    24/10/2004
    Nos carros já temos um anodo de sacrifício...

O cano de descarga...

Já pintaram um cano de descarga pra ver o que acontece? Ele não enferruja, mas a lataria do carro...
    Ou então aqueles tunning de inox (todo ele)? hehehe

Recorri à famosa proteção catódica.

Usa-se o zinco devido à sua forte tendência a se oxidar (o que menos se oxida é o ouro). Ele também forma uma película apassivadora (assim como o alumínio), que tem como função a "auto-proteção".
    Maiores informações disponíveis no livro Corrosões, de Vicente Gentil.

Agora o que eu fiz pra proteger da ferrugem?!

Fiz uns pesos de zinco e prendi pelas extremidades do carro (4 cantos), embaixo dos bancos e no cano de descarga. Pra quem deixa parado na praia é a melhor coisa.

O único ruim é que de vez em quando tem que trocar.

Até existe um cálculo para se saber o quanto de zinco e de quantos em quantos m² se colocar. Fui no olho mesmo.

Aí vão alguns exemplos de proteção catódica por anodo de sacrifício:

- Barcos;
    - Submarinos;
    - Pontes (especialmente a linda Hercílio Luz aqui de Floripa);
    - Jeeps (heheheheh)

Ahhh, a ponte Hercílio Luz tá caindo devido à falta de mauntenção (troca do zinco) nos olhais de fixação dela. A proteção por anodo de sacrifício realmente funciona!

Esperando ter ajudado..

Valeu, Daniel

Vou "distribuir" zinco pelo Carro...

Mas desconfio que o CJ-5 já venha de fábrica com metal de sacrifício...que é usualmente a chapa do piso do lado do passageiro. É só olhar feio que ela enferruja...

[]'s zincados
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

Usuário Avatar de ronairy
    Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    Alguem comprou o livro de Vicente Gentil ou sabe a formula para calacular a quantidade de zinco ? Como saber a hora de trocar ?

[]´s curiosos
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14

Daniel,

Como você fez os pesos de zinco e como fixou no veículo?

Tem fotos?

[]'s

Citação Postado originalmente por leopoldo
    só não funciona em carroceria de fibra
    ouvi falar que no jeep de um amigo também nao funciona mais.... afinal de contas, Massa Plástica tbem nao oxida

Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Citação Postado originalmente por DanielCardoso
    Agora o que eu fiz pra proteger da ferrugem?!

Fiz uns pesos de zinco e prendi pelas extremidades do carro (4 cantos)(...)
    Caramba, Daniel, explica como funciona direitinho este negócio de "boi de piranha" pra ferrugem... Quer dizer então que você bota lá o metal liberador de elétrons e ele vai suprindo as "necessidades" do meio? Ou então ele transfere os elétrons para o metal, recompondo-o? Quer dizer que se colocarmos estes metais em localizações e quantidades estratégicamente escolhidas na viatura, podemos teoricamente acabar ou, pelo menos, diminiur a corrosão???

Achei muito interessante esta técnica. Está desde já intimado a explicar direitinho como funciona!

Usuário
    Entrada
    24/10/2004
    Citação Postado originalmente por escoria
    Daniel,

Como você fez os pesos de zinco e como fixou no veículo?

Tem fotos?

[]'s
    fiz parecido com as fotos neste link:
    http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-002.htm

na descarga fiz em forma de anel e na carroceria como barras...

Citação Postado originalmente por ronairy
    Alguem comprou o livro de Vicente Gentil ou sabe a formula para calacular a quantidade de zinco ? Como saber a hora de trocar ?

[]´s curiosos
    A fórmula é meio complexa, pois leva em conta o meio corrosivo, tipo de metal, forma do metal, area quadrada, etc etc etc...
    Fui espalhando mesmo no carro hehehehe

A hora de trocar é quando chegar na metade do tamanho original

Citação Postado originalmente por flaviovs
    Caramba, Daniel, explica como funciona direitinho este negócio de "boi de piranha" pra ferrugem... Quer dizer então que você bota lá o metal liberador de elétrons e ele vai suprindo as "necessidades" do meio? Ou então ele transfere os elétrons para o metal, recompondo-o?
    Mais ou menos isso...

De acordo com a demanda de elétrons ele (o zinco) vai cedendo seus eletrons com a função de proteger o metal escolhido.
    Um exemplo:

Na antena parabólica, temos a antena de alumínio e fixamos ela com parafusos de ferro. Geralmente é feito assim, a antena em volta e os parafusos no seu miolo.
    Com o passar do tempo, os parafusos ficam enferrujados, as vezes tão enferrujados que nem se consegue retirá-los depois com a chave de boca...
    (neste caso não considerar o fato de o alumínio se auto proteger...)

Isto também nos mostra que os parafusos ficaram em pequena quantidade para fornecer elétrons em vista do tanto de alumínio a ser protegido, aí que entra o cálculo do tanto de anodo de sacrífico em vista do metal a ser protegido.

Neste caso o anodo de sacifício foi o ferro (parafuso).

Agora para eu proteger isto (os parafusos), eu poderia por um peso de zinco neles, aí o zinco se sacrificaria para proteger o aluminio e o ferro....

Quanto a ele transferir eletrons para o metal, ocorre, porém não o recompõe..
    Teoricamente eu poderia ter uma barra de ferro enferrujada e pendurar o anodo de sacrifício que a barra ficaria novinha sem ferrugem.
    Porém sabemos que não ocorre isto...

Ele não recompõe o metal, apenas "não deixa enferrujar", ou seja, ele não deixa o metal se "decompor".

Citação Postado originalmente por flaviovs
    Quer dizer que se colocarmos estes metais em localizações e quantidades estratégicamente escolhidas na viatura, podemos teoricamente acabar ou, pelo menos, diminiur a corrosão???
    Sim, tanto que é usado em submarinos, pontes, barcos e pelo jeito agora jeeps! hehehe

Ahhhh
    Um grande detalhe....

Já pensaram no que é o efeito de galvanização?

é pegar um metal a ser protegido e revestir com um metal menos nobre (o zinco!), ou seja, estou protegendo um metal sacrificando outro. É como se fosse um anodo de sacrifício em toda a extensão do metal a ser protegido...

Temos outros tipos de proteção catódica, como a fosforilação (primer ou como é conhecido o fundo para pinturas), outras como o ox-free, etc...

Mais um detalhezinho...
    Onde coloquei os anodos eu raspei a lataria, pois a tinta serve como um isolante para a passagem dos elétrons. Deixei só na lata mesmo e parafusei...

A engenharia civil estuda muito isto, devido à proteção de armações metálicas. Ou vocês acham que as pontes como a linda Hercílio Luz e as estações petrolíferas da petrobrás teriam como ficar de pé sem as técnicas de proteção.

Para quem quiser se aprofundar no assunto, sugiro recorrer ao google com as palavras anodo de sacrifico, proteção catódica, corrosão...

Estou aberto a maiores dúvidas, sugestões, chingações, etc...
    Adianto que não posso responder tudo, visto que sou apenas um mero acadêmico de engenharia civil que teve uma matéria em um semestre que abordava isso. Como gostei do tema corri atrás (visitei marinas, lojas de motor de barcos, até um submarino...) e desenvolvi a minha solução caseira.

Abraços a todos que amam lama!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 31
      Última resposta: 06/12/2018, 11:51
    2. Capota de fibra - Jeep conceito
      Por Alexandre.S no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/06/2011, 20:04
    3. Relato de um sábado agitado
      Por monge no fórum Trilhas
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/03/2003, 21:30

Permissões de Postagem