x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 62

Tópico: Ox-Free no Jeep

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    24/10/2004
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por escoria
    Daniel,

Como você fez os pesos de zinco e como fixou no veículo?

Tem fotos?

[]'s
    fiz parecido com as fotos neste link:
    http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-002.htm

na descarga fiz em forma de anel e na carroceria como barras...

Citação Postado originalmente por ronairy
    Alguem comprou o livro de Vicente Gentil ou sabe a formula para calacular a quantidade de zinco ? Como saber a hora de trocar ?

[]´s curiosos
    A fórmula é meio complexa, pois leva em conta o meio corrosivo, tipo de metal, forma do metal, area quadrada, etc etc etc...
    Fui espalhando mesmo no carro hehehehe

A hora de trocar é quando chegar na metade do tamanho original

Citação Postado originalmente por flaviovs
    Caramba, Daniel, explica como funciona direitinho este negócio de "boi de piranha" pra ferrugem... Quer dizer então que você bota lá o metal liberador de elétrons e ele vai suprindo as "necessidades" do meio? Ou então ele transfere os elétrons para o metal, recompondo-o?
    Mais ou menos isso...

De acordo com a demanda de elétrons ele (o zinco) vai cedendo seus eletrons com a função de proteger o metal escolhido.
    Um exemplo:

Na antena parabólica, temos a antena de alumínio e fixamos ela com parafusos de ferro. Geralmente é feito assim, a antena em volta e os parafusos no seu miolo.
    Com o passar do tempo, os parafusos ficam enferrujados, as vezes tão enferrujados que nem se consegue retirá-los depois com a chave de boca...
    (neste caso não considerar o fato de o alumínio se auto proteger...)

Isto também nos mostra que os parafusos ficaram em pequena quantidade para fornecer elétrons em vista do tanto de alumínio a ser protegido, aí que entra o cálculo do tanto de anodo de sacrífico em vista do metal a ser protegido.

Neste caso o anodo de sacifício foi o ferro (parafuso).

Agora para eu proteger isto (os parafusos), eu poderia por um peso de zinco neles, aí o zinco se sacrificaria para proteger o aluminio e o ferro....

Quanto a ele transferir eletrons para o metal, ocorre, porém não o recompõe..
    Teoricamente eu poderia ter uma barra de ferro enferrujada e pendurar o anodo de sacrifício que a barra ficaria novinha sem ferrugem.
    Porém sabemos que não ocorre isto...

Ele não recompõe o metal, apenas "não deixa enferrujar", ou seja, ele não deixa o metal se "decompor".

Citação Postado originalmente por flaviovs
    Quer dizer que se colocarmos estes metais em localizações e quantidades estratégicamente escolhidas na viatura, podemos teoricamente acabar ou, pelo menos, diminiur a corrosão???
    Sim, tanto que é usado em submarinos, pontes, barcos e pelo jeito agora jeeps! hehehe

Ahhhh
    Um grande detalhe....

Já pensaram no que é o efeito de galvanização?

é pegar um metal a ser protegido e revestir com um metal menos nobre (o zinco!), ou seja, estou protegendo um metal sacrificando outro. É como se fosse um anodo de sacrifício em toda a extensão do metal a ser protegido...

Temos outros tipos de proteção catódica, como a fosforilação (primer ou como é conhecido o fundo para pinturas), outras como o ox-free, etc...

Mais um detalhezinho...
    Onde coloquei os anodos eu raspei a lataria, pois a tinta serve como um isolante para a passagem dos elétrons. Deixei só na lata mesmo e parafusei...

A engenharia civil estuda muito isto, devido à proteção de armações metálicas. Ou vocês acham que as pontes como a linda Hercílio Luz e as estações petrolíferas da petrobrás teriam como ficar de pé sem as técnicas de proteção.

Para quem quiser se aprofundar no assunto, sugiro recorrer ao google com as palavras anodo de sacrifico, proteção catódica, corrosão...

Estou aberto a maiores dúvidas, sugestões, chingações, etc...
    Adianto que não posso responder tudo, visto que sou apenas um mero acadêmico de engenharia civil que teve uma matéria em um semestre que abordava isso. Como gostei do tema corri atrás (visitei marinas, lojas de motor de barcos, até um submarino...) e desenvolvi a minha solução caseira.

Abraços a todos que amam lama!

Daniel,

Onde você fez os pesos? eu sou um leigo nessa área e não tenho a menor idéia de onde posso arranjar esse material.

[]'s

Usuário Avatar de ronairy
    Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    Aquelas telas de zinco não servem ? Essas que são vendidas em casa de material para construção.
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14

Daniel,

Estou pensando em colocar umas barras de zinco espalhadas pelo Jeep, mas tenho algumas dúvidas:

1- O Zinco pode ficar escondido, ou necessariamente tem que ficar numa área bastante susceptível à oxidação?
    2- Se o Zinco ficar isolado por pintura, graxa ou óleo, perde o efeito de eletrólise?
    3- Considerando a massa de ferro do Jeep, quanto de zinco é necessário? 0,5Kg, 1Kg....?

[]'s
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

Usuário
    Entrada
    24/10/2004
    Citação Postado originalmente por Lucianom38a1
    Daniel,

Estou pensando em colocar umas barras de zinco espalhadas pelo Jeep, mas tenho algumas dúvidas:

1- O Zinco pode ficar escondido, ou necessariamente tem que ficar numa área bastante susceptível à oxidação?
    2- Se o Zinco ficar isolado por pintura, graxa ou óleo, perde o efeito de eletrólise?
    3- Considerando a massa de ferro do Jeep, quanto de zinco é necessário? 0,5Kg, 1Kg....?

[]'s
    1- No meu ficou escondido (por baixo da carroceria)

2- por pintura perde o efeito, pois ela não deixa os "elétrons passarem"

3- eu coloquei 5 pesos de 300g e umas anilhas na descarga de uns 100g. Caso se coloque menos, terá que trocar em menos tempo, já que ela se oxidará mais rápido. Eu acho mais interessante colocar vários pequenos em mais locais do que um maior em um único lugar.

Ahhh, relembrando que a troca deve ser feita de quando metade do colocado estiver corroído.

Quanto à pergunta acima de onde comprei o zinco, foi nesses locais onde se faz zincagem e galvanização. Conversei com o cara e levei o material bruto. Também pode ser comprada em casas de motores de barco (peça por anodo ou metal de sacrifício)

Desculpa pela demora

[ ]'s protegidos da corrosão

Vendo Ox-Free

se aluem se interessar contatar comigo via e-mail yoncoelho@yahoo.com.br

Cotei os anodos de zinco

medida padrão:

placas de 600x100x20mm +/ 9kg

preço do kilo: +/- r$ 7,00

Microfer: 61661273 Marcos (Ipiranga)
    Resimap: 66183088 Romoaldo (Póx. Lgo Concordia)

Eles vendem pedaços menores.
    Caso tenhamos muitos interessados podemos comprar ea placa e dividir nós mesmos.

Hasta luego

Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    Marcio,

Tô dentro ! hehehehe
    Quero dividir sua placa

Resta saber qto utilizaremos???

Acho que o Escória tb quer fazer este esquema.

vamos vendo

ah ... para de fugir do Pinherinho...... COXA!

Hasta luego

MAS E AÍ....

3 KG PRA CADA É O SUFICIENTE.... EU ACHO QUE É MUITO....

SE FOR EU LIGO E COMPRO... NÃO TENHO COMO IR BUSCAR ... ELES ENTREGARÃO NA FIRMA DAQUI UMAS DUAS SEMANAS....

BELEZ?

HASTA

Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    3kg é muito pra cada um, vamos esperar aparecer mais gente.
    1 kg deve ser o ideal, ou seja, temos que arrumar mais 6 neguinhos. Bom, vou falar com o Tocaia, Sergio e Reginaldo pra ver se rola, daí já são 6.

Mais algum candidato ?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 31
      Última resposta: 06/12/2018, 11:51
    2. Capota de fibra - Jeep conceito
      Por Alexandre.S no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/06/2011, 20:04
    3. Relato de um sábado agitado
      Por monge no fórum Trilhas
      Respostas: 2
      Última resposta: 16/03/2003, 21:30

Permissões de Postagem