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Tópico: Ox-Free no Jeep

Hybrid View

  • #1
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    Ox-Free no Jeep




    Alguém usa o ox-free?
    http://www.oxfree.com.br
    Será q funciona? pelo menos o princípio é coerente...
    valeu...

    Guilherme

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Oxidação

    Guizão,
    O sistema funciona e não é novidade.
    Os navios já empregam este tipo de equipamento à muitos anos.
    Outra técnica é a do metal de sacrifício, só que de tempos em tempos deve ser substituído.

    Sds.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    só não funciona em carroceria de fibra
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #4
    alessandro,

    Como eu posso fazer um sistema deste tipo usando a técnica do metal de sacrifício?
    Me lembro de ouvir, que é necessário colocar um outro metal (zinco se eu não me engano) em contato direto com a lata do carro.
    Este iria se decompondo ao invés de oxidar a lata do carro?

    []'s
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

  • #5
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por Lucianom38a1
    alessandro,

    Como eu posso fazer um sistema deste tipo usando a técnica do metal de sacrifício?
    Me lembro de ouvir, que é necessário colocar um outro metal (zinco se eu não me engano) em contato direto com a lata do carro.
    Este iria se decompondo ao invés de oxidar a lata do carro?

    []'s
    Este é o princípio. Basicamente o que ocorre é a transferência do processo de oxidação. No processo de oxidação, o ferro vai perdendo seus elétrons disponíveis. O metal de sacrifício possui a finalidade de repor estes elétrons perdidos.
    A eficiência do sistema depende da escolha dos metais adequados, devido ao fato dos mesmos possuírem eletronegatividade diferentes.
    No caso do ferro (elemento base constituinte do aço) o zinco deve bastar.

    Sds.

  • #6
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    Nos carros já temos um anodo de sacrifício...

    O cano de descarga...

    Já pintaram um cano de descarga pra ver o que acontece? Ele não enferruja, mas a lataria do carro...
    Ou então aqueles tunning de inox (todo ele)? hehehe

    Recorri à famosa proteção catódica.

    Usa-se o zinco devido à sua forte tendência a se oxidar (o que menos se oxida é o ouro). Ele também forma uma película apassivadora (assim como o alumínio), que tem como função a "auto-proteção".
    Maiores informações disponíveis no livro Corrosões, de Vicente Gentil.

    Agora o que eu fiz pra proteger da ferrugem?!

    Fiz uns pesos de zinco e prendi pelas extremidades do carro (4 cantos), embaixo dos bancos e no cano de descarga. Pra quem deixa parado na praia é a melhor coisa.

    O único ruim é que de vez em quando tem que trocar.

    Até existe um cálculo para se saber o quanto de zinco e de quantos em quantos m² se colocar. Fui no olho mesmo.

    Aí vão alguns exemplos de proteção catódica por anodo de sacrifício:

    - Barcos;
    - Submarinos;
    - Pontes (especialmente a linda Hercílio Luz aqui de Floripa);
    - Jeeps (heheheheh)

    Ahhh, a ponte Hercílio Luz tá caindo devido à falta de mauntenção (troca do zinco) nos olhais de fixação dela. A proteção por anodo de sacrifício realmente funciona!

    Esperando ter ajudado..

  • #7
    Valeu, Daniel

    Vou "distribuir" zinco pelo Carro...

    Mas desconfio que o CJ-5 já venha de fábrica com metal de sacrifício...que é usualmente a chapa do piso do lado do passageiro. É só olhar feio que ela enferruja...

    []'s zincados
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

  • #8
    Usuário Avatar de ronairy
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    Alguem comprou o livro de Vicente Gentil ou sabe a formula para calacular a quantidade de zinco ? Como saber a hora de trocar ?

    []´s curiosos
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • #9
    Daniel,

    Como você fez os pesos de zinco e como fixou no veículo?

    Tem fotos?

    []'s

  • #10
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    só não funciona em carroceria de fibra
    ouvi falar que no jeep de um amigo também nao funciona mais.... afinal de contas, Massa Plástica tbem nao oxida

  • #11
    Bom dia. Sou novo aqui e me interessei pelo ox free para usar na minha picape, que se nao tomar cuidado é muito sucetivel de verrugem na lataria.
    Em todo lugar que pesquiso, sempre vem alguem com o link da 4 rodas, ou aparece um tal Yancoelho para responder e defender, mas em nenhum local tem a opinião e informação de quem realmente comprou e usou o aparelho ox free.
    Eu pergunto: Alguem ja comprou o ox free e usou por mais de 6 meses? Qual foi o resultado? Vale a pena pagar os R$ 180,00 + Frete para compra-lo?
    Abraços a todos.

  • #12
    Usuário Avatar de flaviovs
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    Citação Postado originalmente por DanielCardoso
    Agora o que eu fiz pra proteger da ferrugem?!

    Fiz uns pesos de zinco e prendi pelas extremidades do carro (4 cantos)(...)
    Caramba, Daniel, explica como funciona direitinho este negócio de "boi de piranha" pra ferrugem... Quer dizer então que você bota lá o metal liberador de elétrons e ele vai suprindo as "necessidades" do meio? Ou então ele transfere os elétrons para o metal, recompondo-o? Quer dizer que se colocarmos estes metais em localizações e quantidades estratégicamente escolhidas na viatura, podemos teoricamente acabar ou, pelo menos, diminiur a corrosão???

    Achei muito interessante esta técnica. Está desde já intimado a explicar direitinho como funciona!

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